Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

XAVI E MESSI BRILHAM E BARÇA BATE O MILAN

O Barcelona foi até à Itália e venceu o Milan por 3 a 2 no Estádio San Siro, pela quinta rodada da primeira fase da Champions League. Com o resultado, os catalães chegaram a 13 pontos e garantiram o primeiro lugar do Grupo H. O Milan também já está classificado, mas passa em segundo da chave.

O técnico Massimiliano Allegri resolveu deixar Alexandre Pato no banco de reservas para começar a partida com Robinho ao lado de Ibrahimovic. No Barça, Daniel Alves e Iniesta eram os desfalques. Fàbregas entrou como titular no meio campo.

O time italiano começou pressionando a saída de bola do Barça, mas não adianta, já que o toque de bola dos espanhóis é algo imarcável.

Qualquer passe errado do Milan era um tormento para a zaga comandada pelo brasileiro Thiago Silva. Em uma jogada rápida, Keita apareceu pela esquerda, cruzou e o holandês Van Bommel, ex-jogador do Barça, colocou para dentro, marcando gol contra, mas se o volante não toca, fatalmente Xavi marcaria o gol do Barça.

Só que o time da casa não se abateu e chegava com perigo, sempre pela esquerda com Ibrahimovic, desafeto declarado de Pep Guardiola. Em um lance, Seedorf fez linda jogada e o sueco deixou tudo igual em Milão.

Robinho, pelo Milan e Messi, no Barça, conseguiram perder chances inacreditáveis, ambas na pequena área. Mas a velocidade do Barcelona faz a diferença e Xavi foi derrubado na área por Aquilani. Pênalti marcado. Messi cobrou, com paradinha e o árbitro alemão Wolfgang Starck mandou repetir e deu cartão amarelo ao argentino. Na reprise, batida forte do argentino para marcar o segundo do Barça.

No Barcelona, Messi estava bem e Xavi jogava muito. Villa destoava perdendo muitas bolas na frente. No time italiano, Ibrahimovic lutava e Boateng também fazia uma boa partida.

Na etapa final, Pato entrou no lugar do apagadíssimo Robinho (que não pode ser titular desta equipe). Aos oito minutos, após rebatida de Mascherano (que no Barça, atua como zagueiro), a bola chegou para Boateng que se livrou da marcação e acertou um belo chute cruzado para empatar a partida.

O Milan até que melhorou, mas o Barça conta com o melhor do mundo (Messi) e o melhor jogador espanhol de todos os tempos (Xavi) e a dupla colocou os catalães em vantagem novamente. Messi recebeu na intermediária e deu um passe de cinema para o meia tocar na saída de Abbiati. Que jogada!

Depois de sofrer o terceiro gol, o Milan se abateu e não encontrou forças para reagir. Allegri não tem muitas opções no banco. Falta elenco ao Rubro-Negro italiano. Guardiola ainda sacou Villa para a entrada do chileno Sanchéz e o time cresceu de produção. Quem também reapareceu, voltando de lesão, foi o atacante Pedro Rodriguez. Essa é a diferença. O Barça tem elenco, um time multimilionário e cheio de craques. Nem a ausência de Iniesta, um dos melhores meias do mundo, fez falta para Guardiola.

Essa Champions League está se desenhando para uma disputa pelo título entre Barcelona e Real Madrid. Ainda não vi nenhuma outra equipe que possa ameaçar a conquista de um dos gigantes espanhóis. Veremos?

DESFALQUE FORA DE HORA

O Vasco teve uma importância baixa para a reta final final do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. O atacante Eder Luis fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo e terá de ser operado e ficará afastado dos gramados de 45 a 60 dias.



Sendo assim, o técnico Cristóvão Borges terá de quebrar a cabeça para encontrar um substituto para o ponta dentro do elenco vascaíno. Eder Luis é um dos jogadores mais regulares e participativos do time. Nesta temporada, dos 71 jogos do Vasco, Eder esteve em campo em 61. No Brasileirão, foram apenas quatro partidas de fora.


Está certo que Eder Luis, principal jogador na decisão da Copa do Brasil contra o Coritiba, não vinha jogando bem ultimamente pelo Brasileiro, mas fará muita falta. Até porque, a jogada pela direita, quase sempre com o lateral Fagner, é uma das princiais armas do clube carioca.


Sobre os substitutos, eu considero que a melhor opção seria escalar o jovem Bernardo no ataque ao lado de Elton, mas por posição, quem joga mais parecido com Eder é Leandro, mas este ainda não se encontrou com a camisa do Vasco. Outra alternativa e a que eu acho que será a utilizada (apesar de não concordar), seria a entrada de um jogador de meio campo (Allan ou Fellipe Bastos) com Diego Souza sendo adiantado para o ataque.


Vamos ver o que Cristóvão Borges fará para suprir a ausência do velocista, mas este é mais um desafio neste ano do Vasco que parece ter que superar vários obstáculos para ter sucesso.