Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EM JOGO FRAQUÍSSIMO, VASCO SE CLASSIFICA COM EMPATE


Vasco e Sousa empataram em 0 a 0 em São Januário pela Copa do Brasil. O time carioca avançou para a próxima fase, onde pegará o vencedor de Nacional-AM e ASA-AL.

Este foi o jogo mais chato que acompanhei nos últimos anos. Que coisa terrível. O Vasco mostrou uma preguiça sem tamanho e o Sousa até ameaçou no início, mas os paraibanos se contentaram com o empate.
Os nordestinos quase saíram na frente, mas Fernando Prass fez duas boas defesas no primeiro tempo. O Vasco, com três atacantes, não mostrou nada de útil. Dos três homens de frente, Robinho, aberto pela esquerda, era quem mais procurava o jogo. Dodô, mais uma vez foi nulo e Elton também quase não foi notado. Philippe Coutinho, com alguns dribles, buscava o ataque, mas nem o garoto esteve bem nessa noite.

A melhor chance do Vasco no jogo aconteceu de bola parada. Fágner bateu falta e o goleiro Ricardo evitou o gol. No segundo tempo, Mancini desfez o esquema com três atacantes. Saíram Dodô (muito mal de novo) e Robinho para as entradas de Rodrigo Pimpão e Magno. Não sei porque ele não coloca o Rafael Coelho em campo. Apostar em Pimpão é dose. Pimpão tem grandes dificuldades em conduzir a bola. O Sousa estava feliz da vida e mesmo precisando vencer, nem se aventurava ao ataque. A ideia dos paraibanos era não perder o jogo e foi o que aconteceu. O Vasco não marca gols há três jogos. O time está muito mal e se continuar jogando desse jeito, não vai arrumar nada na Taça Rio.

O placar diz o que foi a partida. Jogo 0 a 0 e nota zero. A qualidade passou longe de São Januário. Apenas 593 heróis pagaram para assistir esta partida bisonha. Pela qualidade do espetáculo, 593 pessoas foi muito. São heróis porque foram a um jogo sem apelo nenhum, numa noite chuvosa e foram castigados, assim como a bola.

MAIS REFORÇOS NO BOTAFOGO


O Botafogo foi campeão da Taça Guanabara, mas o clube segue se reforçando. O meia atacante Edno que estava no Corinthians é a mais nova aquisição do Glorioso.

Edno chega para ser titular do meio campo e quem sabe barrar Lúcio Flávio, mas dá para os dois jogadores atuarem juntos, caso Joel pense em um esquema um pouco mais ofensivo. E aí Eduardo iria para o banco de reservas.

Edno fez uma grande temporada em 2008 pela Portuguesa, mas depois não conseguiu repetir as boas atuações. Passou por problemas com a torcida da Lusa e foi emprestado ao Corinthians, onde não teve sequência. No Timão, Edno foi pouco aproveitado e marcou apenas um gol no período em que passou pelo clube.

Eu sempre gostei do estilo de jogo de Edno, mas temos que aguardar para ver qual Edno vem para o Botafogo. Se for o de 2008, será de grande serventia, mas se for o de 2009, que amargou o banco na Portuguesa e no Corinthians, pode não acrescentar muita coisa.

De qualquer forma, acho Edno melhor que Lúcio Flávio. Joel Santana poderia dar mais oportunidades ao meia Renato Cajá que mostrou ter qualidades. A torcida do Botafogo não aguenta mais ter que aturar a irregularidade de Lúcio Flávio.

A NOITE DE OBINA


Uh terror! Obina destruidor! Este foi o lema do jogo do Atlético-MG na Copa do Brasil. O Galo venceu o Juventus-AC por 7 a 0 e Obina foi o dono do espetáculo com cinco gols. Diego Tardelli e Marques fizeram os outros.

Contra um adversário fraco, a goleada é o mínimo que um grande clube pode fazer e o Atlético fez o dever certinho. Este resultado dá moral ao time que precisa se recuperar no Campeonato Mineiro. O próximo adversário do Galo na Copa do Brasil deve ser o Chapecoense que derrotou o Brasiliense por 3 a 0 no jogo de ida em Santa Catarina.

O técnico Vanderlei Luxemburgo fez diversas mudanças na equipe. Saíram Carini, Leandro, Ricardinho, Correa e Muriqui. O ataque foi formado por Obina e Tardelli e no meio Renan Oliveira e Evandro jogaram na armação. Junior voltou a lateral esquerda.

O primeiro gol foi de Diego Tardelli. Depois Obina fez dois ainda no primeiro tempo. No intervalo, Diego Tardelli se sentiu mal e foi substituído pelo veterano Marques, que anotou o quarto. Depois só deu Obina que marcou mais três vezes. Obina fez dois de pênalti, sendo que na segunda cobrança, Muriqui bateu e perdeu, mas o juiz mandou voltar e aí o Galo trocou o batedor e o xodó Obina bateu e fez o último gol da goleada. Quem também teve grande atuação foi o garoto Renan Oliveira. Sempre disse que esse menino sabe jogar, só precisa ter mais vontade.

Com certeza, a noite de ontem ficará marcada na carreira de Obina. Cinco gols em um jogo não é para menos. Está certo que o Juventus é muito fraco, mas tem time que não faz o que o Galo fez. Vejam só o caso do Fluminense na mesma noite.

LÉO MOURA COMANDA ESTREIA VITORIOSA NA LIBERTADORES


O Flamengo estreou na Taça Libertadores da América contra o Universidad Católica-CHI e venceu por 2 a 0. O dia não começou bem para o Rubro-Negro com o veto do goleiro Bruno (contundido) para o jogo. Marcelo Lomba assumiu a vaga e mostrou segurança. Afinal, esta foi a primeira partida do ano que o Flamengo não sofreu gols. O lateral Léo Moura teve uma de suas melhores atuações com a camisa do Flamengo.

O jogo também não começou muito bem. Logo no primeiro minuto de jogo, Willians deu uma cotovelada em Martinez e foi expulso pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla. A sorte do Fla é que aos 10 minutos, Léo Moura cobrou falta com perfeição e abriu o placar. Tirando este lance, o primeiro tempo não teve muitas emoções. Os chilenos quase empataram com Diaz, melhor jogador do time, que cobrou uma falta no travessão. Mirosevic foi expulso após cometer falta em Toró. Por falar em Toró, o volante teve que correr por dois depois da expulsão de Willians e foi muito bem no jogo.

Na etapa final, Vinicius Pacheco quase aumenta, mas o segundo gol saiu após jogada sensacional de Léo Moura. O lateral ganhou a bola na defesa, avançou e deu um lindo lançamento, na medida, para o capitão Adriano que deu apenas um toque na bola para tirar do goleiro Garcez e levar alegria ao pequeno público presente no Maracanã.

Quem parece mesmo estar sem clima na Gávea é Petkovic. Andrade sacou Vinicius Pacheco e colocou Fernando em vez do sérvio, que só entrou quando faltavam menos de dez minutos para o fim do jogo.

O zagueiro Fabrício que barrou Ronaldo Angelim teve uma atuação destacada. O menino jogou com muita segurança e foi um dos destaque do time ao lado de Léo Moura e Toró.

O Flamengo continuou no ataque. Vagner Love fez fila, mas na hora de concluir chutou, de bico, por cima do gol de Garcez. No final, o artilheiro das tranças rubro-negras foi derrubado na área. Adriano, batedor oficial, abriu mão da cobrança. Vagner Love pegou a bola, bateu e isolou. Kleberson (outro que jogou muito bem) também teve a chance de marcar, mas desperdiçou e o jogo ficou mesmo no 2 a 0.

O Fla não estreava com vitória na Libertadores desde 1984. Para um time que jogou 90 minutos com dez jogadores, sendo que um tempo inteiro com menos um que o adversário, a estréia foi boa. O grupo do Flamengo na competição internacional é bem fraco e certamente os cariocas avançarão para a próxima fase sem sustos, mas Andrade precisa corrigir o posicionamento da defesa. Hoje a zaga melhorou com a entrada de Fabrício, mas os chilenos, às vezes, apareciam livres na área. Sorte que o Universidad Católica é bem fraco, tanto que ocupa apenas a 11º colocação no Campeonato Chileno.

FLUMINENSE DECEPCIONA NO SERGIPE


Se este é o time do Flu que vai brigar na Taça Rio, os torcedores já podem começar a se preocupar. E muito. Jogando no Estádio Batistão, o Tricolor carioca ficou no empate em 1 a 1 com o Confiança.

Os cariocas jogaram muito mal. Não conseguiam organizar jogadas e pouco ameaçou o gol de Pantera (que nome). Além de Pantera no gol, o time sergipano contava com Vovô no meio e Saci no banco. Brincadeira hein Fluminense?

O time de Cuca jogou desfalcado do lateral esquerdo Júlio César e de Diguinho, mas mesmo assim tinha a obrigação de vencer o Confiança. Como o time não criava, o gol só poderia sair numa jogada de bola parada e assim foi. Conca bateu falta e o zagueiro Gum fez. Mas a vantagem não durou muito e o time da casa empatou com Serginho depois da falha de Diogo.

No segundo tempo, Cuca alterou o esquema. Tirou Willians que não jogou nada, mas colocou um zagueiro: Digão. Por que não apostar nos garotos Wellington Silva ou Bruno Veiga?

A melhor chance foi aos 20 minutos com o capitão Fred, mas o atacante que está mal nesta temporada, desperdiçou um pênalti. Quem manda bater com paradinha? Fred prometeu marcar 60 gols em 2010 com a camisa do Flu. Até agora, só fez dois e perde gols que não costumava perder. Vide a semifinal da Taça Guanabara contra o Vasco.

E o resultado ficou mesmo no 1 a 1. Com certeza, o Flu vai se classificar no jogo de volta, mas seria bom já eliminar uma partida do calendário. Ainda mais que o time tem a obrigação de vencer o segundo turno do Campeonato Carioca para ter alguma chance de conquista. Mas se jogar com a má vontade e a desorganização de hoje à noite, é capaz do Flu não chegar nem a semifinal da Taça Rio.

Outro Resultado: Fortaleza (classificado) 3 x 2 Tigres.