Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UM DIA HISTÓRICO PARA OS VENEZUELANOS

Quarta-feira, 20 de julho, dia mais importante da história do futebol venezuelano. Nesta noite em Mendoza, os comandados de César Farías podem levar o país a uma inédita decisão no futebol. A partida será contra o Paraguai, algoz dos brasileiros, mas não dá para apostar no favoritismo dos venezuelanos, mas se ganhar não será tão zebra assim.

A seleção Viñotinto, talvez seja a que mais evoluiu no futebol sul-americano nos últimos anos. Antigamente, eram conhecidos como os sacos de pancada do continente, mas já nas últimas Eliminatórias, os venezuelanos aprontaram e só não chegaram à Copa do Mundo da África do Sul porque ficou dois pontos atrás do Paraguai, adversário desta noite.

Na última Copa América, em casa, a Venezuela já passara de fase e como primeira colocada da chave que contava com Uruguai (finalista da atual edição), Peru (perdeu a semifinal para o Uruguai) e Bolívia. Mas os então anfitriões caíram nas quartas de final diante da Celeste Olímpica.

Na atual edição, os destaques da Venezuela são o goleiro Vega (titular desde 1999). O lance da competição até o momento foi quando o arqueiro foi à área, contra os paraguaios, e participou do gol de empate aos 47 minutos do segundo tempo na primeira fase. Os meias Rincón e Arango e o atacante Maldonado também mostraram um bom futebol nos gramados argentinos.

Para termos noção do sucesso dos atletas venezuelanos, vamos aos times dos maiores destaques listados aqui no Futebol em Foco. O goleiro Vega, com “apenas” 1,80 metro, atua no Caracas, maior clube do país e já jogou na Udinese - ITA. Arango, 34 anos, joga desde 2009 no Borussia M’gladbach-ALE eantes passou cinco temporadas no Mallorca-ESP. Rincón tem apenas 23 anos e já está no Hamburgo-ALE. O centroavante Maldonado, para muitos, o maior jogador da história do país, atua no Atlante-MÉX e aos 29 anos, é o maior goleador da seleção com 19 gols em 48 partidas.

Tenho certeza que a torcida de todos, não só no Brasil como em vários lugares do mundo, será para os Viñotintos e o jogo será em uma cidade que é produtora dos melhores vinhos argentinos. Seria uma boa coincidência?