Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O ADEUS DO SÃO MARCOS


Marcos Roberto Silveira Reis, um nome que não sairá nunca da memória dos torcedores palmeirenses. Marcos, São Marcos ou Marcão como seja, resolveu abandonar a brilhante carreira dentro dos gramados.



O anúncio foi feito através do diretor de futebol do clube alviverde, César Sampaio, ex-companheiro do arqueiro na conquista da Taça Libertadores em 1999, maior título da história do clube.


Durante a última temporada, Marcos já sinalizava com uma possível aposentadoria. O arqueiro que tanto se destacou dentro do gol, também sofreu muito com seguidas contusões. A última partida oficial aconteceu no dia 18 de setembro contra o Avaí no empate em 1 a 1. O volante Batista foi quem marcou o último gol no "santo".


A diretoria já prometeu que fará uma partida de despedida (mais do que merecida) para o arqueiro de 38 anos. Alguns queriam que fosse no amistoso, do próximo dia 14, diante do Ajax-HOL, mas Marcos não aceitou pelo pouco tempo que teria para preparar o jogo. Não está descartada uma partida entre os jogadores que conquistaram a Taça Libertadores (1999) para dar o adeus ao goleiro.



Na carreira, Marcos só defendeu o Palmeiras. Um verdadeiro exemplo de amor à camisa (fato raro no Brasil). Foram 530 jogos pelo clube paulista com dois títulos brasileiros (1993 e 1994), sem contar a Série B (2003), três Campeonatos Paulistas (1994, 1996 e 2008), uma Copa do Brasil (1998) e a Copa Mercosul (1998) e a Taça Libertadores da América de 1999. Talvez a maior frustraçã no clube tenha sido a derrota no Mundial de Clubes contra o Manchester United.


Na Seleção Brasileira, foram 29 jogos e o ápice foi o titulo de campeão mundial em 2002 na Copa do Mundo. Ainda teve a Copa América (1999), além da Copa das Confederações (2005). No Mundal da Ásia, sob o comando do atual treinador do Palmeiras Luiz Felipe Scolari, foi apontado por muitos como o melhor goleiro da competição, salvando o Brasil em determinados jogos.


A fama de "santo" começou após pegar um pênalti de Marcelinho Carioca na Libertadores de 1999. O goleiro sempre ia muito bem contra o rival, Corinthians, o que já é meio caminho andado para se tornar ídolo da torcida. Foram 33 pênaltis defendidos na carreira. Claro que o mais inesquecível foi a cobrança do "Pé de Anjo", que causou a eliminação dos corintianos.


São Marcos vai deixar muitas saudades do mundo do futebol. Era um atleta que sempre falou o que pensava e tinha muita personalidade.


Com certeza, não ficará afastado. Já se falam em um cargo de executivo ou até mesmo como auxiliar de Felipão na beira do campo, mas o certo é que o, agora ex-jogador, terá um tempo de férias para pensar sobre o futuro.


Parabéns pela bela carreira, Marcão! E não fique muito tempo afastado dos holofotes, pois fará muita falta. Deu adeus, talvez, o maior ídolo da história de um clube gigante como o Palmeiras.

DAGOBERTO É COLORADO

Enfim, Dagoberto assinou contrato com o Internacional. O jogador, que estava no São Paulo, ficará no Beira-Rio até 2016 e chega para formar uma poderosa dupla de ataque ao lado de Leandro Damião (talvez a melhor do Brasil).



Dagoberto era um sonho antigo dos dirigentes e torcedores colorados. O jogador já declarou inúmeras vezes ser torcedor do Internacional desde a infância. O atacante tem pai e mãe que torcem pelo novo clube gaúcho.


No São Paulo desde 2007, o jogador foi bicampeão brasileiro (2007 e 2008) e ainda tinha vencido o Brasileirão em 2001 pelo Atlético-PR.


O principal objetivo de Dagoberto é vencer a Taça Libertadores da América, título que ainda lhe falta no currículo. O Internacional disputará a fase preliminar contra o Once Caldas-COL e passando, irá para o Grupo A que conta com o Santos (atula campeão).


Sempre gostei de Dagoberto. Acho que, em 2011, ninguém jogou, mais que o atacante no elenco do São Paulo. Foi uma excelente contratação. Dagoberto é jogador com nível e potencial para chegar à Seleção Brasileira e deve casar muito bem a parceria ao lado de Leandro Damião. O time ainda contará com as chegadas de D'Alessandro e Oscar que vêm de trás. Que quarteto!


Na apresentação, o jogador escolheu atuar com o número 20 em homenagem a data de casamento. No São Paulo, Dagol vestia a 25.

ANDERSON CHEGA AO FLUMINENSE

O zagueiro Anderson, 29 anos, foi apresentado como o mais novo reforço do Fluminense para a temporada que se inicia.



O defensor disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Atlético-GO, Mas o passe pertencia ao Ceará, de quem o Flu comprou 50% dos direitos econômicos. A outra metade segue com o time nordestino.


Anderson deve chegar e assumir a vaga de titular no time comandado por Abel Braga. Além do novo contratado, o treinador conta com Digão, Elivélton, Gum e Márcio Rosário para o setor.


A defesa do Fluminense foi o ponto mais questionado pelos torcedores durante 2011. A expectativa é que Anderson dê jeito na retaguarda tricolor.


O zagueirão conhece muito bem o futebol carioca. Revelado pelas categorias de base do Botafogo, Anderson ainda atuou no Americano e Volta Redonda, além de Mogi Mirim, J Malucelli e Gama. No exterior, teve uma passagem pelo Maia, desconhecida equipe de Portugal.



Muitos estão reticentes por um atleta de 29 anos nunca ter atuado em um time grande. Não lembro da trajetória de Anderson no Dragão, mas em 2010, se destacou na zaga do Ceará. É uma aposta que pode ser válida, mas eu acho que valeria mais tentar um jogador de mais rodagem.