Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

GOIÁS VOLTA À SÉRIE A EM 2013

O Goiás é o primeiro time com acesso garantido para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2013. O Esmeraldino passou duas temporadas na Segundona, mas o alívio veio após a vitória por 3 a 0 sobre o já rebaixado Grêmio Barueri.

A torcida lotou o Estádio Serra Dourada. O público superior a 39 mil pagantes é o maior da competição. Os gols foram marcados por Egídio, Walter e Dudu Cearense.

Com a vitória, a equipe muito bem comandada por Enderson Moreira (ex-técnico do Fluminense) chegou aos 74 pontos. Sete a mais que o São Caetano, quinto colocado. Faltam duas rodadas para o término do campeonato.

Os paulistas começaram melhor, mas o experiente goleiro Harlei estava muito seguro e pegava tudo. O primeiro gol dos goianos saiu aos 17 minutos. A bola passou pela dupla de ataque formada por Ricardo Goulart e Walter e chegou ao ex-flamenguista Egídio que empurrou para as redes. O goleiro Rafael nada pôde fazer para evitar o gol dos donos da casa.

No segundo tempo, a torcida pedia pela entrada do veterano Iarley. Enderson Moreira atendeu a solicitação ao colocar o atacante na vaga de Renan Oliveira. Dois minutos depois, o Goiás aumentou o placar. Iarley deu bom passe para Vitor na direita. O lateral cruzou na medida para testada certeira de Walter. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar. Este foi o 15º gol do centroavante que é o artilheiro da equipe no campeonato.

O terceiro gol foi marcado por Dudu Cearense, recém chegado ao clube. Para quem não lembra, trata-se de um volante que ficou muito tempo no futebol japonês e chegou até a vestir a camisa da Seleção Brasileira nos tempos de Dunga.

Depois de confirmar o acesso, agora os goianos vão buscar o título da Série B. O que seria o bicampeonato, já que em 1999, o Goiás foi o campeão brasileiro da Segundona.

Os maiores destaques na campanha do Esmeraldino foram o goleiro Harlei, os laterais Vitor e Egídio e os atacantes Ricardo Goulart e Walter que marcaram muitos gols. A zaga é a mesma dos tempos de Série A: Ernando e Valmir Lucas.

Na próxima rodada, penúltima da competição, os outros três times já podem garantir a vaga na Série A. Criciúma (71), Atlético-PR e Vitória (ambos com 69) têm chances de subir. O São Caetano (67) é o único que pode ameaçar o trio que busca o tão sonhado acesso.

LAZIO VENCE O CLÁSSICO DE ROMA

Pelo Campeonato Italiano, a Lazio derrotou a Roma por 3 a 2 no clássico da capital e segue perto dos primeiros colocados na tabela de classificação. Agora, o time dos brasileiros André Dias e Hernanes está com 22 pontos ganhos na 5 ª colocação. A Roma parou nos 17 e ocupa o 7º lugar.

A partida disputada no Estádio Olímpico começou debaixo de muita chuva. A Roma abriu o marcador aos oito minutos com o argentino Lamela, um dos artilheiros do campeonato com oito gols marcados.

O empate não demorou muito. Com o gramado bem molhado, Candreva (foto) arriscou ao cobrar falta de longe e contou com a ajuda do goleiro Goicoechea.

Aos 44 minutos, Hernanes fez boa jogada e bateu cruzado, Klose, oportunista como sempre, estava no lugar certo para empurrar a bola para as redes, virando o jogo a favor da Lazio.

Ainda no primeiro tempo, o meia De Rossi, um dos principais jogadores do time da Roma, foi expulso e a situação ficou ainda mais complicadas para a equipe dirigida pelo tcheco Zdenek Zeman.

Na volta para o segundo tempo, logo com um minuto, o ex-sãopaulino Piris falhou e o capitão Mauri não perdoou aumentando a vantagem da Lazio no marcador.

Já no fim da partida, o bósnio Pjanic descontou e não comemorou e ainda olhou com cara de poucos amigos em direção ao banco de reservas. Seria algo contra o treinador? Pareceu.

Ainda acho que a Lazio tem time para figurar em uma posição melhor. O quinto lugar é pouco para o investimento que os dirigentes fizeram. Em minha opinião, é equipe para ficar, no minimo, entre os três primeiros lugares.

FLUMINENSE É O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2012

Com todos os méritos, o Fluminense é o campeão brasileiro de 2012. Este foi o quarto título do Tricolor na competição. A conquista aconteceu com quatro rodadas de antecedência, algo inédito desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos.

O Fluminense derrotou o Palmeiras em Presidente Prudente por 3 a 2. O destaque foi o artilheiro Fred que marcou duas vezes e ainda teve papel fundamental no outro gol. Os paulistas se aproximam cada vez mais do retorno à Série B. Faltam três rodadas para o final da competição e o Porco está sete pontos atrásdo Bahia e da Portuguesa.

O técnico Gilson Kleina promoveu a volta de Obina ao time titular. No Flu, Deco era o desfalque. Rafael Sobis foi quem começou jogando.

O jogo era muito nervoso por causa da carga dramática que envolvia os dois clubes. Um querendo já garantir o título e o outro tentando se livrar da zona da degola.

O Flu quase abriu o marcador em cabeçada de Fred que o goleiro Bruno espalmou para fora. O Palmeiras respondeu com Barcos. O atacante incomoda muito as defesas adversárias. Pena que o resto do time não ajuda.

O artilheiro do campeonato teria mais uma chance. Fred cabeceou e, desta vez, a trave impediu o gol do líder.

No último minuto do primeiro tempo, Fred, enfim conseguiu marcar. Rafael Sobis tocou para Wellington Nem que bateu para bonita defesa de Bruno, mas no rebote, o arqueiro não conseguiu segurar o chute de Fred.

No intervalo, Gilson Kleina sacou Obina e colocou Maikon Leite em campo. O Palmeiras ganhou em velocidade. Não entendo porque Maikon Leite sempre é reserva da equipe.

Mas quem marcou mais um foi o Fluminense. Aos oito minutos, Fred recebeu pela direita e tentou cruzar para Rafael Sobis, mas a bola bateu no zagueiro Mauricio Ramos e encobriu Bruno. O árbitro deu gol contra do defensor.

A torcida do Fluminense já gritava "É  campeão". O Vasco já tinha empatado com o Atlético-MG em São Januário. Mas o Palmeiras lutava e foi para cima. 

A defesa do Fluminense tinha muitas dificuldades em cortar as bolas alçadas na área. Primeiro, Barcos mandou para fora. Mas aos 15 minuto, "El Pirata" aproveitou confusão na área e diminuiu dando esperanças aos palmeirenses e porque não dizer aos atleticanos.

Depois de fazer o primeiro, os paulistas foram para cima de vez. Quatro minutos depois do gol, novamente pelo alto, Patrick Vieira deixou tudo igual no Prudentão.

Estava com cara de uma virada histórica palmeirense, mas o Flu botou a bola no chão e deixou a poeira sentar.

 O goleiro Diego Cavalieri fez a defesa da rodada em chute à queima roupa de Mauricio Ramos. Milagre do melhor goleiro do campeonato.

Aos 37 minutos, Fred recebeu livre de marcação e perdeu uma chance que não costuma errar. Parecia que teríamos que esperar mais uma rodada para conhecer o campeão brasileiro. Mas aos 42 minutos, Jean (que campeonato!) fez bela jogada pela direita e passou para Fred, que na marca do pênalti, pegou de primeira, de bate pronto, chutando por baixo do corpo de Bruno. Era o gol do título, da festa dos tricolores que merecem muito comemorar. O Fluminense, indiscutivelmente, é o melhor time do país. E não me venham falar em erros de arbitragem. Eles erram a favor e contra todos. São fracos mesmo, mas não mal intencionados ou desonestos.

Quero parabenizar aos amigos tricolores em especial a Carlos Andrade, Gabriel Balod, Gustavo "Giló", Ivo Junior, Marquinhos de Nilópolis e Rodrigo Luiz. A festa não tem hora para acabar.

Outros Resultados: Náutico 0 X 1 Flamengo; Grêmio 2 X 1 São Paulo; Figueirense (rebaixado) 1 x 1 Sport; Cruzeiro 3 x 1 Bahia e Ponte Preta 1 x 0 Internacional.  

VASCO EMPATA E AJUDA NO TÍTULO DO FLUMINENSE

O Vasco não reencontrou o caminho da vitória, mas pelo menos não perdeu outra. O empate em 1 a 1 com o Atlético-MG foi muito bom para o Fluminense que conquistou o título após mais um tropeço do Galo.

Os mineiros perderam a segunda posição para o Grêmio e se a competição terminasse hoje, disputariam a Pré Libertadores em 2013. O Vasco ainda têm chances matemáticas de chegar ao G-4, Mas como está oito pontos atrás do São Paulo faltando apenas três rodadas, a missão é praticamente impossível.

O jogo foi marcado por muitas reclamações dos vascaínos contra o árbitro Elmo Alves Resende que anulou um gol de Wendel e ainda marcou um pênalti muito duvidoso a favor do time mineiro.

No banco de reservas do Vasco, Gaúcho assumiu, interinamente, mais uma vez. Desta vez em substituição a Marcelo Oliveira que foi demitido após as seis derrotas em sequência.

A primeira boa chance foi dos visitantes. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta para defesa de Fernando Prass. No rebote, o capitão Réver desperdiçou boa oportunidade.

Aos 19 minutos, a primeira polêmica. Alecsandro recebeu na esquerda e rolou para Wendel que chegou batendo e fez o gol, mas o juiz invalidou o lance pois Felipe teria pedido para Pierre deixar a bola passar, enganando o volante atleticano.

Seis minutos mais tarde e mais reclamações dos vascaínos. Ronaldinho lançou para Escudero e o argentino caiu no chão após dividida de bola com o zagueiro Douglas na área. Não vi toque do defensor no meia, mas o árbitro marcou a infração. Ronaldinho cobrou forte no meio e abriu o marcador. O resultado impedia um título antecipado do Fluminense.

No fim do primeiro tempo, o Galo ficaria com um jogador a menos em campo após a expulsão de Serginho, que recebeu o segundo cartão amarelo.

Por pouco, o Vasco não empata em cobrança de falta de Juninho que obrigou Victor a fazer difícil defesa.

Na etapa final, as duas equipes voltaram com modificações. No Vasco, saíram Jonas e Tenorio (contundido novamente) para as entradas de Max e Marlone. No Atlético-MG, Cuca, com um a menos, colocou Richarlyson no lugar de Escudero para reforçar a marcação no meio.

O Vasco voltou melhor. Felipe tocou para Alecsandro e Victor evitou o empate, mas dois minutos depois, a dupla repetiu a jogada e o centroavante bateu forte, no alto e reencontrou as redes. Alecsandro não marcava desde setembro.

O goleiro do Atlético-MG ainda apareceria bem novamente em finalização de Max. Réver, como elemento surpresa, quase surpreendeu Fernando Prass, mas a bola passou perto da trave.

O Vasco também ficou com dez jogadores após a falta de Douglas em Neto Berola. Já no fim da partida, Fernando Prass fez linda defesa e evitou gol de Réver. Mas quem comemorou de verdade a igualdade em São Januário foram os tricolores que soltaram o grito de campeão com quatro rodadas de antecedência.