Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2013

BALANÇO DO BRASILEIRÃO AO FIM DO PRIMEIRO TURNO

O Campeonato Brasileiro chegou à metade (Apenas Santos e Náutico devem um jogo atrasado). Vou analisar os possíveis rumos da competição nas 19 rodadas restantes. Como trata-se do Nacional mais equilibrado do mundo, a missão não é muito simples. Mas vamos lá:
 
O Cruzeiro fechou o primeiro turno com boa folga na liderança. A Raposa, com 70% de aproveitamento, chegou aos 40 pontos com quatro de frente para o Botafogo que fechou em segundo lugar. Grêmio e Atlético-PR, ambos com 34, fecham o G-4. O Furacão, sem dúvidas, é a maior surpresa do Brasileirão. Achava que fosse brigar para não cair. Outra surpresa é o belo trabalho de Vagner Mancini depois de muitos anos em má fase.
 
Acredito que temos mais algumas (poucas) equipes que vão brigar por uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. Em quinto, o Corinthians tem um belo elenco e um time experiente e que vem como o atual campeão do mundo. Pode muito bem ainda lutar pelo título. O Internacional, para variar, é a grande incógnita. Em minha opinião, no papel, tem (ao lado do Cruzeiro) o melhor elenco do país, mas é muito irregular e, ás vezes, tropeça mais do que deve. Para ter noção, levou uma sapatada de 3 a 0 do lanterna Náutico que só venceu dois dos 18 jogos que disputou.
 
Outro time que pode brigar por uma vaga entre os quatro primeiros é o Coritiba. Comandado por Alex (craque do campeonato de acordo com o Futebol em Foco), o Coxa teve um primeiro terço muito bom e chegou até a liderar a competição.
 
Dos outros três times cariocas, o Vasco deve ficar pelo meio da tabela, enquanto Flamengo e Fluminense vão ficar mais lá atrás e brigarão contra a degola, mas não acredito em queda da dupla Fla-Flu, mas sim em alguns sustos nos torcedores.
 
Lá em baixo, no G-4 do mal, o São Paulo é o gigante a perigo. O Tricolor, com novo treinador (Muricy na vaga de Autuori), está há 11 rodadas entre os quatro últimos e ocupa apenas a 18ª posição com 18 pontos. A Lusa (19 pontos) está uma posição acima, a Ponte Preta (15 pontos) vem em penúltimo e o Náutico, virtualmente rebaixado, é o lanterna com apenas nove pontos ganhos. 
 
Mas não acredito que o São Paulo seja rebaixado. Conta com jogadores experientes e de qualidade como Rogério Ceni, Antônio Carlos, Jadson, Paulo Henrique Ganso, Osvaldo, Aloisio e Luis Fabiano. Acredito que o Bahia, mesmo estando em 13º com 23 pontos, corra riscos. O Criciúma, em 11º lugar, surpreende. É forte em casa com o apoio da torcida. Não merece ser rebaixado. O Vitória, em decadência, também pode abrir o olho.
 
Campeão da Libertadores e pensando no Mundial de Clubes, o Galo está a passeio. Vai apenas evitar de ficar muito lá atrás e, com o passar do tempo, se dedicará exclusivamente à viagem para Marrocos. 
 
Dentre os destaques individuais, aponto Alex como o craque do turno. Outros dois experientes estão muito bem: Paulo Baier, do Atlético- PR e Seedorf, do Botafogo. No ataque, a grande sensação é o "gordinho" Walter que, para a torcida do Goiás, já merece até vaga na Seleção Brasileira. Com certeza, foi o melhor atacante da primeira metade do campeonato. Everton Ribeiro, esse sim, merece ser observado com atenção e carinho visando a Amarelinha. Ederson, do Furacão, é a maior revelação.
 
Vou deixar aqui o meu palpite para postulantes ao título, vagas na libertadores e descenso:

Título: Cruzeiro, Corinthians, Internacional
G-4:  Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Grêmio
Rebaixados: Bahia, Criciúma, Ponte Preta, Portuguesa, Náutico e Vitória

Um comentário:

  1. Concordo com quase tudo, menos com o craque. Acho que o Seedorf, no geral, foi mais presente. Apareceu mais que o Alex, e acredito que tenha jogado mais que o coxa-branca não apenas qualitativamente, mas quantitativamente também.

    O Botafogo tem outros destaques, é verdade, como Rafael Marquez e Vitinho. Mas acho que se hoje o Bota tem uma realidade de pelotão da frente, se deve muito ao holandês.

    Abração!

    ResponderExcluir