Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2019

AGORA SIM: BRASIL VAI PARA OS PÊNALTIS, MAS ELIMINA PARAGUAI E ESTÁ NA SEMIFINAL

Como tem sido difícil passar pelo Paraguai em Copa América. O Brasil precisou das penalidades máximas para avançar após empate sem gols em Porto Alegre. Gatito agarrou muito no tempo regulamentar, mas não brilhou nos pênaltis. Vaga na semifinal garantida. Que venha Argentina ou Venezuela na próxima terça-feira no Mineirão.

No Brasil, a novidade foi a entrada de Allan na vaga de Casemiro, suspenso. Fernandinho, lesionado, não teve condição de jogo. Eduardo Berizzo resolveu alterar o sistema tático e mandou o Paraguai a campo com três zagueiros e dois alas. Os paraguaios chegaram às quartas de final sem vencer uma única partida. Nos últimos 20 jogos de Copa América, a Seleção venceu apenas uma partida e olha que foi vice-campeã em 2011 (eliminou o Brasil nas quartas. Assim como em 2015). 
O Brasil tinha a posse de bola. Destaque do Brasil na Copa América, Everton recebia a marcação de dois jogadores. A Seleção Brasileira tinha enormes dificuldades para superar a marcação. Aos 28, o Paraguai chegou com perigo e Alisson salvou em chute de Derlis González.

No fim do primeiro tempo, a torcida vaiou a Seleção Brasileira. Para o segundo tempo, Tite trocou o lateral esquerdo. Alex Sandro, que é muito mais ofensivo, entrou no lugar de Filipe Luís.

Aos oito minutos, Roberto Firmino foi atropelado na entrada da área por Balbuena. O árbitro não hesitou e deu o pênalti, mas após analisar a jogada no VAR, voltou atrás e deu falta fora da área e expulsou o zagueiro paraguaio. Falta marcada e Daniel Alves bateu, mas Gatito foi buscar no canto.

O Brasil não conseguia entrar na área e só arriscava em chutes de longa distância. Todos facilmente defendidos por Gatito.

Com um a menos, o Paraguai, claramente, tentava levar o jogo para os pênaltis. Willian foi para o jogo no lugar de Allan. Time para cima.

Aos 28, Everton (novamente a melhor opção brasileira) fez grande jogada pela esquerda e cruzou, mas Gabriel Jesus perdeu. Partida muito ruim do camisa 9. Que segue a seca de gols em partidas oficiais pelo Brasil. Desde a Copa do Mundo.

A última alternativa de Tite foi colocar Lucas Paquetá em campo. O meia ainda não tinha atuado na competição. Aos 43, Gatito salvou em cabeçada de Alex Sandro. Dois minutos depois foi a trave que evitou o gol do Brasil em chute de Willian.

A decisão da vaga na semifinal foi mesmo para a marca da cal. Gatito é especialista, mas não pegou nenhuma cobrança. Alisson pegou o chute de Gustavo Gómez e Derlis González mandou para fora. Roberto Firmino também errou o alvo, mas Willian, Marquinhos, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus fizeram e o Brasil venceu por 4 a 3.

TROCA TROCA DE GOLEIROS: NETO VAI PARA O BARÇA E CILLESSEN PARA O VALENCIA

Barcelona e Valencia trocaram os goleiros. O brasileiro Neto chega ao clube catalão e o holandês Cillessen vai para o Mestalla.

O Barcelona pagou cerca de 26 milhões de euros pelo goleiro ex-Athletico-PR. Neto tem 29 anos e com passagens na Seleção Brasileira. Deve chegar para ser reserva do alemão Ter Stegen que vive grande fase.

Neto chegou à Europa em 2011. Ficou quatro anos na Fiorentina, foi para a Juventus em 2015 para ser reserva de Buffon e estava no Valencia desde 2017. Acho que trata-se de um grande goleiro, mas não será nada fácil desbancar o dono da posição do Barcelona. Ter Stegen, em minha opinião, é um dos cinco melhores goleiros do mundo na atualidade.

Cillessen, titular da Holanda na Copa de 2014, não conseguiu barrar Ter Stegen e chega ao Valencia para ser titular. O arqueiro assinou por cinco anos e custou cerca de 35 milhões de euros. O Barça o comprou por 11 milhões de euros junto ao Ajax em 2016.

A troca é boa para todas as partes envolvidas. Cillessen terá a chance de jogar mais vezes e Neto jogará em um clube que a maior parte dos atletas tem vontade de estar.

FERNANDINHO NÃO SE RECUPERA E ALLAN SERÁ TITULAR

Sem Casemiro, suspenso, Tite pretendia usar Fernandinho, tão questionado pelos torcedores principalmente após a eliminação da Copa do Mundo de 2018 diante da Bélgica, mas o jogador do Manchester City não se recuperou de uma torção no joelho direito e a vaga cai no colo de Allan para a partida contra o Paraguai pelas quartas de final da Copa América.

Prefiro Allan a Fernandinho, mas não sou desses que não enxerga nenhuma qualidade no atleta que foi titular do time bicampeão inglês sob o comando de Pep Guardiola. O brasileiro, inclusive,  foi eleito o melhor do campeonato na posição.

Quem fez excelente temporada na Europa foi Fabinho, campeão da Champions com o Liverpool, mas Tite preteriu o atleta. O treinador gosta de Fernandinho que é da "panela" do técnico.

Allan vem bem no Napoli há duas ou três temporadas.  Vai dar conta do recado. Jogou mais até que Casemiro, titular absoluto de Tite, mas que não foi bem no Real Madrid na última temporada.