Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

GANA VENCE EUA NA PRORROGAÇÃO E FAZ HISTÓRIA


Foi apenas o primeiro dia do mata-mata e já tivemos uma partida decidida na prorrogação. A seleção de Gana venceu os EUA por 2 a 1, depois de empate no tempo regulamentar em 1 a 1, e está nas quartas de final da Copa. O adversário será o Uruguai que se classificou mais cedo. Gana repete a campanha de Camarõoes em 1990 e Senegal em 2002 e chega entre os oito melhores.

Com a África do Sul eliminada na primeira fase, toda a torcida em Rustemburgo era dos ganenses, representantes do continente africano.

E Gana começou com tudo. Aos cinco minutos, o volante Boateng arriscou de fora da área e acertou o canto do goleiro Howard. Era o primeiro dos africanos. Durante boa parte da primeira etapa, Gana dominou a partida, mas não chegava em boas condições para finalizar. Os EUA tiveram boa chance com Findley, mas Kingson se saiu melhor na jogada e praticou a defesa.

O segundo tempo foi de predominância dos EUA que voltaram mais adiantados. O atcante Altidore teve boa chance no primeiro minuto, mas Kingson fez mais uma bonita defesa. O empate estava maduro e saiu aos 17 minutos. Dempsey foi derrubado na área por Mensah após fazer boa jogada. Donovan, maior ídolo do futebol americano em todos os tempos, bateu bem e empatou a partida. Altidore ainda teve duas outras chances, mas em uma delas, Kingson, novamente, levou a melhor e na outra a bola foi chutada para fora. Altidore perde muitas chances. É um bonde.

O jogo foi para prorrogação e mudou totalmente o panorama. O técnico Bob Bradley sacou o atabalhoado Altidore, mas foi Gana quem logo marcou. Aos três minutos, o artilheiro Gyan (um dos goleadores do Mundial com três gols) recebeu, ganhou do adversário e encheu o pé para marcar o gol da histórica classificação. A África ainda tem um repesentante na copa do continente e, com certeza, Gana terá muita torcida a favor nos estádios daqui a para frente.

Eu apostava na vitória americana. Os EUA estão evoluindo no futebol, mas Gana mostrou mais vontade e garantiu, merecidamente, a classificação e está entre os oito melhores desta Copa.

URUGUAI VENCE E JÁ ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL

O Uruguai venceu a Coreia do Sul por 2 a 1 na abertura da fase de mata-mata da Copa do Mundo na África do Sul em Porto Elizabeth. Agora, os sul-americanos estão nas quartas de final da Copa.

Os uruguaios entraram em campo como uma das únicas seleções que não foram vazadas (a outra é Portugal). A última vez em que os uruguaios chegaram as oitavas foi em 1990 e a Celeste era treinada por Oscar Tabarez assim como hoje.

A Coréia chegou primeiro ao ataque. Aos três minutos, Park bateu falta e a bola foi na trave de Muslera.

A resposta uruguaia foi mortal. Forlán recebeu na esquerda e cruzou, a zaga coreana dormiu no ponto e Luis Suarez escorou, no segundo pau, para o fundo das redes. O trio de ataque uruguaio formado por Forlán, Cavani e Suarez é muito bom. Os três se movimentam muito. A zaga é outro ponto forte da seleção sul-americana.

O jogo voltou a ficar equilibrado no restante do primeiro tempo. Estava muito difícil para os coreanos criarem. O Uruguai marcava muito bem. Park Ji Sung era o melhor jogador asiático (ele é titular do Manchester United-ING). O outro Park (camisa 10) também dava trabalho, mas os uruguaios levavam vantagem na maioria dos lances.

No segundo tempo, os coreanos foram para cima e por pouco não empataram o jogo no começo da etapa complementar. Depois de 15 minutos de muita pressão, o Uruguai conseguiu cadenciar o jogo, mas a Coréia do Sul seguia melhor. Muslera pegou uma cabeçada perigosa de Park Ji Sung. O Uruguai recuou perigosamente.

Depois de tanta insistência, os coreanos chegaram a igualdade. Após bola cruzada na área, Muslera saiu mal e Lee marcou de cabeça. Este foi o primeiro gol sofrido pelos uruguaios. Não entendi porque o time de Oscar Tabarez voltou tão recuado. Naquela altura do jogo, o empate era justo aos coreanos.

Depois de sofrer o gol, os sul-americanos avançaram e tiveram duas boas oportunidades desperdiçadas por Suarez. Tabarez colocou a promessa Lodeiro em campo para ver se melhorava a criação de jogadas. Volto a repetir: o Uruguai tinha mais time e não deveria ter recuado tanto.

O Uruguai voltou a tomar conta da partida e aos 35 minutos chegou ao segundo gol e que lindo gol. Luis Suarez recebeu no bico da área, limpou um marcador e mandou com categoria sem chances para Jung. Lindo gol de Suarez que marcou seu terceiro gol na Copa e se iguala aos artilheiros Higuaín, Vittek e Villa.

Aos 42, quase que a Coreia empata. Muslera defendeu e a bola escapou, mas Lugano salvou antes que ela cruzasse a linha do gol. Os minutos finais foram de sufoco da Coreia do Sul, mas não teve jeito e a Celeste Olímpica avança de fase e é a primeira seleção a chegar nas quartas de final e o adversário sairá do confronto de logo mais entre EUA e Gana.

Esse time do Uruguai pode chegar bem longe nesta Copa. Já tinha avisado que esta é uma das melhores gerações dos últimos tempos do futebol uruguaio e, merecidamente, estão entre os oito melhores da Copa do Mundo.

AGORA É MATA-MATA


Das 32 seleções que iniciaram a Copa do Mundo, apenas 16 seguem na disputa do maior título do futebol mundial.

As melhores campanhas na primeira fase foram de Argentina e Holanda que conseguiram 100% de aproveitamento.

A maior surpresa foi, sem dúvida, a eliminação da atual campeã Itália. A França eu já esperava que caísse. Outra que me decepcionou, mas pelo menos passou de fase, foi a Inglaterra. Esperava muito mais do time dirigido por Fabio Capello.

Entre as seleções que ninguém esperava, podemos destacar Eslováquia, Gana e Japão que chegaram às oitavas de final por merecimento.

Antes do Mundial começar, eu fiz um post e queria saber a opinião dos leitores sobre as 16 classificadas. Eu acertei 12 das 16. Os grandes vencedores foram: Bruno Rousso, Edigar e Gabriel que erraram apenas três entre as 16 melhores da primeira fase.

Agora chegou a vez de palpitarmos nos jogos das oitavas de final. Vou deixar meus favoritos em negrito e quero saber a opinião de vocês, leitores.

Hoje começa o mata-mata e esta é a fase mais emocionante da Copa. Com certeza algumas partidas devem ser decididas além dos 90 minutos e quem sabe até em decisão por pênaltis.

O Brasil não fez uma primeira fase brilhante, mas passou em primeiro lugar de um grupo complicado. Agora, a tradição fala mais alto e não há, no mundo, nenhuma seleção que imponha mais respeito que a que veste amarelinho. Os adversários tremem quando vão decidir diante do Brasil. Na segunda-feira será a vez do Chile e não acho que nossos vizinhos possam aprontar. O maior problema será um confronto contra a Holanda em uma eventual quartas de final. Time por time, sou mais Holanda, mas a Laranja é freguesa nossa e com certeza não vai partir para cima do time de Dunga.

Aguardo pelos pitacos de vocês. Seguem aqui os meus favoritos nestas oitavas de final.

Uruguai x Coreia do Sul
EUA x Gana
Alemanha x Inglaterra
Argentina x México
Holanda x Eslováquia
Brasil x Chile
Paraguai x Japão
Espanha
x Portugal