Mano Menezes divulgou uma lista com 52 jogadores que estão na pré relação de convocados para os Jogos Olímpicos de Londres. Em junho, o número cai para 35. A relação final será conhecida no dia 6 de julho com 18 nomes.
Na listagem passada para a imprensa na última semana, consta atletas que atuam no futebol brasileiro e no exterior e de todas as idades. Entre os 18 que forem para as Olimpíadas, o treinador pode chamar até três com mais de 23 anos. Na relação, 36 têm idade olímpica, enquanto 16 são mais velhos.
Parece que entre a garotada, a posição mais carente é a zaga. Por isso, no setor, Mano Menezes pré relacionou quatro com mais de 23 anos (David Luiz, Dedé, Luisão e Thiago Silva).
A maior novidade foi a inclusão do meia atacante Ronaldinho Gaúcho. Não é de hoje que falam que o atleta não vive um bom momento técnico e apesar de insistir com o jogador na Seleção principal (inclusive barrando Lucas e Paulo Henrique Ganso), Mano ainda pensa em levá-lo para Londres. Kaká e Robinho ficaram de fora da lista preliminar e não têm mais chances de disputarem os Jogos Olímpicos no meio do ano.
Entre os mais novos, a base é a equipe que foi campeã mundial em 2011. Dos 21 que triunfaram sob o comando de Ney Franco, 16 foram lembrados por Mano Menezes.
Do futebol carioca, temos os seguintes atletas na relação: Jefferson (Botafogo), Fagner (Vasco), Galhardo (Flamengo), Dedé (Vasco), Allan (Vasco), Romulo (Vasco), Elkeson (Botafogo), Ronaldinho (Flamengo) e Wellington Nem (Fluminense).
Acho que o treinador não deve abrir mão do direito de levar os três acima da idade para buscar a inédita medalha de ouro. Acho que um goleiro experiente e dois zagueiros devem ir para Londres. As posições que melhor estamos servidos de talentos jovens são a meia e o ataque. Dá até para formar um quarteto ofensivo com Lucas, Oscar, Neymar e Leandro Damião e como opção, ainda teríamos PH Ganso, Giuliano, Philippe Coutinho, Alexandre Pato e André. Está bom ou não? Precisa de Ronaldinho?
Confira a lista de 52 jogadores (em negrito, os que têm idade olímpica):
GOLEIROS: Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio Cesar (Internazionale), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos), Renan Ribeiro (Atlético Mineiro)
LATERAIS: Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fagner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Lucas Mendes (Coritiba), Marcelo (Real Madrid), Rafael (Manchester United)
ZAGUEIROS: Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Internazionale), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional), Thiago Silva (Milan)
VOLANTES: Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shaktar Donetsk), Fernando (Grêmio), Hernanes (Lazio), Rômulo (Vasco), Sandro (Tottenham)
MEIAS: Bernard (Atlético Mineiro), Douglas Costa (Shaktar Donetsk), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Philippe Coutinho (Espanyol), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
ATACANTES: Alexandre Pato (Milan), André (Atlético Mineiro), Dudu (Dínamo de Kiev), Henrique (Granada), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Wellington Nem (Fluminense), Willian José (São Paulo)
Faltou mencionar o Elkeson (Botafogo) como um dos relacionados do futebol carioca.
ResponderExcluir