Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

VAN GAAL VOLTA À HOLANDA

Louis Van Gaal está de volta à Seleção da Holanda. O treinador chega para assumir o lugar de Bert Van Marwijk que fez campanha na pífia na última Eurocopa.

O último trabalho do treinador tinha sido no Bayern de Munique, onde saiu em 2011. Van Gaal comandou a Holanda entre 2000 e 2002 e não conseguiu a classificação para o Mundial da Ásia.

Em clubes, o treinador fez muito sucesso no Ajax, onde venceu a Copa da Uefa (1992), três nacionais (1994, 1995 e 1996), além da Champions League e do Mundial Interclubes em 1995. Depois foi para o Barcelona e ganhou dois espanhóis (1998 e 1999). Mais recentemente, conquistou mais um holandês com o modesto Az Alkmaar (2009) antes de ser campeão alemão (2010) e vice da Champions no mesmo ano pelo Bayern.

Principal ídolo no futebol holandês, Johan Cruyff criticou a escolha da Federação. Van Gaal ficou marcado por não gostar de trabalhar com atletas brasileiros. Já foi técnico de Romário, mas sempre criticou nossos jogadores. Confesso não gostar de Van Gaal por causa deste motivo, mas é um treinador que já fez muito sucesso em clubes como Ajax e Barcelona. Eu não trocaria Van Marwijk por Van Gaal apesar da vexatória campanha na Euro.

TOTTENHAM APOSTA EM VILLAS-BOAS

André Villas-Boas, que ganhou tudo que podia no Porto em 2011 e fracassou no Chelsea, foi anunciado como novo técnico do Tottenham.

O português de apenas 34 anos chega para ocupar o lugar que era de Harry Redknapp. Na última temporada, o Tottenham terminou a Premier League na quarta colocação e só não vai disputar a Champions League graças ao título do Chelsea que tem vaga cativa na Liga. Sendo assim, os Spurs perderam o direito.

 
No Chelsea, Villas-Boas foi demitido por possíveis desentendimentos com o grupo de jogadores. Roberto di Matteo, então auxiliar técnico dos "Blues" assumiu e foi campeão europeu de clubes.

André Villas-Boas teve o nome especulado no São Paulo após a saída de Emerson Leão, mas a negociação com o Tottenham estava bem encaminhada e também não acredito que sairia da Europa para vir para o Brasil.

Villas-Boas pintou como um treinador moderno graças aos títulos no Porto ( Taça de Portugal, Campeonato Português e Liga Europa). O Tottenham já fez boa campanha na temporada passada. Será uma boa chance para Villas-Boas provar que é treinador diferenciado ou será que foi sorte de principiante em Portugal?