Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CHAMUSCA DEIXA O SPORT


O técnico Péricles Chamusca não é mais treinador do Sport. Depois de mais uma derrota - no último sábado em casa contra o Cruzeiro (a equipe pernambucana abriu 2x0, mas tomou a virada), Chamusca entregou o cargo. O técnico já percebeu que não tem mais nada a fazer para evitar o rebaixamento do Leão da Ilha, que deve ser consumado na quarta-feira contra o Palmeiras no Palestra Itália.

A temporada do Sport tinha tudo para ser inesquecível. Com o título da Copa do Brasil do ano passado, o time chegou a Libertadores da América e foi bem na primeira fase, mas acabou eliminado nas oitavas de final, nos pênaltis para o Palmeiras. Foi aí que começou a crise. Nelsinho Baptista foi demitido e o clube ficou sem rumo. Leão foi contratado, mas pouco durou e Chamusca não poderia ter feito mais do que fez, mas também não acho certo abandonar o barco na hora do naufrágio. O treinador deveria ter seguido com o grupo.

Péricles Chamusca teve destaque no cenário nacional em 2004 com o título da Copa do Brasil pelo Santo André. Dois anos antes foi vice campeão da mesma competição comandando o Brasiliense.

Neste Campeonato Brasileiro, o Sport tem apenas sete vitórias em 33 jogos. Quem não tem boa lembrança do Sport são os flamenguistas. A equipe carioca foi jogar na Ilha do Retiro no primeiro turno da competição e vencia facilmente por 2x0, mas sofreu quatro gols em menos de dez minutos e perdeu o jogo. Se a equipe rubro-negra tivesse mantido a vantagem na partida, hoje seria líder do Brasileirão. Que falta estão fazendo esses três pontos.

Para a sequência do campeonato, o Sport deve ser comandado pelo interino Levi Gomes e na virada do ano, o clube anuncia o técnico que comandará o time na Série B de 2010.

O INIMIGO DOS PALMEIRENSES


A diretoria do Palmeiras não pode nem ouvir falar no nome de Carlos Eugênio Simon. A revolta pela arbitragem de ontem no Maracanã é geral. O presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo afirmou que o árbitro agiu de má fé e a favor de algum time. Já o gerente de futebol, Toninho Cecílio chamou Simon de canalha pela péssima atuação ontem. Até no site oficial do clube Simon é hostilizado.

O juiz anulou equivocadamente um gol de Obina. O atacante foi puxado na área, mas Simon marcou o contrário. Os palmeirenses reclamam também de um pênalti no zagueiro Danilo e da não expulsão de Alan que acertou uma cabeçada no colombiano Armero, que precisou deixar o campo para fazer curativo. Os erros foram grosseiros, principalmente no lance de Obina, ainda mais para um juiz que já foi a duas Copas do Mundo (2202 e 2006). Mas o gaúcho deve ter muita moral na CBF, já que mesmo errando toda hora, Simon já está pré selecionado a Copa de 2010 na África do Sul. Vale lembrar que há duas semanas, Rogério Ceni também fez duras criticas ao juiz e pediu para quer ele não apitasse mais os jogos do Tricolor no Campeonato. Agora é o Palmeiras quem pede o veto. Daqui a pouco, Simon não poderá mais atuar nos jogos aqui no Brasil.

Todos sabem que existem árbitros bem melhores tecnicamente que o gaúcho. Leonardo Gaciba e Paulo César de Oliveira são melhores e nunca tiveram a chance de nem sequer serem lembrados para uma Copa do Mundo. A CBF só pensa em Simon e enquanto isso, o gaúcho vai errando e desagradando os principais clubes brasileiros. Até quando Simon vai errar e continuar apitando os jogos?

FRED É O CARA


O Fluminense venceu mais uma no Campeonato Brasileiro e ganhou duas posições na tabela, mas segue na zona de rebaixamento com 36 pontos. A equipe tricolor bateu o antigo líder, Palmeiras (após 20 rodadas, o time paulista perde a liderança) por 1x0 com gol do matador Fred que assumiu a responsabilidade e conduz os cariocas a vitórias importantes. Este foi o nono jogo do Flu sem ser derrotado.

A partida começou debaixo de um sol escaldante e o time da casa tomou a iniciativa. Se não fosse Bruno, substituto de Marcos no gol palmeirense, Fred já teria aberto o placar aos três minutos. Depois o ritmo diminuiu e entrou em cena o juiz Carlos Eugênio Simon. O gaúcho anulou equivocadamente um gol de Obina de cabeça, alegando falta do atacante, mas na verdade Obina é quem foi puxado no lance, mas mesmo assim conseguiu finalizar. O erro foi grosseiro e as más línguas já dizem que foi mais uma ajuda ao São Paulo (que se beneficiava com uma derrota alviverde). Pouco depois, o lateral Dieguinho quase marca para o Flu em um chute cruzado que Bruno salvou com a ponta dos dedos. O zagueiro Dalton também chegou perto numa cabeçada que raspou a meta palmeirense.

Na etapa complementar, os times voltaram procurando jogo, mas os cariocas estavam mais ligados e com mais vontade e determinação, marca registrada deste time do Fluminense. O gol tricolor saiu após cobrança de escanteio de Conca e Fred subiu mais que todo mundo e cabeceou sem chances para Bruno. Mais uma vez o capitão e artilheiro Fred foi decisivo. Depois do gol, Muricy colocou o Palmeiras mais a frente, mas o setor defensivo do Fluminense esteve perfeito e segurou o placar até o fim para alegria dos quase 67 mil torcedores presentes ao estádio.

O Fluminense derrotou Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras. Passou pela fase braba da tabela e agora terá adversários teoricamente mais tranquilos. O próximo jogo será no Maracanã que deverá estar lotado mais uma vez (os jogadores merecem o apoio da torcida) contra o Atlético-PR. O maior problema do Tricolor é que o Botafogo vem ganhando e a diferença para fugir da degola segue em cinco pontos e faltam apenas quatro rodadas para o fim da competição. Eu continuo achando difícil, mas preciso tirar o chapéu para esse time do Fluminense. Antes, achava que faltando quatro rodadas o Flu já estaria matematicamente rebaixado e se continuar com essa entrega e luta em campo, o time pode até se salvar do rebaixamento para felicidade dos meus amigos Marquinho de Nilópolis, Ivinho de São Cristóvão e Carlos Andrade.

O Botafogo finalmente jogou bem e convenceu no Engenhão. A equipe derrotou o Coritiba por 2x0 com gols de Renato e Lúcio Flávio, chegou a terceira vitória seguida no Brasileirão e pode respirar mesmo estando na 16º colocação.

Logo no primeiro minuto, Jobson, um dos destaques da partida, quase marca. O goleiro Vanderlei ainda evitou uma boa chance do lateral Alessandro. O time de Ney Franco, ex treinador do Botafogo, jogava no contra-ataque, talvez pensando em explorar o nervosismo dos cariocas, mas não deu certo. E aos 37 minutos, após tabelar com Diego, Renato recebeu na frente e de canhota marcou o primeiro do Alvinegro. Na partida de quarta-feira pela Copa Sul-Americana, Renato foi muito bem e hoje novamente se destacou. Sempre falei que o meia deveria ser titular do Botafogo. Ele é bom jogador.

No segundo tempo, o Coxa arriscou mais, principalmente depois da entrada de Marcos Aurélio no lugar do limitado Jailton e o próprio Marcos Aurélio quase empata, mas Jefferson estava lá para garantir o resultado. O lateral-zagueiro Diego quase amplia aos 12. Esse Diego é muito bom jogador. Excelente indicação do Estevam.

O gol da respirada veio aos 22. Reinaldo lançou para Lúcio Flávio, que em posição irregular, fez um lindo gol. E como ninguém marcou nada, o jogador saiu comemorando. Vale lembrar que essa é a segunda partida seguida no Engenhão que o Botafogo é favorecido pela arbitragem. No jogo passado, contra o Náutico, o time venceu com um gol em um pênalti arrumado.

Com a vitória, o Fogão empatou com o Coxa com 41 pontos, mas os paranaense têm vitórias a mais. Na semana que vem Estevam Soares vai enfrentar o ex time, o Barueri fora de casa e o Coritiba que ainda segue ameaçado pelo rebaixamento, joga em casa contra o Atlético-MG.

Outros Resultados: Vitória 0x1 Avaí; Santos 3x1 Náutico; Sport 2x3 Cruzeiro; Corinthians 2x0 Santo André; Barueri 1x1 Internacional e Atlético-PR 2x0 Goiás.