Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

JORGINHO É O NOVO TÉCNICO DO FLAMENGO

O favorito foi o anunciado. Jorginho é o novo técnico do Flamengo e inclusive já foi apresentado e começou a trabalhar no clube pelo qual brilhou na década de 80 como jogador.

O contrato terá validade até dezembro de 2014. Jorginho chega com o auxiliar Aílton Ferraz (também com passagem pelo clube como atleta). O novo treinador vai receber menos da metade do que o antecessor, Dorival Júnior.

A carreira de Jorginho no banco de reservas não é tão vasta. Começou no América em 2005 e depois tornou-se auxiliar técnico de Dunga na Seleção Brasileira, onde ficou até a Copa do Mundo de 2010. No mesmo ano, foi para o Goiás e acabou sendo demitido antes do rebaixamento do clube esmeraldino. Destacou-se no Figueirense em 2011 quando quase conquistou uma vaga para a Taça Libertadores da América no ano seguinte. A equipe catarinense terminou o Brasileirão daquele ano na sétima colocação.

Jorginho saiu do Brasil e foi para o Kashima Antlers, mas não teve bom desempenho no Campeonato Japonês e amargou um modesto 11º lugar, mas venceu a Copa da Liga Japonesa. Ao deixar a Terra do Sol Nascente, passou 15 dias acompanhando treinamentos de Barcelona e Real Madrid em busca de maior especialização.

A escolha por Jorginho teve o dedo de Zico. No ano passado, o clube já tentara fechar com o treinador, mas este ainda possuía vínculo no Japão. Pelo Flamengo, como jogador, Jorginho foi campeão carioca em 1986 e venceu o Brasileiro no ano seguinte.

É um treinador que nunca treinou um time de massa, mas fez parte da comissão técnica da Seleção em um Mundial. É identificado com o Flamengo. Pode ser uma boa, mas não teria tanta certeza de sucesso em curto prazo.