Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

URUGUAIO FORLÁN É O CRAQUE DA COPA 2010


Logo após a decisão entre Espanha e Holanda, a FIFA divulgou o nome do craque da Copa do Mundo de 2010. O escolhido foi o atacante Diego Forlán da seleção uruguaia.

Achei a decisão muito justa. Forlán jogou muito e teve grande participação na sensacional campanha da Celeste que culminou com o quarto lugar em gramados africanos.

Acho que a FIFA esperou por uma grande atuação individual na final da Copa, mas como não tivemos nenhum grande destaque no jogo decisivo, o prêmio foi para Forlán e foi muito merecido. Para alguns, surpreendente, mas ninguém pode questionar a justiça da escolha.

Forlán foi um dos artilheiros da Copa com cinco gols. O camisa 10 uruguaio teve pouco mais de 23% dos votos. Em segundo lugar, veio o holandês Sneijder com quase 22%. Na terceira posição ficou o atacante espanhol e também artilheiro do Mundial, David Villa com quase 17% dos votos dos jornalistas.

Forlán foi bem escolhido. Eu até falei isso aqui no Futebol em Foco mais cedo. Acertei os dois primeiros colocados. Só errei a ordem, mas a margem de erro na porcentagem dos votos foi mínima.

Eu duvido que Diego Forlán, depois do excelente Mundial que fez, continue no Atlético de Madri. Não podemos afirmar que o Atlético de Madri é um time pequeno na Espanha, mas agora o mundo está de olho no uruguaio de 31 anos.

Não acredito que Forlán vá levar o prêmio de melhor jogador do mundo em dezembro. Meu palpite vai para Messi ou Xavi ambos do Barcelona, mas não podemos menosprezar a temporada de Forlán que foi campeão da Liga Europa pelo Atlético de Madri e fez uma excelente campanha no Mundial pelo Uruguai. Com certeza, Forlán vai ficar entre os cinco finalistas na eleição do final do ano.

Gostei muito da escolha da FIFA. Premiou a seleção uruguaia e foi merecido. Ninguém jogou mais que Forlán nesta Copa. Gostei muito de Sneijder, mas Forlán foi mais importante e decisivo na campanha da seleção de seu país.

ESPANHA É A CAMPEÃ DA COPA DO MUNDO 2010

A decisão era inédita. A Holanda já tinha chegado a duas decisões. A Espanha era debutante. Foram os dois melhores times da Copa e depois de um empate sem gols no tempo normal, a Espanha marcou um gol aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação e é a nova campeã do mundo. Iniesta foi quem fez o gol histórico.

A Espanha já tinha conquistado a Eurocopa há dois anos e se consolida como a melhor seleção do mundo.

No início do jogo, a Holanda batia muito e a Espanha tomava a iniciativa do ataque. Aos quatro minutos, Sergio Ramos deu uma cabeçada forte, mas Stekelenburg fez uma bonita defesa. O primeiro chute holandês saiu aos sete minutos com Kuyt após uma bobeada de Busquets.

Sergio Ramos era a melhor opção de ataque da Fúria. O artilheiro Villa chutou de esquerda e a bola foi na rede pelo lado de fora. A Espanha foi bem melhor nos primeiros 15 minutos. Os holandeses estavam assustados. Parecia que a responsabilidade de estar numa final de Copa amedrontava a Holanda.

O jogo estava muito pegado. Com 20 minutos de jogo, o árbitro inglês Howard Webb já tinha dado quatro cartões amarelos. Mas o juiz deixou de expulsar De Jong que deu uma pisada no peito de Xabi Alonso. Foi um lance muito feio. O volante da Laranja recebeu apenas cartão amarelo.

A Holanda atacava pela direita com Robben que sempre era marcado por três espanhóis. No último minuto do primeiro tempo, Robben chutou e Casillas fez boa defesa mandando para escanteio.

O meia Sneijder não estava bem no jogo. Os holandeses abusavam de entradas duras. Aos 16, Robben teve a bola do jogo. Sneijder lançou e o camisa 11 chutou para defesa de Casillas. Era gol claro. A Holanda melhorou na etapa final. A Espanha teve uma boa chance com Villa, mas a zaga holandesa salvou.

O time da Espanha tem posse total de bola, mas falta chute na equipe espanhola. Os jogadores querem entrar tocando, não fazem o simples. A Holanda teve mais uma boa chance com Robben que ganhou de Puyol na corrida, mas se enrolou antes de concluir.

Com o passar do tempo, os dois times ficaram com medo de arriscar e o jogo foi para a prorrogação. Esta é a segunda Copa seguida que não é decidida no tempo normal.

Logo no segundo minuto do tempo extra, a Espanha chegou tocando e Xavi reclamou de penalidade não marcada por Howard Webb. Aos quatro, Fabregas saiu na cara do gol, mas Stekelenburg defendeu. Pela Holanda, o zagueiro Mathjisen teve boa chance de cabeça, mas testou para fora.

O técnico Bert Van Marwijk colocou Van der Vaart no lugar do volante De Jong. O time espanhol chegou com perigo em um chute de Jesus Navas, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

No início do segundo tempo da prorrogação, o zagueiro Heitinga foi expulso após cometer falta em Iniesta. O zagueiro já tinha cartão amarelo. Aos 11 minutos do segundo tempo, Fabregas deu belo passe para Iniesta chutar cruzado e fazer o gol da vitória. O gol do inédito título.

O futebol recebe a Espanha como nova campeã do mundo. Não foi surpresa para mim. Sempre disse que a Espanha tinha a melhor seleção da Copa. Apostei na Espanha como campeã no Bolão e acertei.

Parabéns a Casillas, Sergio Ramos, Pique, Puyol, Capdevilla, Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Fernando Torres, Pedro, Fabregas, Navas, Villa e Vicente Del Bosque. A Fúria é a melhor seleção do mundo e merecidamente foi campeã da Copa da África do Sul.

QUEM SERÁ O CRAQUE DA COPA?


A FIFA divulgou o nome dos dez jogadores que estão brigando pelo prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo. Os três primeiros, além do artilheiro do Mundial recebem prêmios.

Uma lista de jornalistas credenciados é que vai escolher o melhor jogador da Copa. Acho que o campeão da Copa vai emplacar também o craque da competição.

Neste ano, diferentemente das outras ocasiões, o nome do escolhido sairá após a decisão. Talvez seja para reparar injustiças como a ocorrida em 2002, quando o goleiro alemão Oliver Kahn foi o escolhido o craque antes do jogo decisivo em que falhou diante do Brasil.

Os jogadores que estão na briga pelo prêmio são: Iniesta, Villa e Xavi (Espanha), Sneijder e Robben (Holanda), Özil e Schweinsteinger (Alemanha), Forlán (Uruguai), Gyan (Gana) e Messi (Argentina).

Em minha opinião, os jogadores que apresentaram melhor futebol em gramados africanos foram Sneijder e Forlán, mas Villa e Xavi também estão bem cotados. Meu voto iria ou para Sneijder, cérebro do time holandês ou Diego Forlán, que fez uma excelente Copa com a camisa da Celeste.


Confira os últimos vencedores da Bola de Ouro:


1982: Paolo Rossi (Itália)

1986: Maradona (Argentina)

1990: Schillaci (Itália)

1994: Romário (Brasil)

1998: Ronaldo (Brasil)

2002: Kahn (Alemanha)

2006: Zidane (França)