Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ABRIU-SE A JANELA


A Confederação Brasileira de Futebol pediu e a FIFA atendeu. A janela de transferências para jogadores vindos do exterior será aberta antes do mês de agosto. A data precisa ainda não está confirmada, mas o atleta que estiver retornando ao futebol brasileiro terá condições de jogo ainda no mês de junho.

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto pediu para que a CBF encaminhasse o pedido à FIFA. Novelletto atendeu solicitação do Grêmio que será um dos clubes beneficiados com a abertura antecipada da janela.

Além do Grêmio, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Vasco tirarão proveito desta novidade. O Grêmio acertou com o atacante argentino Ezequiel Miralles, ex-Colo-Colo e com o pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira Gilberto Silva. O Galo teria em campo mais cedo o atacante Guilherme e o volante Dudu Cearense. No Botafogo, o ex-santista Renato já teria condições para estrear com a camisa alvinegra. No Corinthians, o meia Alex, contratado a peso de ouro também poderia mostrar se o alto investimento foi válido. Além da torcida do Vasco que conta os minutos para celebrar o retorno do ídolo Juninho Pernambucano.

Os clubes que não tinham pressa em negociar com atletas do exterior também podem se apressar com a nova medida. O São Paulo pode fechar a qualquer momento com o zagueiro uruguaio Coates do Nacional-URU e o Flamengo negocia com Airton, ex-jogador do clube, atualmente no Benfica e o atacante André, ex-Santos que tem o passe pertencente ao Dínamo de Kiev-UCR. No Peixe, Zé Roberto pode voltar. Assim como o Palmeiras pensa em trazer de volta ao clube o zagueiro Henrique que está no Racing Santander-ESP, mas é do Barcelona.

De um modo geral, foi bom para os clubes brasileiros a abertura da janela. Assim os torcedores não vão precisar esperar até quase o final do primeiro turno para verem seus times completos.

AGORA QUEM APOSTA EM CARLOS ALBERTO É O BAHIA


O Bahia parece mesmo ser um centro de reabilitação de jogadores problemáticos. Depois de pegar Jobson e apresentar Ricardinho. A bola da vez é Carlos Alberto que foi anunciado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho via twitter na noite da última sexta-feira. O acerto aconteceu depois de fracassar na negociação com Marcos Assunção que preferiu renovar seu vínculo com o Palmeiras.

O Tricolor da Boa Terra será o sétimo clube brasileiro do apoiador de 26 anos. Depois de surgir no Fluminense, Carlos Alberto foi campeão brasileiro no Corinthians em 2005, venceu a Série B pelo Vasco em 2009, mas acumulou passagens sem brilho e polêmicas com as camisas do São Paulo, Botafogo e mais recentemente do Grêmio.

A apresentação do apoiador aconteceu antes do confronto contra o Flamengo no Estádio Pituaçu e o contrato será válido até dezembro. O dono do passe do atleta é o Vasco, mas o jogador estava emprestado ao Grêmio onde não conseguiu ficar nem três meses.

Nos últimos dias, chegou a informação de que Carlos Alberto poderia ser envolvido com o Avaí para que o Tricolor Gaúcho conseguisse a liberação do meia Marquinhos, mas em nenhum momento, CA se interessou em atuar em Florianópolis. Mas o jogador-problema não pode se dar ao direito de escolher equipe. Carlos Alberto já está queimado no Rio e em São Paulo. Acho que em Porto Alegre também não tem espaço e em Minas Gerais, o Atlético-MG até que pensou, mas logo desistiu da negociação.

Quando será que Carlos Alberto colocará a cabeça no lugar? Mais uma vez afirmo que esta pode e deve ser a sua última chance em um time de elite do futebol brasileiro. Bola, eu acho que ele tem de sobra, mas o cérebro é bem pequeno. Se eu fosse torcedor do Bahia, colocaria a barba de molho. Ou o centro de reabilitação dá certo ou podemos ter mais um descenso para o Esquadrão de Aço.

REBAIXAMENTO INESPERADO NA FRANÇA


O Campeonato Francês terminou no último final de semana com o título do Lille depois de 57 anos, mas a grande surpresa por lá foi o rebaixamento do Monaco, clube tradicional no país, que perdeu para o Lyon por 2 a 0. Uma vitória em casa livraria o Monaco e rebaixaria o Nice.

A equipe que conta com o zagueiro brasileiro Adriano, ex-Grêmio, estava na elite francesa há 34 anos. O time do técnico Laurent Banide (foto) ficou na antepenúltima colocação com 44 pontos. Lens e Arles-Avignon também foram rebaixados na França.

No ano 2000, o Mônaco conquistou o Nacional. Três anos depois, o título da Copa da Liga Francesa. Em 2004, foi vice-campeão da Champions League (eliminando Real Madrid e Chelsea) ao perder a decisão para o Porto.

Um dos destaques do Monaco era Park Young, integrante da Seleção da Coreia do Sul nas Copas de 2006 e 2010. Quem também fazia parte do elenco do clube do principado era o brasileiro Eduardo Costa que foi emprestado ao Vasco no meio da temporada européia. Com o descenso do Mônaco, fica mais fácil que o clube da Colina consiga prorrogar o empréstimo do volante. Quem também tem uma identificação com o clube é o técnico Ricardo Gomes que passou por lá como treinador entre 2007 e 2009.