Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

NOVAMENTE NILMAR


A Seleção Brasileira derrotou mais um gigante do futebol mundial. No Qatar, os brasileiros venceram a Inglaterra por 1x0 com gol de Nilmar no começo do segundo tempo. Quase 50 mil pessoas estavam no Estádio Khalifa International. Depois de bater Portugal, Argentina, Uruguai e Itália. Chegou a vez dos ingleses.

Está certo que a Inglaterra tem tradição, mas o time de Fabio Capello praticamente jogou com os reservas. Jogadores como John Terry, Ferdinand, Ashley Cole, Gerrard, Lampard, Beckham e Michael Owen não atuaram. Apenas Rooney e Wright Phillips eram conhecidos do público brasileiro.

No Brasil, os desfalques eram Juan e Robinho, mas Thiago Silva e Nilmar substituíram os titulares a altura. Em minha opinião, Nilmar tem mais bola para ser titular do que Robinho. Já disse aqui no Futebol em Foco, em um post anterior, que por mim, Robinho nem disputaria a Copa do Mundo.

O jogo começou com as duas equipes se poupando, talvez pelo forte calor que fazia no Oriente Médio. A primeira chance brasileira surgiu pela esquerda com o estreante Michel Bastos e a bola passou raspando o gol de Foster. Pouco depois, aos 24, Bent vice artilheiro da Premier League pelo Sunderland com nove gols, cabeceou e assustou Julio César. O Brasil voltaria ao ataque com Kaká que tocou com categoria, mas o arqueiro foi buscar e o jogo foi para o intervalo com o placar em branco. A primeira etapa foi sonolenta.

Mas o segundo tempo veio a todo vapor e no primeiro minuto, Elano fez ótimo lançamento para Nilmar. O atacante do Villarreal-ESP percebeu o goleiro adiantado e deu um toque de cabeça por cima de Foster para marcar o gol do Brasil. Mais uma vez Nilmar foi decisivo para a seleção. Antes dos dez minutos, o Brasil poderia ter marcado o segundo. O zagueiro Brown foi recuar de peito, mas mandou fraco e Nilmar, muito veloz, veio por trás e driblou o goleiro Foster que foi obrigado a derrubar o atacante brasileiro. Pênalti que Luis Fabiano bateu e mandou nas alturas. O Fabuloso pegou muito embaixo na bola e isolou, mas ainda tem crédito por tudo que já fez com a Amarelinha.

O técnico Dunga aproveitou para observar alguns jogadores. Carlos Eduardo e Hulk entraram nas vagas de Nilmar e Luis Fabiano, mas não tiveram muitas chances. Quem quase marcou foi o capitão Lúcio que veio avançando com a bola e mandou uma bomba da intermediária, mas a trave evitou o segundo gol brasileiro. O melhor jogador do Brasil foi Nilmar. Destaque também para as atuações de Elano e Thiago Silva que não pode ficar fora da relação de Dunga. Acredito que Diego da Juventus, Marcelo do Real Madrid e Alexandre Pato do Milan ainda mereçam mais uma oportunidade. Dos atletas que jogam no Brasil, Diego Souza do Palmeiras e Souza do Grêmio também podem ser observados novamente.

Agora, a equipe joga na terça-feira contra Omã às12h30 e em março fará a última partida (ainda sem data e local definido) antes de embarcar para a África do Sul.

VASCO É O CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B


O Vasco é o novo campeão brasileiro da segunda divisão. Mais de 52 mil pessoas acompanharam a vitória de virada por 2x1 sobre o América-RN no Maracanã. E o título veio com duas rodadas de antecedência.

O time que estreou a nova camisa (preta e dourada) passou um sufoco para derrotar o clube potiguar. O América (ainda ameaçado pelo rebaixamento) saiu na frente. Após jogada de Somália, Lúcio recebeu na área e chutou cruzado para abrir o marcador. Dizem que estes dois atletas serão do Vasco em 2010. Alguns jogadores, muito mal em campo, eram vaiados, caso de Ernani que nem voltou para a segunda etapa. Fumagalli entrou.

Logo no primeiro minuto, o Vasco teve a chance de igualar com mais um pênalti marcado a seu favor na competição. Fumagalli foi derrubado por Leonardo (que foi expulso). Elton (que a partir de agora é o cobrador oficial de penalidade para aumentar a chance de ser artilheiro) cobrou e o goleiro Rodolpho pegou. Mas pouco depois, aos 13, Carlos Alberto invadiu a área e foi desarmado com falta. Pênalti de novo. Dorival Junior e a torcida queriam Carlos Alberto, mas Elton pediu ao capitão para fazer a cobrança e Carlos Alberto abriu mão e dessa vez o matador vascaíno não bobeou e deslocou o goleiro do time rubro.

O Vasco se lançou ao ataque. O time tinha apenas um zagueiro em campo (Titi), já que Vilson deu lugar a Philippe Coutinho e Fagner foi substituído por Aloísio. O time estava super ofensivo. Mais uma vez Fumagalli participou de um lance de gol. O meia recebeu pela direita e tocou para Alex Teixeira e o cria de São Januário driblou um adversário e tocou no canto para marcar o gol do título aos 40 minutos. Depois foi só esperar pelo apito final para tirar o grito de campeão que estava entalado desde 2003 e a torcida estava em êxtase: “O Campeão voltou”!

A campanha do Vasco na série B foi digna de time grande. Em 36 jogos, 22 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas. Com certeza, a torcida foi a principal fonte de inspiração dos jogadores, mas o planejamento da diretoria também foi fundamental. Nomes como Dorival Junior e Rodrigo Caetano fizeram um trabalho classe A. Falam que Dorival pode ir para o Grêmio, mas tenho certeza que a cúpula vascaína vai fazer de tudo para segurar o treinador para a próxima temporada. Grandes guerreiros vestiram com muita vontade e determinação a camisa cruzmaltina, mesmo o clube estando na Segundona.

O Vasco teve grandes destaques nessa Série B, a começar pelo gol. Fernando Prass foi sem dúvidas, o principal goleiro da competição e está entre os melhores do país. Paulo Sérgio e Fagner se revezaram na lateral e tiveram muita regularidade. A zaga, que foi um tormento nos últimos anos, dessa vez se acertou com Titi, Fernando, Vilson e Gian. Na lateral esquerda Ramon jogou muito e é um dos jogadores mais identificados com o Vasco. O jovem vibra a cada gol e sua raça contagia a todos em campo. No meio Amaral e Nilton foram os cães de guarda. Os meninos da base Souza e Allan surgiram muito bem na competição. Alex Teixeira fez seu melhor campeonato com a camisa do Vasco. Philippe Coutinho apareceu como promessa de craque. Fumagalli foi importante na reta final e Jefferson, o camisa 10, até se contundir em julho, estava muito bem. No ataque, muitos passaram, mas Elton foi o principal jogador e não é por acaso que é goleador máximo do brasileiro com 17 gols. Mas Rodrigo Pimpão, Robinho e Aloísio também tiveram seus destaques. E o astro maior foi o capitão Carlos Alberto, que já tinha ganho tudo no futebol e mesmo assim aceitou o desafio de comandar o Vasco na retomada. Esse deu a cara a tapa e também aprendeu muito. Hoje Carlos Alberto está muito mais maduro do que há um ano, ou seja Carlos Alberto fez bem ao clube e o Vasco fez bem ao jogador.

Em 2010, este time precisa ser reforçado, até porque na primeira divisão o grau de dificuldade é bem maior, mas estes jogadores entraram para a história do Clube de Regatas Vasco da Gama e a temporada já começa na semana que vem, quando serão tratadas as renovações de contratos e empréstimos, reforços e principalmente a permanência de Dorival Junior.

Parabéns a toda Nação Vascaína. O Vasco está de volta a um lugar de onde nunca deveria ter saído.