Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TREM BALA NA FINAL DA COPA DO BRASIL

Com uma atuação brilhante, o Vasco venceu o Avaí por 2 a 0 no Estádio da Ressacada em Florianópolis e garantiu vaga na final da Copa do Brasil, onde vai encarar o Coritiba.

O placar em branco dava a classificação aos catarinenses, mas logo com três minutos, o Vasco recebeu um presente inesperado. Felipe mandou para a área e o zagueiro Révson cabeceou para trás contra o gol e o Vasco saiu na frente. Révson já tinha marcado um gol contra nas quartas de final diante do São Paulo no Morumbi.

O gol desestabilizou os donos da cada e o Vasco não sofreu a tradicional pressão inicial de um time que joga uma partida decisiva em casa. O Vasco voltaria a assustar com Felipe de fora da área, mas Renan pegou. Pouco depois, Diego Souza, que jogou muita bola, reclamou de uma penalidade máxima, mas não foi nada no lance. Alecsandro também perdeu na cara do gol após bom cruzamento de Eder Luis pela direita.

O Cruzmaltino era o dono do jogo. Com bons passes e muita velocidade, o Vasco chegava ao gol de Renan várias vezes e o segundo saiu aos 34 minutos. Alecsandro deu belo passe para Diego Souza que, na frente do goleiro, deu um leve toque de muita categoria.

O técnico Silas resolveu mexer na equipe ainda no primeiro tempo. Colocou o atacante Rafael Coelho, um dos artilheiros do time, no lugar do volante Acleisson. O lateral Julinho, um dos melhores do Avaí, assustou em uma jogada pela esquerda em que a bola bateu na trave de Fernando Prass. O goleiro vascaíno ainda faria mais uma boa defesa ainda no primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Vasco seguiu bem melhor e o Avaí não conseguia ameaçar. Nem parecia que o jogo era em Santa Catarina. O Vasco ainda mandou duas bolas na trave. Uma com Diego Souza e outra com Ramon. Os cariocas perderam dois jogadores por ordem médica. Eder Luis e Ramon saíram para as entradas de Bernardo e Marcio Careca.

O Avaí pouco chegava ao ataque e quando conseguia esbarrava em mais uma excelente atuação de Dedé. O Vasco, sob gritos de olé dos torcedores, ainda faria mais um gol, mas o árbitro Leandro Vuaden assinalou, erradamente, impedimento de Alecsandro, mas não precisava fazer mais gols. Festa da torcida vascaína e o clube terá a chance de conquistar um título inédito. A única participação do Vasco em final de Copa do Brasil foi em 2006 quando foi derrotado pelo rival Flamengo.

Por camisa e tradição, o Vasco seria favorito, mas estas questões não entram em campo. O Coritiba tem jogado um futebol mais vistoso que o Cruzmaltino. O primeiro jogo será em São Januário na próxima quarta-feira e a decisão será no dia 8 de junho no Couto Pereira. Vale lembrar que o Vasco está jogando muito melhor fora de casa do que no Rio de Janeiro.

CORITIBA VENCE E ESTÁ NA DECISÃO

O Coritiba confirmou o favoritismo e bateu o Ceará por 1 a 0 no Estádio Couto Pereira e se credenciou para disputar a decisão da Copa do Brasil contra o Vasco. O gol foi marcado pelo atacante Anderson Aquino, terceiro reserva no início da temporada.

O time paranaense vivia excelente fase e encantou a todos neste primeiro semestre, mas a equipe não marcava gols há três partidas e só a vitória interessava.

O Coritiba sempre buscou o ataque enquanto o time nordestino ficou atrás para segurar a pressão inicial do Coxa. Anderson Aquino já assustou logo no início, mas Fernando Henrique espalmou a bela cobrança de falta. O Caerá também ameaçou em bola parada com Marcelo Nicácio. O apoiador Rafinha, melhor em campo, tentava levar o Coxa ao ataque, mas o time estava muito nervoso e precipitado.

No segundo tempo, logo aos cinco minutos, veio a explosão para os torcedores. Aquino recebeu na área, se livrou da marcação e mandou uma bomba no ângulo de Fernando Henrique. Depois de sofrer o gol, o Ceará passou a buscar o empate que lhe daria a vaga, mas o time não tinha inspiração e só ameaçava com chutes de longa distância. O atacante Osvaldo entrou bem, mas Vagner Mancini demorou muito a mexer no time.

O Coritiba passou a administrar a vantagem mínima e os torcedres respiraram aliviados quando o árbitro Wilson Luiz Seneme deu o jogo por encerrado. Esta é a primeira vez que o Coxa chega a uma decisão de Copa do Brasil. O time de Marcelo Oliveira que já surpreendeu o país pode fazer o Alto da Glória ter um campeão nacional depois de 26 anos.

SANTOS SAI NA FRENTE NA VAGA PELA FINAL

O Santos venceu o Cerro Porteño por 1 a 0 na partida de ida das semifinais da Taça Libertadores da América. O jogo foi realizado no Pacaembu. O gol foi marcado pelo capitão Edu Dracena em linda jogada individual de Neymar.

O time paraguaio não ficou todo atrás e exercia uma forte marcação nos santistas que sentiam a falta de um organizador no meio campo. Alan Patrick que vinha sendo o substituto de Ganso ficou no banco de reservas. Quem começou o jogo foi Danilo.

O gol só saiu aos 43 minutos do primeiro tempo. Neymar recebeu pela esquerda, passou pelos marcadores e cruzou na medida para a cabeçada de Dracena que estava no segundo pau. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar no gol de Barreto.

No segundo tempo, o Cerro foi a frente e chegou a assustar em algumas jogadas aéreas. O Santos teve mais espaços, mas só Neymar era quem criava. Elano, mal no jogo, deixou o gramado para a entrada de Alan Patrick. Zé Eduardo, que não marca gol há 15 jogos, errava tudo que fazia e a torcida não se tranquilizou antes que Muricy sacasse o Zé Love. Maikon Leite foi a campo, mas também pouco fez.

No final do jogo, uma chance clara para cada equipe. Rafael fez defesa espetacular a queima roupa e Alan Patrick desperdiçou a chance de marcar o segundo que daria uma maior tranquilidade para o jogo da próxima quarta-feira em Assunção.

Acho que o Santos passa para a decisão, mas um time semifinalista de Libertadores não pode depender exclusivamente de um único jogador. Está na hora de outros atletas aparecerem. Já pensou se Neymar tiver uma noite não muito boa?