Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ALEX FERGUSON, ELEITO O MELHOR DA DÉCADA

De acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o escocês Alex Ferguson é o melhor treinador do século XXI. O atual treinador do Manchester United completou recentemente 25 anos no comando dos Diabos Vermelhos. Por lá, já faturou 12 títulos do Campeonato Inglês, além de duas Champions League (1999 e 2008) e dois Mundais de Clubes (1999 e 2008).

Para medir a votação, a entidade pegou a relação do melhores treinadores eleitos anualmente desde 2001 e o técnico do Manchester ficou na frente com 166 pontos. Com apenas um ponto atrás, veio o francês Arsène Wenger, do Arseal-ING. O português José Mourinho aparece na terceira posição, seguido de Fabio Capelo e Guus Hiddink.

O brasileiro mais bem colocado, com 101 pontos, foi o palmeirense Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002. Outro que venceu a Copa do Mundo pelo Brasil, Carlos Alberto Parreira, aparece em 16º lugar. Dunga também foi citado e está no 18º posto.

A surpresa de muitos foi em relação ao espanhol Pep Guardiola, supercampeão pelo Barcelona. O catalão figura apenas na 22ª colocação. Será que eles acreditam mesmo que Parreira e Dunga sejam superiores à Guardiola?

Toda eleição feita por essa entidade, levanta suspeitas. Quem sou eu para julgar o trabalho de Sir Alex Ferguson, mas em minha opinião, ninguém superou José Mourinho neste século e Guardiola não pode ficar na posição em que está. É um absurdo que, pelo menos, o treinador do Barcelona, não apareça entre os cinco primeiros. Também não dá para entender muito Arsène Wenger em segundo lugar. Até os torcedores do Arsenal já questionam o trabalho do francês.

Um ponto em que eu concordo é que Felipão é o melhor brasileiro desde 2001. Vanderlei Luxemburgo vive em decadência, assim como Parreira estava antes de encerrar a carreira de treinador. Dunga não merece nem comentários. Nunca foi treinador. Acho que, por merecimento, o santista Muricy Ramalho poderia aparecer nesta listagem.

BONSUCESSO JÁ TEM NOVO TREINADOR

O Bonsucesso não ficou nem 24 horas sem treinador. Após Wilson Gottardo pedir demissão por não concordar com algumas ideias da diretoria, o clube da Leopoldina acertou com Marcão, ex-Bangu, para a sequência do Campeonato Carioca.

Gottardo ficou à frente da equipe em seis partidas e conquistou cinco pontos. Atualmente, o Bonsucesso está na 12ª posição na classificação geral e luta contra o rebaixamento.

A estreia de Marcão será no próximo sábado, contra o Olaria que é um concorrente direto na briga contra a degola.

Não sei se a mudança de treinador será a melhor opção. Marcão já foi demitido neste Estadual, ainda na segunda rodada quando estava no Bangu. Para provar que trocar não dá em nada, desde que o técnico saiu do time Alvirubro, a equipe segue sem pontuar na tabela. Será que com o Bonsucesso será diferente?

O Leão da Leopoldina é fraco e vai brigar até o fim da competição para evitar o rebaixamento. Acredito que Bangu, Bonsucesso, Duque de Caxias e Olaria disputem até a rodada final contra o descenso.