Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SELEÇÃO COM BASE NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES

Mano Menezes divulgou uma lista com 23 jogadores para quatro amistosos que a Seleção Brasileira irá realizar no final de maio e início de junho.

O treinador já visa os Jogos Olímpicos de Londres, tanto que dentre os relacionados, 17 têm idade para ir à Londres. Dos acima de 23 anos, Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo e Hulk foram os escolhidos. Dedé, do Vasco, ficou fora por lesão. Já Ronaldinho Gaúcho foi descartado nesta lista.

Os amistosos serão contra Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). A grande surpresa da relação foi o atacante Wellington Nem que já vinha sendo observado. Gostei da ideia de ver o tricolor sendo testado.

Na entrevista coletiva, Mano afirmou que os convocados não vão atrapalhar os clubes brasileiros em jogos decisivos da Copa do Brasil e da Taça Libertadores da América.

Acho que está claro que Mano levará para Londres, como acima da idade, Daniel Alves, Thiago Silva e mais um, talvez o goleiro Jefferson.

Outros jogadores que podem ser considerados surpresas são os zagueiros Bruno Uvini (Tottenham), Juan (Internazionale) e Giuliano (Dnipro). O meia Oscar que estava envolvido em problemas burocráticos entre Internacional e São Paulo também foi lembrado. O atacante Alexandre Pato, que vive contundido no Milan, recebeu nova oportunidade e deve ser o companheiro de Neymar no ataque.

Se fizermos um time base dos convocados teríamos: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Sandro, Casemiro, Lucas e Paulo Henrique Ganso; Pato e Neymar. É um belo time, concordam?

A Seleção Sub-23 é muito forte e tem grandes chances de, enfim, conquistar a inédita medalha de ouro. Eu não usaria uma vaga de ''experiente'' com goleiro, apesar de achar que Jefferson já tenha totais condições de fazer parte da Seleção principal. Em minha opinião, é o melhor goleiro do futebol brasileiro. Meu titular seria Diego Alves, do Valencia-ESP. 

Confira a lista de convocados
Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina-ITA)
Rafael (Santos)
Laterais
Alex Sandro (Porto-POR)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Zagueiros
Bruno Uvini (Tottenham)
David Luiz (Chelsea-ING)
Juan (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (Milan-ITA)
Volantes
Casemiro (São Paulo)
Rômulo (Vasco)
Sandro (Tottenham-ING)
Meio-campistas
Giuliano (Dnipro-UCR)
Lucas (São Paulo)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Oscar (Inter)
Atacantes
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Hulk (Porto-POR)
Leandro Damião (Inter)
Neymar (Santos)
Wellington Nem (Fluminense)

ESPERANÇA ALEMÃ É UM DOS MAIS COBIÇADOS NA EUROPA

Se tem um jogador que vem chamando a atenção no mercado europeu, este é o meia alemão Mario Gotze de 19 anos.

Gotze é o comandante do Borussia Dortmund, atual bicampeão na Alemanha. Arsenal, Barcelona, Juventus e Manchester United já pensam em ter o apoiador na próxima temporada. Os dirigentes do Borussia sabem que será muito difícil manter o jogador no plantel.

Não por acaso, o jogador é chamado de "Messi Alemão" pela imprensa germânica.

Gotze é uma das maiores esperanças na renovada seleção alemã. O treinador Joachim Löw já convocou, antecipadamente, o jovem para a próxima Eurocopa que será disputada na Polônia e Ucrânia.

Nunca vi uma partida inteira de Gotze, mas pelo que falam, trata-se de um belo jogador. Gotze é o retrato  fiel  da renovação do futebol alemão. Antes, eram jogadores metódicos e com pouca habilidade.

Espero que o atleta vá mesmo para um centro maior para podermos acompanhar mais, mas com certeza, na Euro, já vai dar para ver porque o meia é o novo queridinho do mercado no Velho Continente.

AGORA É O BOCA JUNIORS

Que venha o Boca Juniors. De novo. O Fluminense virou para cima do Internacional no Engenhão e está classificado para as quartas de final da Taça Libertadores da América. O jogo foi 2 a 1 e os tricolores tiveram de esperar até o apito final para respirarem aliviados no Engenhão.

O grande mistério da semana era saber se Oscar jogaria ou não e ele foi para o campo, mas de nada adiantou. Os gaúchos até que começaram bem e saíram na frente aos 15 minutos. Oscar tocou e Leandro Damião acertou um bonito chute forte e rasteiro. Não deu para o goleiro Diego Cavalieri.

Só que dois minutos depois, os torcedores festejaram o empate. Thiago Neves cobrou falta e o zagueiro Leandro Euzébio deixou tudo igual, mas o placar parcial ainda dava a vaga ao Colorado. Ao Flu, só bastava a vitória.

O Inter recebeu um presentaço de Gum que saiu jogando errado, mas Dátolo bateu em cima de Cavalieri. O time gaúcho marcava em especial o meia Deco, mas Thiago Neves resolveu aparecer e teve mais uma boa atuação e foi dos pés dele que nasceu o segundo gol. Após bola alçada na área, Fred se antecipou à marcação e, de costas, marcou de cabeça. Festa dos jogadores, torcedores e para os gáuchos sobraram apenas as lamentaçãoes.

Na etapa complementar, o Internacional precisava buscar o empate. Dorival Junior colocou o atacante Jajá na vaga de Dátolo. O time melhorou, mas o Flu se defendia muito bem. Abel lançou mão de Valencia na vaga de um apagado Deco. O time também perdeu Fred que saiu com dores. Rafael Moura foi para o jogo.

Em um lance, Rafael Sobis assustou Muriel. O Inter teve uma falta bem perto da área, mas Ney mandou na barreira. Já no fim, Leandro Damião dominou e chutou forte, mas para sorte dos tricolores, a bola subiu demais e passou por cima da meta defendida por Cavalieri.

O Flu é melhor e mereceu ficar com a vaga. Mesmo tendo saído atrás no marcador, não se abateu. O gol de Euzébio logo depois foi fundamental, pois não deu tempo de bater o desespero. Lá no Sul, era para o Inter ter ganho. Aqui deu Tricolor!

O Fluminense vai com força para as quartas de final. Tem mais time que o Boca Juniors. Acho que o maior problema será o clima de revanche que vão tentar criar. Basta anular Riquelme que acaba o time xeneize. Já o Flu não conta apenas com um grande jogador. Se pararem Deco, tem o Fred e ainda sobra Thiago Neves, Rafael Sobis e ainda tem Wellington Nem que deve se recuperar de contusão para a próxima fase da Taça Libertadores.

ESTE É NEYMAR

E agora Angél Hoyos? Você não disse que não conhecia Neymar. Aí está. Santos 8 x 0 Bolívar com mais um show do genial atacante brasileiro que marcou duas vezes na Vila Belmiro e se isolou como o maior artilheiro do clube depois da geração Pelé.

No jogo de ida, na altitude de La Paz, os bolivianos venceram por 2 a 1. Bastava uma vitória simples dos brasileiros, mas os Meninos da Vila resolveram mostrar porque são os melhores do continente.

Esta foi a maior goleada desta edição da Libertadores, a sexta maior da história do torneio. O adversário do Peixe nas quartas de final será mais difícil: Vélez Sarsfiled-ARG, mas os paulistas são favoritos. Não só para passar pelo Vélez como para passarem por todos e conquistarem mais um título da Libertadores.

O primeiro gol santista foi marcado por Elano em um lindo chute de fora da área. O meia não marcava há cinco meses e comemorou demais. O segundo saiu após pênalti bobo cometido pelo goleiro Arguello em cima de Edu Dracena. Neymar bateu forte e no alto para fazer mais um. O craque comemorou se apresentando ao treinador da equipe adversária. Neymar deve ser aplaudido de pé por todos, inclusive pelo técnico do Bolívar, Angél Hoyos.

O time boliviano apenas assistia a mais um baile santista. O terceiro gol começou em lindo passe de Neymar para finalização magistral de Paulo Henrique Ganso que deu um belo toque de letra. Ainda no primeiro tempo, Alan Kardec, de fora da área, acertou o canto direito de Arguello para fazer mais um.

Para fechar a primeira etapa, Neymar recebeu pela esquerda e deu um leve toque que ainda tocou em um zagueiro do time boliviano antes de entrar no gol. Não perca a conta. Santos 5 x 0 Bolívar só no primeiro tempo.

Na etapa complementar, o show não acabou. Até passe de costas, Neymar deu. Era um baile. Um rolo compressor na Vila Belmiro.

O sexto gol não demorou a sair. Elano recebeu passe de Neymar, se livrou da marcação, com muita categoria e fez mais um. O sétimo coube a Ganso em linda cobrança de falta que contou com a generosa contribuição de Arguello. Para fechar o massacre, PH Ganso deixou Borges na boa para aumentar ainda mais a super vantagem do Peixe.

Não será fácil o duelo diante do Vélez Sarsfield. Trata-se da rivalidade Brasil-Argentina, mas time por time, o Santos é muito, mas muito superior a todos. Está certo que o Bolívar é uma baba. Chega a quase ser amador, mas meter oito não é para qualquer um. Se Neymar e Ganso estiverem inspirados até o fim da competição, já pode deixar o caneco na Vila Belmiro.