Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CORINTHIANS É O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2011

O Corinthians não venceu, mas também nem precisava. O empate sem gols diante do Palmeiras, no Pacaembu, garantiu o quinto título brasileiro ao time do Parque São Jorge.



Antes do início do jogo, uma bonita e justa homenagem para Sócrates, falecido na madrugada de domingo. Todos os jogadores e torcedores do Corinthians fizeram o gesto característico do ex-jogador que comerava gols com o braço erguido.


O Palmeiras não amoleceu e chegou, em alguns momentos, até a ser mais perigoso que o Timão. Maikon Leite mandou, de cabeça, uma bola na trave de Júlio César na segunda etapa.


Mais de 34 mil pessoas puderam comemorar a conquista e nem o gol do Vasco contra o Flamengo no Engenhão (ignorado pelo sistema de som do estádio) ameaçou o título corintiano. Talvez pelo nervosismo, o Corinthians errava muitos passes e o Palmeiras estava melhor em campo. Marcos Assunção levava perigos nas bolas paradas.


No final do primeiro tempo, os jogadores do Corinthians reclamaram de um pênalti em cima de Willian. O zagueiro Henrique tocou no atacante, mas o árbitro Wilson Luiz Seneme mandou o jogo seguir.


O segundo tempo mal tinha começado e o Palmeiras perdeu o chileno Valdívia, expulso por agredir Jorge Henrique. Sem o meia, a criação do Verdão ficou precária, mas o Corinthians nem parecia estar com um jogador a mais. No Rio de Janeiro, o Flamengo empatou o jogo contra o Vasco para delírio da Fiel. Desta vez, o placar eletrônico do Pacaembu funcionou.


O Corinthians não conseguia atacar. Alex, bem marcado por Márcio Araújo, não municiava o ataque. A cabeçada na trave assustou muito os corintianos. O Palmeiras chegou a marcar um gol com Henrique, mas o impedimento foi corretamente assinalado pelo trio de arbitragem.


A vantagem numérica do Corinthians terminou quando o zagueiro Wallace fez falta em Maikon Leite no meio campo e foi expulso. Mais uma confusão em campo. Jorge Henrique deu o famoso ''chute no vácuo'' e foi agredido pelo volante João Vitor que foi expulso pelo árbitro.


Antes de terminar o jogo no Pacaembu, o Corinthians já era campeão graças ao ermpate no Rio de Janeiro. A torcida explodia nas arquibancadas e bastou esperar o apito final de Wilson Seneme para os jogadores comemorarem com os torcedores no Pacaembu.


A campanha do Corinthians foi muito boa e o título, mais do que merecido. Em um campeonato tão equilibrado quanto o Brasileiro não é nada fácil liderar 27 das 38 rodadas disputadas. Em nenhum momento, o Corinthians ficou fora do G-5 na classificação. A equipe de Tite foi a que mais venceu na competição (21) e a que menos levou gols (36).


Não dá para apontar nenhum grande craque na campanha corintiana. Lá atrás, a zaga foi muito bem. Leandro Castán foi, em minha opinião, um dos melhores zagueiros da competição. Paulo André barrou o ex-capitão Chicão e entrou muito bem na defesa. O goleiro Júlio César foi bem regular. No meio, os volantes Ralf e Paulinho são os melhores do país e Liédson andou marcando gols importantes. Não chega a ser um super time, mas é bem treinado por Tite que conquistou o primeiro título brasileiro na carreira.


Parabéns ao Corinthians pela bela campanha e pelo título que foi justo. O futebol paulista volta a ser campeão brasileiro depois de dois anos em que o caneco ficou no Rio de Janeiro (com Flamengo em 2009 e Fluminense em 2010).

VICE PARA O VASCO E PRÉ LIBERTADORES PARA O FLAMENGO

Não deu para o Vasco, mas a torcida ficou muito orgulhosa da campanha do time com o vice campeonato brasileiro. Com o empate em 1 a 1 diante do Flamengo, o Cruz-maltino terminou o Campeonato Brasileiro na segunda colocação, dois pontos atrás do Corinthians.


O Flamengo terminou na quarta colocação e vai disputar a Pré Libertadores contra o Real Potosí-BOL. A torcida aproveitou para ironizar mais um vice do eterno rival.


O jogo no Engenhão começou com o Flamengo melhor e ocupando mais o sistema ofensivo. Vanderlei Luxemburgo resolveu apostar no chileno Fierro e no garoto Negueba como titulares, mas a alternativa não deu muito certo.


Fierro deu o primeiro chute a gol, mas Fernando Prass apenas observou a bola que passou à direita. Na resposta, Felipe tocou para Fágner que bateu assustando o goleiro rubro-negro.


O Flamengo chegou novamente, desta vez com Thiago Neves, e a bola raspou a trave vascaína. Logo depois, a jogada mais polêmica da partida. Diego Souza avançou na área e foi agarrado pela camisa por Willians, mas o árbitro Péricles Bassols ignorou a penalidade máxima que foi claríssima.


Melhor em campo, o Vasco abriu o marcador aos 29 minutos. Nilton fez bela jogada pela direita, entortando Fierro e cruzou na medida para Diego Souza, que cabeceou com estilo para marcar. Alex Silva pulou e não achou nada. Falha do zagueiro e gol do Vasco. Mas faltava a ajuda palmeirense em São Paulo.


No intervalo, Luxemburgo sacou Fierro e Negueba para colocar Muralha e Deivid (deveria ter começado assim) e o time cresceu de produção. Mas foi o Vasco quem quase marcou mais um em chute cruzado de Fágner, mas Felipe fez bonita defesa.


O empate rubro-negro veio aos 10 minutos em jogada iniciada por Ronaldinho que lançou muito bem para Deivid tocar para Renato Abreu que fintou o marcador e tocou, com categoria, sem chances para Fernando Prass. Bonito gol do Flamengo.


Cristóvão Borges mexeu no time e tirou Felipe e Fellipe Bastos para colocar Bernardo e Eduardo Costa (que voltava após lesão). Mas logo depois, Jumar fez falta muito violenta em Junior César e, como já tinha cartão amarelo, foi acertadamente expulso de campo. Poderia ter levado o vermelho direto.

Após boa jogada de Dedé no ataque, a bola chegou até a Bernardo que chutou forte, mas Felipe salvou o Flamengo. Depois disso, só deu Flamengo e Fernando Prass evitou uma derrota vascaína. Ronaldinho recebeu na esquerda e chutou e lá estava Prass para salvar com a ponta dos dedos mandando para escanteio. Depois, Deivid fez linda jogada na área e o arqueiro do Vasco mostrou porque foi eleito um dos melhores da posição na competição.


O time do Vasco cansou devido ao alto número de jogos na temporada e ainda por cima, jogava com um a menos. No fim, Renato Abreu foi expulso e quase partiu para as vias de fato com Péricles Bassols. Depois do apito final, o vascaíno Felipe também recebeu o vermelho por reclamação.


As duas torcidas sairam do Engenhão aplaudindo suas equipes. Para os flamenguistas, vaga na Libertadores e mais um vice do Vasco. Já os vascaínos têm motivos de sobra para ter orgulho da equipe em 2011.


Outros resultados: Botafogo 1 x 1 Fluminense; Atlético-GO 5 x 1 América-MG; Atlético-PR (rebaixado) 1 x 0 Coritiba; Internacional (na Pré Libertadores) 1 x 0 Grêmio; Bahia 2 x 1 Ceará (rebaixado); São Paulo 4 x 1 Santos; Cruzeiro 6 x 1 Atlético-MG e Avaí 1 x 1 Figueirense.

BOCA JUNIORS É O CAMPEÃO DO APERTURA 2011

Depois de três anos de jejum, o Boca Juniors volta a conquistar o Campeonato Argentino. O time xeneize foi campeão com duas rodadas de antecedência ao bater o lanterna Banfield por 3 a 0 e chegar aos 39 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Racing que tem 28.



Os gols da partida foram marcados pelo centroavante Cvitanich, duas vezes e o meia Diego Rivero completou o placar para delírio dos torcedores em "la Bombonera".


O time do técnico Julio Falcioni foi o melhor durante toda a competição e sobrou no Apertura. Com o título, o Boca está de volta à Taça Libertadores da América, onde reencontrará o Fluminense, algoz em 2008. Os dois times estão no mesmo grupo na primeira fase da competição internacional.


Os destaques do time campeão são o goleiro Orion, além dos atacantes Cvitanich, Pablo Mouche e Viatri. O meia Riquelme mais esteve lesionado do que atuando e a equipe mostrou que há vida sem Román.


Parabéns ao Boca Juniors e vamos ver se a equipe argentina recupera o futebol que o fez ser um dos times mais temidos do continente.