Foi um vexame. O Bahia não se importou em estar fora de casa e atropelou o Vasco em São Januário com uma goleada por 4 a 0. Souza e Jones Carioca, com dois gols cada, comandaram a surra dos baianos.
A campanha do Bahia é a melhor do returno do Campeonato Brasileiro. De 12 pontos disputados, a equipe dirigida por Jorginho levou 10.
Mesmo com a derrota, o Vasco segue em quarto lugar com 38 pontos e bateu o recorde de rodadas entre os quatro melhores. Já são 48 no total, juntando as edições de 2011 e 2012. Essa foi a maior goleada sofrida pelos vascaínos, em casa, desde 2000.
O Vasco estava com muitos desfalques. Cristóvão Borges foi obrigado a improvisar o zagueiro Fabrício na lateral-esquerda e promoveu as estreias entre os titulares dos garotos Luan e Jhon Cley. Eder Luis também reapareceu entre os titulares na vaga de Tenorio.
O primeiro gol dos bainos saiu no final do primeiro tempo. Era escanteio a favor do Vasco. Souza fez o corte e a bola chegou ao volante Diones que passou para Jones Carioca que avançou pela direita e cruzou para cabeçada certeira de Souza que tinha atravessado todo o campo para marcar contra o ex-clube.
O Vasco voltou do intervalo com Tenorio na vaga de Jhon Cley, mas foi o Bahia que aumentou aos quatro minutos com Jones Carioca. Na primeira chance, o meia atacante errou o chute, mas a zaga não fez o corte e o jogador não perdoou.
O Vasco estava totalmente desestabilizado. Aos 12 minutos, Souza recebeu no meio e fez lindo lançamento para Jones Carioca driblar Fenando Prass e marcar o terceiro. Neste momento, já tinha torcedor deixando São Januário. Os que ficaram protestavam muito contra Cristóvão Borges e Roberto Dinamite.
Para piorar ainda mais, o Bahia fez o quarto. Hélder lançou e Souza marcou o segundo dele na partida. Na comemoração, foi provocar os torcedores do Vasco com dancinha.
O Vasco não tinha forças. A torcida parecia não acreditar no que estava vendo. No fim do jogo, o lateral direito Jonas ainda foi expulso e o Bahia só não fez mais porque tirou o pé do acelerador.
Estava muito fácil para os baianos que, se quisessem, poderiam ter feito mais pelos menos dois gols em São Januário.
O Vasco está pedindo para sair do G-4. A sorte é que os concorrentes não têm tanta regularidade. Acho que as maiores ameaças são São Paulo e Internacional, mas o Botafogo já encostou e pode passar o Vasco já na próxima rodada. O Cruzeiro não tem time para ficar entre os quatro primeiros.
Muitos querem a cabeça de Cristóvão Borges. Sou um ferrenho crítico do treinador, mas acho que é o que tem menos culpa. Venderam boa parte do time e não houve reposição. Cristóvão não sabe mexer e escala errado, mas o principal culpado pela fase atual é o presidente do clube, Roberto Dinamite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário