Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2018

ARGENTINA VENCE E SE CLASSIFICA PARA O BEM DO FUTEBOL

Respeitem a Argentina! Essa camisa, essa garra, vontade. Respeitem Lionel Messi, o melhor jogador do mundo. Autor de gols em três Copas distintas. Apesar da bagunça tática de Jorge Sampaoli e de ter o bonde Higuaín como centroavante, os "Hermanos" venceram a Nigéria por 2 a 1 com muito drama e, graças à vitória da Croácia sobre a Islândia pelo mesmo placar, estão nas oitavas de final da Copa do Mundo. No próximo sábado, o adversário será duríssimo: a favorita, França.

Sampaoli não inventou e escalou os medalhões. Entrou em campo com goleiro. Armani assumiu a vaga de Caballero. E mesmo com Higuaín (eu optaria por Agüero), venceu por 2 a 1, chegou aos quatro pontos e está nas oitavas. O gol da vitória só saiu aos 41 da segunda etapa marcado pelo questionado Marcos Rojo de pé direito completando cruzamento na área.

Esta é a quinta Copa em que argentinos e nigerianos se enfrentam. Cinco vitórias da Argentina. Freguesia braba!

A Argentina saiu na frente em um lindo gol. Aos 14 minutos, Banega (jogou muito bem) descolou lindo lançamento para Messi que dominou com muita categoria e bateu com a direita, forte sem chances para Uzoho. Golaço. Sai zica!

O gênio ainda teve boa chance em cobrança de falta, mas Uzoho voou, tocou na bola que bateu na trave.

No segundo tempo, logo aos cinco minutos, o líder e "treinador" da equipe Mascherano cometeu pênalti bobo ao agarrar o zagueiro Balogum na área. O árbitro marcou, o VAR confirmou e Moses bateu muito bem sem chances para Armani.

Após o empate, veio o nervosismo. A bola queimava. Alguns jogadores se escondiam. Di Maria é mestre no quesito. Quando mais precisa, o meia acusa o golpe. Por isso foi sacado para entrada de Meza. O experiente Enzo Pérez também tremeu e deu lugar a Pavón que deu maior movimentação pela direita.

A Nigéria até teve chance de virar o marcador. Os africanos reclamaram de mão na bola de Rojo na área. O árbitro chamou o VAR, viu que houve o toque, mas decidiu que o defensor não teve a intenção. O nervosinho Ighalo perdeu a chance de matar a partida ao chutar em cima de Armani.

A Argentina não se entregou. Se não dava na técnica, ia na base da garra, Até que aos 41 minutos, Mercado cruzou bem (o que não é muito comum) e Rojo, como centroavante, chapou a bola de pé direito no canto de Uzoho. O gol da explosão. O gol da justiça. O gol para o bem do futebol. É muito melhor ver a Argentina no mata-mata do que Islândia ou Nigéria. Ou estou enganado?

No próximo sábado, jogo decisivo envolvendo duas campeãs mundiais. A França é favorita, mas a Argentina renasceu. Mata-mata é uma competição à parte. Argentina está dentro para o bem do futebol.

FRANÇA E DINAMARCA AVANÇAM APÓS EMPATE SONOLENTO

Classificada de forma antecipada, a França se deu ao luxo de poupar alguns jogadores e utilizou um time misto contra a Dinamarca em Moscou pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O jogo foi muito fraco tecnicamente e merecidamente tivemos o primeiro 0 a 0 da competição. A arbitragem ficou a cargo do brasileiro Sandro Meira Ricci que não comprometeu e nem usou o VAR (algo raro neste Mundial).

Didier Deschamps tem um material humano muito vasto. Os reservas poderiam ser titulares na maioria das outras seleções da Copa. A França ficou com sete pontos, dois a mais que a Dinamarca.

A Dinamarca precisava ao menos de um ponto para garantir vaga nas oitavas de final, mas com os 2 a 0 do Peru sobre a Austrália (Paolo Guerrero deu uma assistência e fez um gol), a classificação viria até mesmo em caso de derrota. O empate mantém a invencibilidade.

Na partida de Moscou que valia a liderança da chave, nada de gols na primeira etapa. No segundo tempo, os dinamarqueses tentaram o gol que lhes dariam à ponta do grupo. Até porque ninguém queria encarar a Croácia nas oitavas de final. A Argentina não está sendo temida.

O público parecia não gostar do que via em campo e vaiava o baixo poderia ofensivo da favorita, França.

O time francês melhorou depois da entrada de Mbappé, melhor jogador da equipe na Copa até aqui. A Dinamarca não precisava arriscar. Sendo assim, tivemos o primeiro placar zerado da Copa do Mundo de 2018.

PASTORE TROCA O PSG PELA ROMA

A Roma acertou a contratação do meia atacante Javier Pastore que chega do Paris Saint Germain por 25 milhões de euros e assina contrato de cinco temporadas com a equipe da capital italiana.

Pastore já brilhou nos gramados italianos. Teve duas grandes temporadas no Palermo entre 2009 e 2011, ano em que se transferiu para o Paris Saint Germain. No clube francês, vestia a camisa 10, mas cedeu o número após a chegada de Neymar. Foi campeão francês em cinco oportunidades.

Pastore esteve cotado para disputa da Copa do Mundo, mas como passou a maior parte da última temporada no banco de reservas, acabou ficando de fora da lista final de Jorge Sampaoli. Mas poderia estar na Rússia. Tem vaga para ele na Argentina. Esteve na Copa de 2010 na África do Sul.

Gosto do estilo de Pastore. Acho que poderia ter saído antes da França. A concorrência era muito pesada. Acabou perdendo a chance de jogar uma Copa do Mundo. Caso semelhante aconteceu com o brasileiro Lucas no time francês que ficou muito tempo encostado entre os suplentes.

Na Roma, o meia de 29 anos usará a camisa 27. A mesma que vinha utilizando na França. O novo reforço não chega para ser o substituto de Nainggolan que foi para a Internazionale. Joga mais avançado, mais na armação das jogadas, encostando nos atacantes. Em minha opinião, uma boa contratação para a Roma.