Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MERCADO AQUECIDO

Com o fim do período da janela de transferências para o futebol europeu, os clubes brasileiros voltam a respirar tranquilos. Mas ainda tem a temida janela dos petrodólares do futebol árabe que só se encerra no fim do mês de setembro.

Mas o mercado brasileiro recebeu vários reforços na última semana. Muitos clubes repatriaram jogadores. Alguns por necessidade, com medo do rebaixamento e outros para terem peças de reposição ou continuarem na ponta da tabela.

Palmeiras e Corinthians foram os que melhor se reforçaram. O Porco trouxe de volta o antigo ídolo Vagner Love que sonha com a Copa de 2010. Já o timão, que ficou mais fraco com as perdas de Cristian, André Santos e Douglas, trouxe o argentino Matias Defederico, grande promessa do futebol sul-americano e também os volantes Edu e Marcelo Mattos que já jogaram e ganharam títulos com a camisa alvinegra.

O Grêmio também se reforçou com um bom jogador, o ex-colorado Fabio Rochemback, de 28 anos, que estava no futebol português. Quando saiu do Brasil, Rochemback era apontado como jogador de seleção. Vamos ver como ele volta.

O Santos contratou o atacante Jean, que teve boa passagem pelo Vasco. Jean é aquele atacante que se mata em campo, corre o jogo todo, mas tem um detalhe: Ele não sabe fazer gols.

O Atlético MG parece ter perdido o gás na luta pelo caneco nacional, mas a diretoria acertou com cinco jogadores. São eles: O goleiro Carini, que disputou a Copa de 2002 pela seleção uruguaia. Bom goleiro, mas o Aranha vivia uma fase espetacular até se contundir e não merece ser barrado. Coelho (bom lateral), o zagueiro paraguaio Juan Benítez (desconheço), o zagueiro ex-Vasco Jorge Luiz (meu Deus esse é muito fraco. Vai afundar o Galo) e o razoável volante Correa. Já o rival do Galo, o Cruzeiro, vem com novidades na lateral direita e na zaga. Patric, que estava no Benfica chega para ser o titular da camisa 2. Os zagueiros Caçapa (ex-Atlético –MG e Lyon) e Luizão, ex-Bunyodkor-UZB (não sei quem é pior. Jorge Luiz no Galo ou Luizão no Cruzeiro) também já foram apresentados.

Já os clubes do Rio também foram às compras. O Flamengo que está em melhor situação na tabela, se reforçou com Álvaro (se fosse tão bom o Inter não liberaria, mas é mil vezes melhor que David) e Maldonado, volante que tem raça e disposição, mas não sei como anda tecnicamente, porém tem vaga garantida no time titular rubro negro. Em tempo: O Álvaro saiu de Porto Alegre por problemas disciplinares. Ele adorava a noite gaúcha. Imagina no Rio de Janeiro.

O Fluminense, virtualmente rebaixado, acertou com o experiente Paulo César, que no Toulose-FRA, estava jogando como meia e o Flu o trouxe para a lateral. Não gosto de jogadores com mais de 30 anos nesta posição. Urrutia, capitão da LDU na conquista da Libertadores 2008 também chegou e tem vaga neste time tricolor, não que ele seja um excelente jogador, mas disputar posição com Fabinho, Wellington Monteiro, Mauricio e Diogo é mole, né? O argentino González eu não conheço, mas na Argentina falam que ele é melhor que o Conca. O meia Fábio Neves que estava no América de Natal é um jogador bem arisco e habilidoso, mas resta saber como ele vai se comportar em um time grande.

O Botafogo acertou com o goleiro Jéferson, que é melhor que Renan e Castillo juntos. Jefferson (já jogou no Glorioso de 2003 até 2005) estava na Turquia. O atacante Ricardinho veio numa troca com o Figueirense. Ele é rápido, mas não tem habilidade, só corre e tem uma enorme dificuldade para fazer gols, assim como Jean que já foi citado anteriormente.

Se todas essas contratações vão vingar, apenas o tempo vai dizer. Mas se os clubes fossem mais estruturados, não precisariam sair correndo atrás de reforços durante o campeonato. O São Paulo não contratou ninguém. O Tricolor Paulista já estava com a base pronta desde o início do torneio e depois reclamam que o São Paulo ganha todo ano...