Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A NOVA GEOGRAFIA DO FUTEBOL NA AMÉRICA DO SUL

Parece que o futebol sul-americano está ganhando novas forças nas competições mais recentes. Se antes, Argentina e Brasil dominavam todas os campeonatos, agora temos equipes emergentes que cada vez mais são conhecidas e temidas no continente. Já foi o tempo que a América do Sul se resumia a Boca Juniors, River Plate, alguns brasileiros e um ou outro time colombiano ou paraguaio.


Atualmente a Universidad de Chile e a LDU do Equador são times que apresentam um bom futebol e chegam longe em todas as competições organizadas pela Conmebol. Vale lembrar que o time equatoriano venceu a Libertadores em 2008 e chegou a final do Mundial de Clubes contra o Manchester United. Um ano depois, conquistou a Copa Sul-Americana, ao bater novamente o Fluminense e a Recopa ganhando do Estudiantes.


Os feitos do time chileno são mais modestos, mas não menos expressivos. Em 2010, eliminou o Flamengo nas quartas de final da Taça Libertadores da América e olha que o time brasileiro contava com o "Império do Amor" formado por Adriano e Vagner Love, mas a La U tinha um certo meia chamado Montillo que acabaria com os cariocas, inclusive com vitória no Maracanã.


Parece que os chilenos não gostam mesmo do Rubro-Negro. Poucos dias atrás, uma goleada por 4 a 0, em pleno Engenhão, praticamente sepultou o desejo do clube brasileiro de conquistar a Sul-Americana. Desta vez, o carrasco foi o atacante Vargas e o time ainda conta com Castro que também é muito bom jogador. E olha que 4 a 0 ficou barato.


Na atual edição da Copa Sul-Americana, tanto LDU como La U estão bem encaminhadas para garantirem vaga nas semifinais. No jogo da ida, venceram seus adversários. O time chileno bateu o Arsenal, fora de casa, por 2 a 1 e o equatoriano ganhou do Libertad em Quito por 1 a 0 com gol do bem conhecido Bolaños.


Posso afirmar que, atualmente, a altitude não é a principal "estrela" da LDU como há tempos atrás e também que a Universidad de Chile joga o futebol mais bonito da Copa Sul-Americana até o momento e por isso credencio os chilenos como favoritos ao caneco. Está certo que os times brasileiros não dão a devida atenção ao campeonato, mas não podemos deixar de resslatar o futebol bem jogado dos chilenos.


Em termos nacionais, a La U lidera o Clausura com nove pontos de vantagem para o Cobreloa e em 15 jogos, o time ainda se mantém invicto. No Equador, a LDU é a atual campeã.


Parece que ganhamos dois novos times entre os grandes da América do Sul. Vamos ver se é fase ou será uma rotina daqui para frente.

PORTUGUESA É A CAMPEÃ BRASILEIRA DA SÉRIE B


Com uma campanha irretocável, a Portuguesa conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B com quatro rodadas de antecedência. O título veio no Canindé ao empatar com o Sport (postulante ao acesso) em 2 a 2.



A Lusa do técnico Jorginho chegou a 72 pontos e não pode mais ser alcançada pelo vice-líder Náutico que está com 62 e também praticamnete garantido na Série A em 2012.


Em 35 jogos do Brasileiro, a Portuguesa obteve 20 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas (Vila Nova, ABC e ASA).


A Portuguesa revelou bons jogadores na competição como os meias Henrique e Guilherme que ao lado de Marco Antônio e Edno foram os grandes destaques da brilhante campanha.


Este foi o primeiro título nacional da história do querido clube paulista. Não há quem não se simpatize com a Lusa que chegou a ser vice-campeã brasileira em 1996 ao perder no final do jogo para o Grêmio.


Na partida diante do Sport, Marco Antônio marcou o primeiro quando o Leão já vencia por 1 a 0. O gol da virada saiu após linda jogada do lateral Luis Ricardo pela direita e o zagueiro Montoya, do Sport marcou contra. No fim, o time pernambucano ainda empatou, mas nada que tirasse o brilho da conquista e a felicidade dos torcedores que chegaram a apelidar o time de "BarceLusa".


Parabéns para a Portuguesa e ao técnico Jorginho que fez mais um bom trabalho em sua carreira. Agora é se programar para se manter na elite do futebol brasileiro por muitos anos.