Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TAÇA LIBERTADORES NÃO TERÁ MAIS TIMES DO MÉXICO

A Taça Libertadores da América não terá mais a presença de times mexicanos a partir de 2017. A medida será oficializada em breve pela Conmebol. A entidade fará uma reunião nos dias 29 e 30 e vai decidir como será o remanejamento das vagas que pertenciam ao país. Aos todo, o México tinha três representantes por edição.

Os mexicanos são convidados para disputar a Taça Libertadores desde 1998. Nunca foram campeões, mas chegaram na decisão em três ocasiões: Cruz Azul (2001), Chivas (2010) e Tigres (2015). Caso vencessem, não poderiam disputar o Mundial de Clubes por serem filiados à Concacaf.

Os dirigentes mexicanos alegaram que o formato estabelecido para 2017 não atendia ao calendário local e também não gostaram de continuarem com apenas três vagas para o país. O Brasil, por exemplo, passa a contar com sete.

A tendência é que essas vagas mexicanas sejam espalhadas por países que não foram beneficiados com as mudanças anteriores. Casos de Argentina, Brasil, Chile e Colômbia. É bem provável que o futebol uruguaio e paraguaio passem a ter mais times já em 2017.

Nunca vi muito sentido na participação de clubes mexicanos, já que os mesmos não poderiam jogar o Mundial, caso fossem campeões. A visibilidade comercial sempre foi o que mais importava para a Conmebol, que já chegou até em pensar em convidar equipes do futebol dos Estados Unidos. 

FLA REBAIXA AMÉRICA-MG E SECA OS CONCORRENTES

Com gol marcado por Everton, de cabeça na primeira etapa, o Flamengo derrotou o América-MG por 1 a 0 no Mineirão e segue acreditando na chance de título.

O Rubro-Negro chegou aos 66 pontos, passou o Santos, que ainda joga na rodada e está a quatro do Palmeiras que também ainda entrará em campo no complemento da 35ª rodada.

O resultado ainda mantém as chances do Flamengo, mas sepultam as do Coelho que está matematicamente rebaixado para a Série B de 2017. O Santa Cruz, que perdeu para o Coritiba é outro já degolado.

O América-MG até teve boas chances de sair na frente, mas a pontaria não estava em dia. Os jogadores do Flamengo comemoram de forma criativa. Diego, Fernandinho, Everton e Leandro Damião entraram na onda do "desafio do manequim" após o gol marcado aos 32 minutos.

Acho que está complicado para o Flamengo ser campeão, mas não custa nada secar os concorrentes. O Palmeiras não terá vida fácil, pios encara o Atlético-MG em Belo Horizonte e o Santos recebe o Vitória, que briga desesperadamente contra o rebaixamento.