Pesquisar este blog

domingo, 20 de junho de 2010

A DECEPÇÃO DA COPA


A Inglaterra é a grande decepção da Copa do Mundo até o momento. Os ingleses caíram em uma chave fraca com Argélia, Eslovênia e Estados Unidos e em duas partidas foram dois empates.

O campeonato inglês é o melhor nacional do mundo, mas também devido a presença de muitos estrangeiros, mas eu levava fé no English Team na África do Sul. Não colocava a Inglaterra entre os meus favoritos ao título, mas esperava que fossem somar nove pontos na primeira fase até com certa facilidade.

O técnico Fabio Capello é um dos melhores do Mundial. O meio de campo com Gerrard e Lampard não deve nada aos melhores e Rooney (foto) viveu uma temporada fantástica no Manchester United. Inclusive no Bolão da Facha, eu coloquei que Rooney seria o artilheiro do Mundial por causa da fragilidade dos adversários no Grupo C, mas o Shrek não fez um gol até aqui e está muito mal, parece estar visivelmente sem condições físicas de jogar uma partida.

Mas analisando bem o time da Inglaterra, podemos perceber que a má campanha não é tão por acaso. O time só conta com estes três jogadores citados. O companheiro de ataque de Rooney é Heskey que não tem vaga nem no time do Grêmio Prudente aqui no Brasil.

Acho que os ingleses conseguem avançar para as oitavas de final, mas para isso, precisará, desesperadamente, de uma vitória sobre a Eslovênia. Se não ganhou nem da Argélia, será que ganha da Eslovênia?

E a má fase de Rooney, será que é apenas clinica? O atacante não tem conseguido dominar bolas fáceis e eu que apostava que Rooney era, no momento, o segundo melhor jogador do mundo (atrás apenas de Messi). Rooney na última partida deixou o gramado discutindo com torcedores ingleses que o vaiaram após o empate contra os argelinos. Alguém tem uma explicação para o que acontece com a Inglaterra?

BRASIL JOGA BEM, VENCE E SE CLASSIFICA PARA AS OITAVAS

O Brasil jogou muito bem e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1 no Estádio Soccer City. Luis Fabiano com dois gols foi o grande destaque em um jogo que teve muita violência por parte dos africanos. Este resultado classificou, matematicamente, a Seleção brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo.

A Costa do Marfim começou o jogo melhor que o Brasil. Quem esperava que os africanos fossem ficar recuados, se enganou. A partida teve muitas faltas cometidas de ambos os lados. No Brasil, Michel Bastos estava mal mais uma vez. Na Costa do Marfim, o atacante Drogba chamava a responsabilidade para o jogo.

Na primeira vez em que o Brasil acertou um ataque saiu o gol. Kaká recebeu no meio, avançou e deu bonito passe para Luis Fabiano que entrou pelo lado direito e soltou uma bomba sem chances de defesa para o goleiro Barry.

Depois do gol, a Costa do Marfim atacou menos, mas continuou com mais chegadas ao campo ofensivo do que os brasileiros, mas a defesa brasileira (ponto forte deste time) estava muito bem postada e sempre tinha mais brasileiros do que africanos no campo de defesa, o que impossibilitava um contra-ataque marfinense. A Costa do Marfim chegou com um chute de fora da área que Julio Cesar defendeu sem problemas.

Kaká estava mais particiativo do que na estreia e deu um bom passe para o gol brasileiro. Elano esteve apagado na primeira etapa e o Brasil demonstrava dificuldades para dominar a bola. Michel Bastos apanhou da Jabulani, pelo menos, em três oportunidades.

Apesar de não ter sido brilhante no primeiro tempo, o Brasil jogou com inteligência e não foi ameaçado. A marcação estava muito boa. Por incrivel que pareça, quem jogou bem na Seleção foi o Gilberto Silva (ídolo do meu amigo atleticano Edigar).

O segundo tempo mal tinha começado e com quatro minutos, Luis Fabiano fez um golaço. Golaço mesmo. Se bem que devemos registrar que o lance foi irregular. Luis Fabiano deu dois balões nos defensores, mas usou o braço duas vezes, mas o árbitro não viu e na hora do chute, o Fabuloso acertou mais uma bomba que Barry nem chegou perto. Será que vão falar que este foi o braço de Deus?

Depois de marcar o segundo, virou um passeio e não demorou a sair o terceiro. Kaká fez boa jogada pela esquerda e cruzou na medida para Elano marcar seu segundo na Copa. Só que Elano teve que deixar o campo logo depois por causa de uma forte entrada que sofreu na canela. Dunga colocou Daniel Alves no jogo.

Depois de sofrer o terceiro gol, a Costa do Marfim começou a abusar da violencia. Keita deu uma entrada criminosa em Michel Bastos e recebeu apenas o cartão amarelo. O árbitro francês Stephane Lannoy é muito fraco. Enquanto isso, o Brasil jogava futebol e tocava muito bem a bola e colocava os africanos na roda. Quando resolveu deixar de lado a violência, a Costa do Marfim chegou ao primeiro gol com o perigoso Drogba de cabeça aos 34 minutos.

No fim do jogo só teve confusão. A Costa do Marfim seguia batendo muito e enervando os brasileiros e numa dessas divididas, o fraco árbitro francês expulsou Kaká que se estranhou com Keita. A Costa do Marfim bateu o jogo todo e quem saiu de campo com menos um jogador foi o Brasil. Mas tava na cara que Kaká, muito nervoso, poderia ser expulso a qualquer momento. Dunga deveria ter tirado Kaká de campo no momento em que ele recebeu o cartão amarelo.

Mas o que valeu foi a boa vitória e com um futebol melhor do que o apresentado na estreia. O Brasil garantiu a classificaçção para a segunda fase de forma antecipada e agora jogará contra Portugal com o desfalque de Kaká. E agora quem joga no lugar de Kaká na sexta-feira?

ITÁLIA EMPATA MAIS UMA E SE COMPLICA


A Itália jogou contra a Nova Zelândia pela segunda rodada do Grupo F em Nelspruit e apenas empatou em 1 a 1. A definição do grupo vai ficar para a última rodada. Os quatro times têm chances de classificação. A Itália precisará da vitória contra a Eslováquia.

O meia Pirlo, contundido, segue fora da Azzurra e o goleiro Buffon que pode nem voltar mais a jogar no Mundial foi substituído por Marchetti.

Os atuais campeões do mundo tomaram um susto logo no início. A Nova Zelândia abriu o placar aos quatro minutos. O atacante Smeltz, em posição irregular, aproveitou cruzamento da esquerda e falha do capitão Cannavaro para chutar por baixo do goleiro Marchetti.

A Itália assimilou bem o golpe e foi à frente. Montolivo (que jogou muito bem) assustou com um chute de fora da área que tocou na trave direita do bom goleiro Paston.
Aos 29 minutos, De Rossi (melhor jogador do time) foi puxado na área por Smith e o árbitro marcou penalidade máxima que Iaquinta cobrou deslocando o goleiro para deixar tudo igual.

No final do primeiro tempo, quase que De Rossi vira chutando de longe, mas Paston fez boa defesa.

No intervalo, Marcello Lippi fez duas alterações para avançar o time. Entraram Camoranesi e Di Natale. Gilardino que não vem jogando absolutamente nada, deixou o campo de jogo. Mas eu não teria tirado Pepe que é um jogador que se movimenta o durante toda a partida.

A Itália passou praticamente toda a segunda etapa no campo de ataque. Os italianos tinham muito mais posse de bola, mas não conseguiam chegar ao gol de Paston. A Nova Zelândia ainda assustou com Vicelich e a bola passou rapando. Esta foi apenas a segunda finalização da Nova Zelândia. A primeira foi o gol.

Como estava difícil entrar na área, a Itália arriscava de longe. Montolivo acertou mais um bonito chute de longe, mas Paston fez mais uma boa defesa. Era pressão italiana. No contra-ataque, por pouco, Wood não marcou o segundo dos neozelandeses.

A Itália martelou, mas não conseguiu fazer o segundo gol e assim como alemães, franceses e ingleses, os italianos vão para a última rodada precisando da vitória para não cair na primeira fase.

Mas este fraco desempenho na fase de grupos não chega a ser nenhuma novidade. Quem não se lembra da Copa de 1982 em que os italianos não venceram nenhum jogo na fase de grupos e só se classificaram no saldo de gols, mas depois que passou foram campeões do mundo derrotando o Brasil que tinha uma seleção mágica.

Outro Resultado: Eslováquia 0 x 2 Paraguai.