Pesquisar este blog

sábado, 19 de novembro de 2022

INSTITUTO EMPATA COM ESTUDIANTES DE CASEROS E SOBE PARA A PRIMEIRA DIVISÃO DA ARGENTINA

O Instituto de Córdoba é o dono da última vaga na elite do futebol argentino para a próxima temporada. Depois de 16 anos, a equipe voltará a primeira divisão.  

A vaga foi obtida após empate em 1 a 1 com o Estudiantes de Caseros no Estádio Monumental de Alta. O time da casa jogava pelo empate por ter melhor campanha durante a primeira fase. O campeão da B Nacional foi o Belgrano. Com o acesso do Instituto, teremos três equipes cordobesas na primeira divisão (Talleres já faz parte do Campeonato Argentino).

No jogo de ida em Caseros, empate sem gols para Estudiantes e Instituto. No jogo decisivo, os visitantes saíram na frente com gol de cabeça de Juan Cruz Randazzo. O Estudiantes teve dois jogadores expulsos (Lautaro Lusnig e Elias Alderete) e ficou com nove em campo.

 O gol de empate e que deu a vaga ao Instituto na primeira divisão depois de 16 temporadas saiu aos 11 da etapa final e foi marcado pelo zagueiro Fernando Alarcón, de cabeça. Festa para os donos da casa e a quipe comandada por Lucas Bovaglio estará na primeira em 2023. 

GANHADOR DA BOLA DE OURO, BENZEMA É MAIS UMA BAIXA DA FRANÇA PARA A COPA

A França foi, sem dúvidas, a Seleção que mais sofreu com desfalques às vésperas da Copa do Mundo, mas agora o baque é o maior de todos. Ganhador da Bola de Ouro como melhor jogador do mundo na última temporada, Karim Benzema é a baixa da vez.

Uma lesão na coxa esquerda após treinamento no Catar é a causa do corte do atacante que não esteve na Copa da Rússia em 2018, mas jogou o Mundial em 2014.

Didier Deschamps tem até a próxima segunda-feira para anunciar o substituto. A França estreia no dia seguinte contra a Austrália.

Com o corte de Benzema, já passo a achar que a França perde força. Inclusive no próprio grupo. Já vejo a Dinamarca com mais chances de terminar na primeira colocação. Isso pode fazer com que os franceses já encarem a Argentina em uma hipotética oitavas de final.

Benzema tem sofrido com lesões na atual temporada europeia. Participou de 12 dos 21 jogos do Real Madrid.  

VAI COMEÇAR A COPA DO MUNDO DE 2022. QUEM FICA COM O TÍTULO?

Vai começar a Copa do Mundo de 2022. Está tudo pronto para rolar a bola no Catar, um país que é menor que o Sergipe o que vai facilitar o deslocamento. Dá até para ver mais de uma partida no mesmo dia. O Mundial deste ano tem uma grande quantidade de Seleções com condições de serem campeãs. Acho que nunca uma Copa teve seis, sete, oito equipes com condições de título.

Mas vou tentar resumir essa lista. Acho que dificilmente , o caneco não fica entre Argentina, Brasil e França (esta com menos chances por causa de desfalques). A Alemanha nunca pode ser desprezada. A Espanha conta com uma geração promissora e talentosa. Holanda e Inglaterra podem chegar longe. Não acredito muito em Bélgica e Portugal (muito por causa da teimosia do técnico Fernando Santos).

Algumas seleções prometem fazer bonito, mas não para brigarem pelo título. Acho que a Dinamarca tem tudo para ser a queridinha no Catar. Croácia e Sérvia também podem fazer bonito e chegar em fases agudas. O Uruguai conta com grandes jogadores, mas sinto que falta algo, apesar de ser perigosa e criativa demais do meio para frente.

Para estrelas da Copa, temos algumas opções óbvias como Messi, Neymar, Mbappé e Benzema. Mas os jovens Ansu Fati, Gavi e Pedri podem fazer a Espanha ir longe. Assim como a Inglaterra do artilheiro Harry Kane e de bons coadjuvantes como Phil Foden e Mason Mount.

A Argentina não é só Messi. Di Maria está muito bem. Assim como De Paul e Julián Álvarez pode ser uma agradável surpresa. O Brasil também não é mais Neymardependente. Lucas Paquetá, Raphinha e Vinícius Júnior tem tudo para se destacar. Outras estrelas como De Bruyne, Cristiano Ronaldo (apesar da péssima fase no  e Manchester United) e Bernardo Silva vão desfilar nos gramados cataris.

Vou tentar dividir os favoritos em prateleiras. Argentina e Brasil são os mais cotados com a França logo a seguir mesmo sem Kanté, Pobga e companhia. Espanha, Alemanha e Holanda (que tem um emparelhamento bem agradável) tem tudo para ficarem ali no mínimo nas quartas de final. 

O Brasil caiu em um grupo equilibrado. Sem nenhuma baba. Mas os mata-matas dos brasileiros serão durezas. A Argentina tem que ficar ligada em um possível jogo de risco já nas oitavas contra Dinamarca ou França e Alemanha e Espanha, que estão na mesma chave, devem decidir o primeiro lugar da chave e o caminho de cada uma até o fim da competição. A Inglaterra tem aquela estigma de faltar camisa e a Bélgica eu desisti de acreditar.

Serão quatro semanas de muita emoção, surpresas e, com certeza, um futebol bem jogado. Copa do Mundo é bom demais e chegou a hora de celebrarmos este momento.

Vou deixar aqui, em negrito, os meus favoritos em cada grupo da Copa:

Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia

Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia

Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Grupo H: Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul