Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CAMPEONATO ARGENTNO VAI SEGUIR MODELO EUROPEU DE DISPUTA


A Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou que pretende modificar o sistema de disputa do Campeonato Argentino.

Desde 1990 que o país tem dois campeonatos nacionais por ano: O Torneio Clausura (1ºsemestre) e o Apertura (2ºsemestre). Com isso, existem dois campeões anuais e os campeonatos são muito curtos com apenas rodadas.

De acordo com o presidente da AFA, Julio Grondona (foto), a medida ainda precisa da aprovação dos clubes, o que deve ocorrer e o primeiro campeonato aconteceria depois da Copa América e terminaria em 2012. Sendo assim, ainda teríamos o Torneio Clausura no mês de fevereiro do próximo ano.

O calendário adotado seguiria os padrões europeus com campeonatos começando em agosto e terminando em maio. Esta não seria a primeira vez que o país adotaria um campeonato único. Nas temporadas 1985/86 e 1989/90, o modelo foi usado.

O que não mudaria seria a questão do rebaixamento que na Argentina é definido pela média de pontos dos últimos anos. Os dois piores times, na média, seriam rebaixados e os 17º e 18º colocados disputariam um playoff com o 3 º e 4º colocados da segunda divisão.

Eu sou amplamente a favor da mudança na forma de disputa na Argentina. Um campeonato com apenas 19 rodadas fica muito curto e o melhor é que a Argentina adotaria o calendário europeu, o que evitaria a saída de jogadores no meio da temporada. Será que o Brasil também não poderia mudar o calendário?

REFORÇO PARA O VASCO FORA DAS QUATRO LINHAS


A diretoria do Vasco deve anunciar ainda nesta terça-feira, o acerto pela permanência do diretor executivo Rodrigo Caetano. O acordo deve ser por mais dois anos.

Esta é uma excelente notícia para o clube que, com Rodrigo Caetano, terá um planejamento melhor para a próxima temporada. O profissional estava sendo assediado por Fluminense, Grêmio e chegou a ser cotado até na seleção brasiileira.

A imprensa chegou a afirmar que dificilmente Rodrigo Caetano não voltaria a trabalhar no Grêmio, onde conquistou a Série B e fez um processo de reformulação no clube. Rodrigo Caetano chegou ao Vasco no final de 2008 e também foi responsável pela remontagem do clube na segunda divisão nacional.

Na última semana, alguns torcedores fizeram um abaixo assinado pedindo para que o diretor continuasse no clube. O técnico Paulo Cesar Gusmão (que ainda não sabe se continuará em 2011) e alguns jogadores importantes do elenco também afirmaram que seria importante que Caetano continuasse no Vasco.