Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PAPAI JOEL CHEGOU. DE NOVO

Começou a quinta passagem de Joel Santana pelo Flamengo. O treinador não foi apresentado oficialmente, mas já começou a trabalhar. A reestreia do Natalino será na próxima quinta-feira diante do Madureira no Engenhão pelo Carioca.

Joel retorna ao clube após quatro anos. Em 2008, foi convidado para dirigir a Seleção da África do Sul e deixou o Flamengo após o título estadual. Na partida de despedida, eliminação na Taça Libertadores da América, no Maracanã, para o América-MÉX no dia de Salvador Cabañas. Uma data que os flamenguistas fazem questão de esquecer.

O treinador pediu demissão do Bahia após saber da queda de Vanderlei Luxemburgo. Antes mesmo da partida contra o Real Potosí-BOL, a presidente Patricia Amorim já tinha informado para alguns jogadores que Joel Santana seria o novo técnico do Rubro-Negro para a sequência da temporada. O contrato será válido por um ano.

Antes de comandar o primeiro treinamento no Ninho do Urubu, o treinador se reuniu com o novo vice de futebol, Paulo César Coutinho e com Michel Levy (vice de finanças e inimigo declarado de Luxemburgo). Na conversa, Joel teria indicado reforços para a Libertadores. Parece que a posição que mais preocupa é a de armador. O treinador quer alguém para substituir Thiago Neves que foi para o Fluminense.

Pelo Flamengo, Joel Santana já trabalhou em 168 jogos, contabilizando 97 vitórias, 40 empates e 31 derrotas. Na primeira passagem, em 1996, o título carioca invicto. Dois anos depois, um aproveitamento discreto no Campeonato Brasileiro. Em 2005, chegou para salvar contra o rebaixamento. Já em 2007, pegou o time na zona da degola e terminou o Brasileirão na terceira colocação. Alguns afirmam que, se tivesse mais tempo, Joel seria campeão nacional pela arrancada maravilhosa que o time deu.

Não podemos falar que "Papai Joel" tem uma maior identificação com o Flamengo, já que foi campeão estadual por Botafogo, Fluminense e Vasco. Em São Januário, ainda beliscou o Brasileiro e a Copa Mercosul em 2000. Mas não podemos negar que é uma figura muito carismática e com a cara do futebol carioca. Só de Estaduais, são sete ao todo(1992, 93, 95, 96, 97, 2008 e 2010).

O que pode pesar contra é a fama de ser o "bombeiro". Os críticos falam que quando chega para começar um planejamento, não vai bem, pois trata-se de um motivador que só cabe quando a equipe está à perigo. Vide o Cruzeiro de 2011.

Não sou desses que desdenha de Joel Santana. Pelo contrário, acho que é um bom treinador e não tem tanto cartaz quanto alguns que não ganharam 1/3 dos seus troféus. Mas ainda acho que "fritaram" Vanderlei Luxemburgo e de forma injusta.

Um comentário:

  1. Agora sim, o CIRCO RUBRO NEGRO está verdadeiramente montado. Não falta mais ninguém. Trafic, Conselho Deliberativo, Patricia, Helinho, Veloso, dentuço, pranchetinha to be , love a merda de trança.

    Aliás falta sim, e só não veio ainda porque o Corinthians não quiz. Já sabe de quem estou falando. Ai, sim o PICADEIRO VAI FICAR COMPLETO. E não vai demorar pode esperar.

    Gozado que neste circo, os palhaços estão do lado de fora, não participam, não apitam nada. Os palhaços somos nós os integrantes da outrora Nação Rubro Negra, somos mais de 30 milhões de eternos palhaços.

    ResponderExcluir