Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CAMPANHA NEYMAR NA COPA DO MUNDO


Ontem foi noite de mais um show santista nos gramados pelo Brasil. É impressionante o que a molecada santista vem fazendo nesta temporada. Os garotos jogam com uma alegria contagiante e um futebol de dar gosto. A vítima da vez foi o Guarani, equipe que disputará a Série A do Campeonato Brasileiro, mas está na Segundona do Paulistão. O resultado foi 8 a 1 para o Santos com cinco gols de Neymar e é dele que eu vou falar aqui no Futebol em Foco.

O menino de 18 anos é o artilheiro da Copa do Brasil com nove gols. Em 2010, Neymar já balançou as redes adversários em 19 oportunidades.

O clamor popular pela convocação para a Copa do Mundo está mudando de foco. Sai Ronaldinho e entra Neymar. Não é apenas a imprensa paulista que exige a presença do menino no Mundial. O país inteiro está inclinado a ver Neymar na Copa. Uma pergunta que não quer calar é a seguinte: Quem sairia no ataque para a entrada de Neymar?

Todos nós sabemos que a batata de Adriano está assando, apesar de Dunga não ser adepto a novidades, o Imperador está por um fio na Seleção. Tenho certeza que a primeira opção de Dunga para substituir Adriano não seria Neymar. Arrisco - me a dizer que o treinador da Seleção pensa em levar Grafite do Wolfsburg- ALE para a vaga do atacante rubro-negro, mas comparar Neymar com Grafite é covardia né?

Eu já cheguei a defender aqui no Blog a convocação de Fred ou Kléber para a vaga do Imperador, mas depois dos últimos acontecimentos, mudo de opinição e faço parte da turma que quer ver Neymar na África do Sul.

Em outras Copas, o Brasil sempre teve um jogador com pouca idade que seria preparado para Mundiais futuros. Em 1994, Parreira levou Ronaldo. Oito anos depois foi a vez de Kaká com Felipão na Copa do Japão e da Coréia. Porém, Neymar não precisa de preparação nenhuma, já está pronto e deveria estar na lista dos 23 convocados.

IRRESPONSABILIDADE CASTIGADA


O dia de hoje deveria ser esquecido pelos torcedores do Flamengo. Depois de perder a Taça de Bolinhas para o São Paulo (a CBF declarou o Sport como campeão brasileiro de 1987), o Flamengo foi derrotado em Santiago pelo Universidad Católica por 2 a 0 e as chances de classificação para a próxima fase da Copa Libertadores da Américas diminuíram muito. Os brasileiros não dependem apenas de si para avançarem para a segunda fase da competição sul - americana.

Esta talvez tenha sido a pior partida do Flamengo nesta temporada. Foi bom porque acabou aquela palhaçada de que o time joga bem sem Adriano. Adriano é um jogador caro e não pode ser tão irresponsável de não jogar a principal partida do Fla no ano e o motivo dele não ter jogado está na cara né? Não é contusão coisa nenhuma.

Com Bruno Mezenga no ataque é difícil ganhar de alguém. Petkovic foi escalado desde o início, mas não rendeu novamente. Parece que o gringo joga de má vontade. Está claro que não existe mais ambiente para Pet continuar na Gávea.

Logo aos dois minutos, os chilenos abriram o placar com Díaz. Os dois zagueiros rubro negros disputaram a mesma bola que sobrou limpa para o meia do Univesidad.

O Flamengo não atacou o gol chileno no primeiro tempo e para piorar a situação, o Universidad aumentou aos 44 minutos com Silva.

Na volta para o segundo tempo, Andrade tentou dar uma sacudida no time ao colocar Vinicius Pacheco e Fierro nos lugares de Pet e Willians respectivamente, mas o Fla não mudou a maneira de jogar, ou melhor de não jogar.

A única chance carioca foi com o lateral Juan, que hoje foi um dos melhores do time. O lateral - esquerdo acertou a trave do goleiro Garcés.

O jogo terminou com vitória dos mandantes, mas a Universidad Católica está praticamente eliminada, até porque só pode chegar a nove pontos. Enquanto o Fla, até pode passar de fase com uma simples vitória sobre o Caracas - VEN no Maracanã, mas pelo time que o Flamengo tem, não era para passar esse sufoco em um grupo tão fraco, não acham?

Muita coisa tem que mudar no Flamengo. A começar pela seriedade dos jogadores e dirigentes. Como pode o Adriano não jogar uma partida tão importante. Tenho certeza que se o Fla ganhar o tetracampeonato carioca, mas for eliminado na primeira fase da Libertadores, a torcida não ficará nada satisfeita. Falta profissionalismo na Gávea. Isso sim.

VASCO VENCE E FICA NA BOA

O Vasco derrotou o Corinthians-PR no péssimo gramado do Estádio Durival de Brito em Curitiba por 1 a 0 e agora joga por um empate para avançar na Copa do Brasil.

O jogo começou com os donos da casa assustando mais. Só que a primeira boa chance foi do Vasco, aos 16 minutos. Élton cruzou da direita e Carlos Alberto que voltava ao time no lugar de Dodô, cabeceou no travessão. Na seqüência do lance, o Timãozinho desceu para o ataque e quase abriu o placar. O Vasco ainda contou com Nilton e Ramon no time titular.

O time paranaense abusava das faltas, principalmente em Carlos Alberto. O Corinthians- PR teve uma boa chance com Cristiano aos 27 minutos, mas a bola foi pela rede do lado de fora.

O Vasco voltou a ameaçar com Léo Gago em cobrança de falta de muito longe que o goleiro Colombo fez boa defesa. No fim do primeiro tempo, a auxiliar Neuza Inês Back marcou impedimento inexistente de Élton que ainda recebeu cartão amarelo após mandar a bola para o fundo das redes. Mais um erro de arbitragem contra o Vasco.

As duas equipes voltaram para com a mesma formação no segundo tempo e logo no início, Carlos Alberto teve mais uma boa chance de cabeça, mas o craque vascaíno mandou por cima do gol de Colombo.

O Corinthians-PR assustou em um chute cruzado do ala Araújo. Depois de tantas faltas, veio o castigo e aos 22, Léo Gago fez um bonito gol no ângulo de Colombo numa cobrança de falta muito bem batida.

Os donos da casa quase responderam na mesma moeda. Fernando Prass evitou o empate após boa cobrança de falta de Araújo.

O jogo não teve muitas chances no final. O Vasco não buscou mais o ataque e o técnico Gaúcho não fez nenhuma alteração na equipe. O Vasco passou os 90 minutos com os mesmos jogadores, fato raro no futebol.

Com a vitória, os cruzmaltinos jogam pelo empate na quarta - feira em São Januário e caso se classifiquem, vão esperar pelo adversário do jogo entre Vitória e Goiás.

Outros Resultados: Atlético MG 1 x 0 Sport; Grêmio 3 x 1 Avaí; Santa Cruz 1 x 2 Atlético-GO e Santos 8 x 1 Guarani.