Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VAI COMEÇAR O CAMPEONATO CARIOCA


E vai rolar a bola na Cidade Maravilhosa. O Campeonato Estadual começa neste sábado e nesse ano, além de contar com grandes jogadores como Adriano, Petkovic, Carlos Alberto, Dodô, Conca, Fred, Sebastian Abreu e Herrera, o Cariocão terá o campeões brasileiros das Séries A e B.

O Flamengo luta pelo tetracampeonato seguido, fato jamais alcançado no Rio de Janeiro e além de manter a base que foi campeã nacional, o Fla trouxe Vagner Love para formar dupla de ataque ao lado do Imperador Adriano.Bruno, LéoMoura, Ronaldo Angelim, Maldonado e Juan continuam. Além de lOve, o Fla acertou apenas com Fernando e Michael.

O Fluminense contratou pouco (apenas quatro reforços), mas manteve o elenco que conseguiu o milagre em 2009 e evitou o rebaixamento no Brasileirão. A manutenção de Cuca foi uma boa, assim como as chegadas do lateral Júlio César, ex-Goiás e do meia Everton que estava no Barueri.

O Botafogo vem com sotaque espanhol. A dupla de ataque deve ser formada por “Loco” Abreu, candidato a ídolo alvinegro e Herrera que estava no Grêmio. No meio campo, o meia Lúcio Flávio continua comandando as jogadas de ataque do time. As baixas foram os atacantes André Lima, Jobson, Reinaldo e Victor Simões, além do capitão Juninho que foi para a Coréia do Sul, mas para seu lugar o Fogão trouxe Antônio Carlos que já jogou no futebol carioca.

O Vasco foi o time que mais contratou e o único que mudou de técnico. Vagner Mancini assumiu a vaga de Dorival Junior. O principal reforço cruzmaltino foi Dodô que volta ao futebol após cumprir um ano e meio de suspensão por doping. O Vasco também investiu em jogadores que se destacaram por equipes menores, casos de Márcio Careca, Léo Gago, que fez um excelente Campeonato Brasileiro pelo Avaí e Rafael Coelho, goleador da Série B pelo Figueirense. O volante Rafael Carioca também chegou e com status de titular. O jogador estava no Spartak-RUS.

Dentre os times pequenos, não podemos deixar de destacar as voltas de América e Olaria. O time rubro terá novidades fora das quatro linhas. O gerente de futebol Romário apostou em Bebeto para comandar o time e o baianinho será o técnico do Mecão. O clube perdeu Diguinho e Alexandro, destaques no título da Série B estadual, mas o centroavante Paty pode surpreender. O Duque de Caxias, que fez boa campanha na Segundona do Brasileiro, perdeu seus principais atletas como Leandro Chaves e Edivaldo, além do técnico Gilson Kleina. O comandante caxiense será Álvaro Miranda, filho de Eurico Miranda. O Macaé que foi vice-campeão na Série D do Campeonato Brasileiro, conta com jogadores com passagens por grandes equipes, casos do goleiro Lugão, dos laterais Thiago Maciel e Bill, os volantes Gedeill e André Gomes e o atacante Laio. O técnico continua sendo Toninho Andrade que conseguiu o acesso para a Série C do Brasileirão. Talvez, o time pequeno que mais incomode seja o Madureira que contará com Antônio Carlos Roy no comando técnico. Roy foi vice-campeão da Taça Guanabara com o Resende no ano passado e o Tricolor Suburbano apostou em jogadores experientes como o meia Alex Oliveira e o artilheiro Marcelo Ramos. Os outros clubes de menor investimento são Americano, Bangu, Boavista, Friburguense, Resende, Tigres do Brasil e Volta Redonda.

Acredito que o campeonato deste ano seja bem equilibrado. O Flamengo continua forte, mas precisa contratar um meia para revezar com Petkovic. O gringo não aguentará atuar em todos os jogos da temporada e a Taça Libertadores da América será o plano A do Mengão. O Botafogo trouxe bons reforços, mas não consertou lá atrás e segue sem bons laterais. O Vasco mexeu muito no time e dependerá de Carlos Alberto e Dodô (artilheiro do Carioca em 2006 e 2007). Se os dois jogarem tudo o que sabe, o time é o favorito. Aposto também em Rafael Coelho. E o Fluminense, talvez seja o meu favorito. Depois da reação de 2009, o time terá confiança e contará com os passes do gênio argentino Conca e os gols do matador Fred. Fred é a minha aposta para a artilharia do Campeonato Carioca.

Vale lembrar que os times grandes tiveram menos tempo de preparação do que os pequenos e no início podem sentir um desgaste maior e também a falta de entrosamento, principalmente Botafogo e Vasco que mexeram bastante no time. Acho que os times pequenos que mais podem incomodar são Macaé e Madureira. Mas tudo isso é no campo da suposição, só poderemos tirar melhores conclusões depois que os times estrearem e para o bem dos torcedores, a estréia é neste fim de semana. O povo carioca já estava com saudades de ver a bola rolar.

Grupo A
Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Olaria e Volta Redonda.

Grupo B
América, Botafogo, Friburguense, Macaé, Madureira, Resende, Tigres do Brasil e Vasco.

CAMPEÃO DESFIGURADO


O Flamengo começa neste domingo a arrancada rumo ao tetracampeonato estadual, fato inédito no futebol carioca.Mas o técnico Andrade conta com vários problemas para escalar o time para a partida diante do Duque de Caxias no Maracanã.

Sem poder contar com Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan, Maldonado, Petkovic e Adriano, o treinador precisará quebrar a cabeça para escalar o hexacampeão brasileiro. No último treino, o treinador fez vários testes e a maior dúvida está no ataque. Obina, que está na Bahia resolvendo problemas particulares, será titular e o seu companheiro de ataque pode ser Érick Flores, Gil ou Bruno Mezenga. Nas laterais vão jogar Everton Silva pela direita e Léo Medeiros que está de volta ao clube será improvisado pelo lado esquerdo. No meio Toró deve compor o setor ao lado de Willians, Kleberson e Fernando ou Vinicius Pacheco.

O Duque de Caxias está mais fraco que em 2009. Os destaques do time na boa campanha da Série B do Campeonato Brasileiro, Leandro Chaves e Edivaldo não fazem mais parte do plantel caxiense. Leandro Chaves voltou para o Tigres do Brasil, enquanto o matador Edivaldo foi para o Itumbiara-GO. No banco de reservas, o Duque terá Álvaro Miranda, filho do ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda.

O time que o Flamengo colocará em campo não é grandes coisas, mas o Duque de Caxias perdeu seus princpais atletas e por isso não será capaz de tirar pontos do mistão do Flamengo. Acredito numa vitória Rubro-Negra, mas o jogo será duro e creio em um placar apertado, mas a favor do Flamengo. Será duro para a torcida ter que contar com Obina, Bruno Mezenga e Gil, só resta esperar pelas entradas de Pet, Adriano, além da estreia de Vagner Love.