Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2013

VITÓRIA PARA COROAR A VOLTA DO REI JUNINHO

Até então na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Vasco não tomou conhecimento do anfitrião e aniversariante do dia e bateu o Fluminense por 3 a 1 no retorno de um clássico carioca ao Maracanã.

Mais de 46 mil pessoas foram ver a volta de Juninho Pernambucano ao Vasco e ao estádio, onde atuou pela última vez há 12 anos quando marcou um dos gols do título brasileiro de 2000 sobre o São Caetano.

O Fluminense vive uma crise. O atual campeão brasileiro acumulou a quarta derrota consecutiva na competição e amarga a modesta 14ª colocação na tabela de classificação. Há quem diga que Abel Braga está ameaçado no cargo.

A primeira chance de gol foi do Tricolor. Jomar falhou e Carlinhos passou para Rafael Sobis que bateu para o gol, mas Rafael Vaz salvou quase em cima da linha.

O Vasco quando respondeu, abriu o marcador. Aos 16 minutos, Pedro Ken cruzou, Edinho falhou e Juninho coroou o retorno com um gol sobre o rival. Festa dos súditos vascaínos nas arquibancadas do Maracanã (mesmo que tenha sido do lado em que não estava acostumados).

Um lance que pode ter definido o resultado foi uma bobeira do capitão Fred que resolveu dar uma cotovelada em Jomar e foi expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.

Mesmo com um a mais, o Vasco pouco fez no restante da primeira etapa. No intervalo, Abel Braga falou que estava muito fácil de fazer gol no Tricolor e o treinador estava certo.

Veio o segundo tempo e Juninho voltou a dar o toque de "Rei". André foi lançado no primeiro minuto e bateu com categoria na saída de Cavalieri para aumentar a vantagem vascaína.

O Fluminense diminuiu em falha da defesa. Carlinhos subiu sozinho e marcou de cabeça dando esperança aos tricolores. A equipe partiu em busca do empate. Rafael Sobis era o mais perigoso com arremates de fora da área, mas o goleiro Diogo Silva passava segurança.

Cansado, o personagem da partida, Juninho, saiu para dar lugar ao jovem Fabio Lima. Tinha tudo para ser ruim para o Vasco, mas o zagueiro Digão resolveu contribuir e ser expulso. Assim como Fred.

Com dois a mais, sobravam espaços. Diego Cavalieri fazia o que podia para segurar o ataque vascaíno. Pegou chute de Nei, falta bem cobrada por Rafael Vaz, mas não segurou cabeçada certeira do atacante  equatoriano Carlos Tenorio no cantinho.

No fim, os torcedores cruz-maltinos gritavam olé para cima de um combalido Fluminense. Não sei se o Vasco ganharia em 11 contra 11. A única certeza é que a fase tricolor é negra. Abel que se cuide. Disponíveis, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo são ameaças fortes a qualquer treinador de porte no futebol brasileiro.

Outros Resultados: Atlético-PR 1 x 1 Corinthians; Santos 2 x 2 Coritiba; Bahia 0 x 0 Vitória e Goiás 2 x 1 Portuguesa.

FELIPE FALHA DE NOVO E FLA PERDE NO SUL

Por pouco, o Flamengo não traz um ponto do Rio Grande do Sul, mas nos acréscimos, o goleiro Felipe saiu muito mal e Juan, formado nas divisões de base do rubro-negro, fez o gol da vitória colorada. Esta foi a primeira derrota de Mano Menezes como técnico do Flamengo.

Com o resultado, o Internacional foi a 15 pontos e assumiu a quarta posição na tabela de classificação. O Flamengo, com nove, está no meio da tabela. Os cariocas não vencem a equipe gaúcha fora de casa há 11 anos.

A partida foi bem equilibrada. Sem Gabriel, lesionado, Mano Menezes resolveu apostar em Bruninho. No Inter, D'Alessandro, apagado, não conseguia criar as jogadas para o setor ofensivo. Dunga resolveu deixar o artilheiro Leandro Damião no banco. O ataque foi formado por Jorge Henrique e Diego Forlán.

Após 45 minutos bem morno, Fabrício perdeu boa chance na pequena área no início do segundo tempo. O Flamengo respondeu com o zagueiro González, mas Muriel espalmou bem.

Quando a partida se encaminhava para um justo empate sem gols, após bola levantada na área, Felipe saiu errado, de soco, e Juan marcou de cabeça aos 46 minutos. Por respeito ao Fla, o defensor não comemorou. Apenas bateu no peito timidamente.

Tem muito torcedor rubro-negro que já perdeu totalmente a paciência com Felipe. Talvez, depois de mais essa falha, a comissão técnica repense sobre a posição de titular.

ESTÁ PINTANDO A SELE-INTER

O Internacional aproveitou bem a janela internacional e se reforçou com muita qualidade para a sequência da temporada. O clube colorado confirmou a contratação do atacante argentino Ignacio Scocco, que estava no Newell`s Old Boys e acertou também o retorno do meia Alex que teve boa passagem pelo Beira-Rio em 2008.

Com 28 anos, Scocco chega com fama de matador e seria, em tese, o substituto de Leandro Damião que coleciona propostas do futebol europeu. Alex, 31 anos, fez parte da equipe que conquistou a Copa Sul-americana em 2008. O meia estava no Al-Gharafa desde o ano passado quando deixou o Corinthians após o título da Taça Libertadores da América.

Sou meio suspeito para falar sobre Scocco. Trata-se de um jogador que venho observando há tempo e não canso de elogiar. Acho que o Inter acertou com um dos maiores atacantes do futebol sul-americano. Além de saber fazer gols, tem técnica, velocidade e é muito bom na bola parada. Torço muito pelo sucesso do "hermano" no Brasil e não teria clube melhor para se adaptar que o Internacional que já conta com D'Alessandro, Bolatti e Dátolo.

Com a chegada de Alex, D'Alessandro ganha uma ajuda e tanto para armar o meio campo colorado. O meia chega para suprir a venda do jovem Fred que foi para o Shakhtar Donetsk-UCR.

O Internacional está montando um timaço. Vai brigar pelo título da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Se não estiver na Libertadores de 2014 é zebra. Dunga é bom treinador, disciplinador e não deixará que as coisas andem fora dos trilhos no Beira-Rio.