A Federação Peruana de Futebol anunciou o acerto com Ricardo Gareca para comandar a seleção local. O argentino, que estava desempregado desde setembro quando foi demitido pelo Palmeiras, chega com a missão de classificar o país para a Copa do Mundo de 2018. Os peruanos não jogam um Mundial desde 1982.
Curiosamente, Gareca já foi o responsável por tirar o país de uma Copa. Foi dele o gol que classificou os argentinos para o Mundial de 1986 eliminando o Peru. A Argentina viria ser campeã do mundo na época.
Gareca já fez sucesso no futebol peruano. Em 2007, foi técnico do Universitário e campeão nacional no ano seguinte. Depois fez um grande trabalho no Vélez Sarsfield, onde conquistou três Campeonatos Argentinos (2009, 2011 e 2012), mas no Palmeiras durou apenas 13 partidas com um saldo negativo de oito derrotas.
A primeira competição importante a frente dos peruanos será a Copa América, no Chile. O Peru está no Grupo C e é a mais fraca da chave que conta com Brasil, Colômbia e Venezuela.
Na apresentação oficial, Gareca disse que ir à Copa do Mundo é difícil, mas não impossível. Eu acho bem pouco provável que fique entre os cinco primeiros nas Eliminatórias Sul-Americanas, mas não duvidaria do trabalho de Ricardo Gareca, demitido injustamente do Palmeiras no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário