
Foi apenas o primeiro dia do mata-mata e já tivemos uma partida decidida na prorrogação. A seleção de Gana venceu os EUA por 2 a 1, depois de empate no tempo regulamentar em 1 a 1, e está nas quartas de final da Copa. O adversário será o Uruguai que se classificou mais cedo. Gana repete a campanha de Camarõoes em 1990 e Senegal em 2002 e chega entre os oito melhores.
Com a África do Sul eliminada na primeira fase, toda a torcida em Rustemburgo era dos ganenses, representantes do continente africano.
E Gana começou com tudo. Aos cinco minutos, o volante Boateng arriscou de fora da área e acertou o canto do goleiro Howard. Era o primeiro dos africanos. Durante boa parte da primeira etapa, Gana dominou a partida, mas não chegava em boas condições para finalizar. Os EUA tiveram boa chance com Findley, mas Kingson se saiu melhor na jogada e praticou a defesa.
O segundo tempo foi de predominância dos EUA que voltaram mais adiantados. O atcante Altidore teve boa chance no primeiro minuto, mas Kingson fez mais uma bonita defesa. O empate estava maduro e saiu aos 17 minutos. Dempsey foi derrubado na área por Mensah após fazer boa jogada. Donovan, maior ídolo do futebol americano em todos os tempos, bateu bem e empatou a partida. Altidore ainda teve duas outras chances, mas em uma delas, Kingson, novamente, levou a melhor e na outra a bola foi chutada para fora. Altidore perde muitas chances. É um bonde.
O jogo foi para prorrogação e mudou totalmente o panorama. O técnico Bob Bradley sacou o atabalhoado Altidore, mas foi Gana quem logo marcou. Aos três minutos, o artilheiro Gyan (um dos goleadores do Mundial com três gols) recebeu, ganhou do adversário e encheu o pé para marcar o gol da histórica classificação. A África ainda tem um repesentante na copa do continente e, com certeza, Gana terá muita torcida a favor nos estádios daqui a para frente.
Eu apostava na vitória americana. Os EUA estão evoluindo no futebol, mas Gana mostrou mais vontade e garantiu, merecidamente, a classificação e está entre os oito melhores desta Copa.