Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PORTUGAL SEGUE COM CHANCES DE CHEGAR AO MUNDIAL

Os portugueses conseguiram chegar a repescagem depois de tanto sofrerem nas Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo. Muitos já não acreditavam mais na equipe dirigida por Carlos Queiroz. Assim, como a Argentina, eu também torço para os patricios. Seria um pecado uma Copa sem Cristiano Ronaldo. Já não teremos ibrahimovic (a Suécia não se classificou). Tomara que Portugal consiga carimbar o passaporte.

Atuando em casa, os portugueses golearam, sem dificuldade, a fraca seleção de Malta por 4x0 e agora disputarão a vaga na repescagem, em novembro, contra adversário que ainda será definido após sorteio na sede da Fifa na próxima segunda-feira. Com certeza, os torcedores esperam por um jogo mais tranquilo. A Bósnia seria o adversário dos sonhos. Já um confronto com França ou Ucrânia trazem temor aos portugueses.

A seleção teve na reta final a ajuda do brasileiro Liedson que em quatro partidas marcou três gols. O ex- flamenguista sempre foi bom jogador e caiu como uma luva no time lusitano. O técnico Carlos Queiroz ainda conta com mais dois brasileiros naturalizados: Deco e Pepe. Deco já está velho e não rende como na época de Barcelona e Pepe só sabe bater. O zagueiro chega a ser maldoso em alguns lances e o emocional do atleta também parece não ajudar muito.

A força de Portugal está mesmo concentrada em Cristiano Ronaldo e no oportunismo de Liedson. Acredito que na África do Sul, os lusos não irão longe, mas quero vê-los no Mundial, mesmo que desta vez não tenha Felipão no banco de reservas.

ARGENTINA GARANTE VAGA NA COPA DO MUNDO


O drama argentino chegou ao fim e o final foi feliz. Feliz para um povo que é apaixonado por futebol e não merecia ter que ver o maior evento futebolístico apenas pela televisão. A Argentina venceu o Uruguai em Montevidéu por 1x0 e garantiu vaga na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

O jogo não foi tão espetacular como todos esperavam. As duas equipes pareciam satisfeitas com o empate, até porque o Equador não fazia a sua parte contra o Chile e o 0x0 não eliminava nenhuma das seleções. Ninguém tinha a necessidade de buscar a vitória para evitar uma eliminação.

No primeiro tempo, o Uruguai foi um pouco superior e levou perigo em duas oportunidades. A primeira logo no começo do jogo com Suárez que dividiu com o goleiro Romero e a bola passou perto do gol e depois com Álvaro Pereira que chutou cruzado assustando o goleiro argentino.

Lionel Messi praticamente não foi notado em campo. Não sei o que acontece com o craque quando joga pela seleção. O time de Maradona não tinha padrão tático, parecia um bando em campo. Hoje me convenci que Maradona não pode ser treinador, mas ele é uma figura, um personagem e seria um pecado uma Copa do Mundo sem a Argentina, sem Messi, sem Maradona. Se bem que eu acho que Dom Diego não chegará a Copa. A rejeição do ex jogador é muito grande e talvez a Associação de Futebol Argentino (AFA) chegue a um acordo e dispense o treinador. Esta é a minha opinião.

No segundo tempo, o jogo ficou ainda mais desinteressante após o gol do Chile em Santiago. Com isso as duas equipes não ficariam de fora. O Uruguai mais uma vez quase chegou ao gol com o zagueiro Lugano. Maradona querendo segurar o resultado resolveu tirar o atacante Higuaín e colocar o zagueiro Bolatti e o jogador do Huracán é quem faria o gol da classificação aos 39 minutos. Antes disso, Cáceres foi expulso por falta violenta em cima de Tevez. Na cobrança, Messi rolou para Verón que chutou para o gol, mas a bola bateu na zaga e sobrou limpara para Bolatti marcar. O banco de reservas argentino foi à loucura e no fim do jogo os Hermanos fizeram uma imensa festa no gramado do Estádio Centenário.

A Argentina chegou a Copa. Confesso que estava torcendo por isso. Não gostaria de ver os Hermanos de fora. Respeito e gosto muito do futebol argentino. Do meio para frente, eles têm uma seleção de respeito, uma das melhores do mundo, mas do meio para trás eles são muito fracos. O goleiro e os zagueiros são dignos de time pequeno aqui no Brasil e Maradona não é técnico. É motivador, é um personagem, mas não entende nada de tática e padrão de jogo. Seria o Renato Gaucho argentino.

Que bom que a Argentina conseguiu a classificação. Para o Uruguai restou, mais uma vez, a repescagem, desta vez não será contra a Austrália e sim a Costa Rica que é treinada pelo brasileiro René Simões. Vou torcer para o treinador brasileiro conseguir esse êxito de levar a Costa Rica a Copa, mas desde já afirmo que o Uruguai é o favorito. E vocês o que acharam do fim do martírio argentino?

Jogando em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, o Brasil apenas empatou com a Venezuela em 0x0. Nem os telespectadores brasileiros estavam interessados na partida da seleção. Estava todo mundo assistindo ao jogo da Argentina. Aposto que a maioria dos leitores aqui do Blog Futebol em Foco nem viram o jogo do Brasil.
A partida foi tecnicamente fraca, mas o resultado garantiu o simbólico título de campeão das Eliminatórias para o time de Dunga. Os destaques brasileiros hoje foram Kaká que acertou a trave no último lance após linda jogada individual e Luis Fabiano que buscou o gol de todas as maneiras. O ponto negativo ficou para o zagueiro Miranda que conseguiu ser expulso numa partida que não valia nada, com isso o são paulino está fora do primeiro jogo da Copa do Mundo e Dunga pode repensar se vai levar um zagueiro que já não pode jogar no primeiro jogo para a Copa. Talvez Miranda tenha perdido a chance de disputar o Mundial. A Venezuela fez a melhor campanha de sua história e para eles, empatar com o Brasil aqui, é um marco gigantesco.

O Brasil vai a Copa com tranquilidade. Agora, Dunga tem oito meses para montar o grupo que irá a África do Sul. O próximo jogo da Seleção Brasileira será no mês que vem. Amistoso contra a Inglaterra em Doha. Um bom teste para medirmos a força do grupo brasileiro.

Outros Resultados: Peru 1x0 Bolívia; Chile 1x0 Equador e Paraguai 0x2 Colômbia.