Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

E O MUNDO AGRADECE A RONALDO!

Chegou ao fim a história de amor de Ronaldo com a Seleção Brasileira. Foram 17 anos e duas conquistas de Copa do Mundo (1994 e 2002), duas Copas América (1997 e 1999) e uma Copa das Confederações (1997). O primeiro jogo foi contra a Argentina na vitória por 2 a 0 em março de 1994. O primeiro gol saiu contra a Estônia no último amistoso antes da Copa do Mundo dos Estados Unidos, quando o Brasil venceu por 3 a 0. O último ato foi no amistoso desta terça-feira, na vitória por 1 a 0 diante da Romênia no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

O técnico Mano Menezes promoveu seis mudanças em relação ao amistoso contra a Holanda em Goiânia. A maior surpresa foi a escalação de Jadson entre os titulares. Julio Cesar, Daniel Alves e Thiago Silva foram poupados e foram substituídos por Victor, Maicon e David Luiz respectivamente.

Logo aos três minutos, o árbitro argentino Sergio Pessota errou ao não ver pênalti em cima de Jadson. O juiz marcou a falta fora da área, mas o meia brasileiro foi atingido na grande área. O primeiro gol poderia ter saído com Neymar que recebeu, cortou um marcador e mandou por cima do gol de Tatarusanu. O melhor seria rolar a bola para Fred que estava livre e bem posicionado. Neymar era quem mais buscava o jogo. O Brasil chegou bem aos 20 minutos em boa jogada de Maicon pela direita que cruzou para Robinho que mandou na rede pelo lado de fora. O gol saiu um minuto depois. Jadson deu bom passe para Neymar na esquerda e Fred, sem marcação, escorou para o gol. Muito bom para o atacante do Fluminense que precisava mostrar serviço para garantir uma vaga no grupo que vai disputar a Copa América.

A Romênia assustou em uma cobrança de falta de muito longe batida por Muresan e a bola foi no travessão de Victor.

Como prometido, o astro da noite, Ronaldo veio a campo aos 30 minutos na vaga de Fred que terá história para contar ao final da carreira. Afinal, não é qualquer um que cede a vaga para Ronaldo em sua despedida do futebol. Dois minutos depois, o primeiro toque na bola ao receber do lateral André Santos. Aos 35, Ronaldo teve a chance de encerrar marcando um gol, mas o goleiro pegou o chute do Fenômeno. Pouco depois, outra chance, mas Ronaldo mandou por cima do gol da Romênia. Seria nervosismo? Depois foi a vez de Tatarusanu evitar o gol de R9 que chutou bem após passe de Neymar, mas o goleiro foi no chão para fazer uma difícil defesa. Que pena!

E chegou ao fim a carreira de Ronaldo, o artilheiro das Copas. Foi muito bom ter acompanhado a trajetória de um dos maiores atacantes que já vestiram a camisa do Brasil. No intervalo, a festa. Sergio Pessota deu de presente a bola para Ronaldo que foi cumprimentado por todos que estavam em campo que formaram um corredor para apertar a mão do Fenômeno.

Com a bola nos braços, uma bandeira do Brasil na mão e acompanhados dos dois filhos, o ex-jogador deu uma volta olímpica e acenou para os torcedores presentes ao Pacaembu. Após dar a volta em toda extensão do campo, Ronaldo foi ao centro do gramado e agradeceu, emocionado, aos torcedores e se desculpou por não ter marcado nas três chances que teve na partida.

De volta ao jogo e com Nilmar na vaga de Ronaldo, o jogo perdeu um pouco da graça. Logo no início, o time canarinho perdeu o volante Sandro, Lucas Leiva foi quem entrou em campo. Pouco depois saíram o capitão Lúcio e Robinho para as entradas de Luisão e Lucas do São Paulo. Thiago Neves também foi testado no lugar de Neymar.

O Brasil ainda perdeu algumas chances. Numa delas, Nilmar entrou na área e mandou para fora. O goleiro Victor também apareceu bem aos 41 em um chute de fora da área. No fim, vitória brasileira, apesar de magra, convincente. Mas sem dúvida, o melhor de tudo foi poder rever Ronaldo com a Amarelinha.

TIMÃO TEM NOVO GOLEIRO

Agora é oficial. O goleiro Renan, que chamou a atenção no Avaí, é o novo reforço do Corinthians para a disputa do Campeonato Brasileiro.

A princípio, o jovem de 20 anos virá para ser reserva de Julio César que, apesar da falha no final do Paulistão, conta com a confiança da comissão técnica. O Avaí recebeu em troca o também goleiro Rafael Santos que é cria das divisões de base do Corinthians.

Renan tinha contrato com o clube catarinense até o final de 2012, mas estava muito difícil de segurar o arqueiro que até já foi convocado para a Seleção Brasileira por Mano Menezes para o amistoso contra os Estados Unidos em agosto.

A multa rescisória era em torno de 5,4 milhões de reais, mas o Corinthians pagou um valor inferior a esta quantia e fica com 70% do passe do promissor goleiro. O restante segue com o Avaí.

Acredito que Renan vá acabar se tornando o camisa 1 do Timão. É mais goleiro que Julio César e os investidores (Traffic) que bancaram a contratação vão querer colocar o jogador na vitrine. O arqueiro também sonha em defender a Seleção nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e ficar na reserva não seria interessante.