Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

EMPATE NADA BOM PARA O VASCO

Paraná e Vasco jogaram no complemento da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e ficaram no empate em 1 a 1. Resultado nada bom para os vascaínos que saem da zona de rebaixamento (Vitória cai para o Z4), mas os três pontos eram prováveis por causa do frágil adversário que não vence há 13 rodadas.

O lanterninha disparado da competição, até que saiu na frente com gol de Alex Santana aos sete minutos de jogo. O chute do meia desviou em Leandro Castán e Martín Silva nada pôde fazer.

A zaga do Vasco, como de costume, dava espaços (principalmente nas bolas aéreas) e o time da casa poderia ter ampliado. Mas o Vasco também criava chances. Principalmente com Maxi López que ganha quase todas dos adversários, mas não tem com quem dialogar. Chega a dar pena do argentino. Andrés Rios e Giovanni Augusto desperdiçaram boas oportunidades em lances criados pelo camisa 11.

No último lance do primeiro tempo, veio o empate vascaíno. Ramon foi derrubado na área. Pênalti que Maxi López quis bater e o fez com muita tranquilidade. Tudo igual. Resultado justo para o primeiro tempo.

Na etapa final, o Paraná voltou mais agressivo e tudo ficou ainda pior para o Vasco após a expulsão de Leandro Castán aos 11 minutos por falta em Ortigoza. O zagueiro era o último homem e recebeu o cartão vermelho merecidamente. 

O Vasco só chegava com perigo se Maxi López participasse das jogadas. O argentino briga muito e esbanja categoria, mas sozinho não arruma nada. No Paraná, Alex Santana ameaçava com chutes de longa distância.

Impressionante a dificuldade que o Vasco tem em colocar a bola no chão. A equipe é muito desorganizada taticamente. O resultado foi péssimo para as pretensões do time carioca. O Paraná já está entregue. A Série B em 2019 é realidade que o Cruz-maltino quer evitar.

CEARÁ DEIXA ZONA DEPOIS DE 25 RODADAS

O Ceará confirmou o bom momento, venceu a Chapecoense por 3 a 1, de virada e deixa a zona de rebaixamento após 25 rodadas. O Vozão está entre os quatro últimos desde a segunda rodada da competição.

A fase é boa. A equipe não merece ficar entre as quatro piores até porque não é. O Ceará vem jogando mais do que qualquer outra equipe que esteja ali na parte de baixo da tabela e deixa o Z4 merecidamente. Ocupa atualmente a 15º colocação com 30 pontos. Ainda pode ser ultrapassado pelo Vasco que completa a rodada, mas não voltaria à zona da degola. O Vitória ficaria entre os quatro últimos.

A recuperação do time nordestino passa e muito pela chegada de Lisca. O treinador, com fama de doido, inflama os jogadores, participa o jogo inteiro orientando a equipe e é um dos maiores personagens desta reação pouca esperada, mas digna de registros.

O time tem apresentado outros destaques nesta campanha de recuperação. O goleiro Éverson é muito bom e ainda cobra faltas com muita qualidade. O lateral Samuel Xavier e o zagueiro Luiz Otávio dão consistência ao setor defensivo e na frente, Arthur e Leandro Carvalho formam uma grande dupla de ataque.

Uma coisa é certa: se o Ceará não cair, a diretoria terá que dar um jeito de arrumar uma estátua para Lisca "Doido", ídolo dos torcedores e uma figura bem folclórica.

Não é a primeira vez que o treinador "salva" o Ceará. Em 2015 evitou o rebaixamento para a Série C do Brasileiro e ali começava a idolatria. Todo fim de jogo que termina com vitória do "Vozão", o treinador vai para a galera e dá quase que uma volta olímpica sendo saudado pelos torcedores. Uma festa que pode ser completa no fim do Brasileirão. Pelo que vem jogando, o Ceará merece se salvar. A recuperação é impressionante. Recentemente venceu Flamengo, no Maracanã e Corinthians em Fortaleza.