Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BAGGIO DE VOLTA A SELEÇÃO ITALIANA


Um dos maiores jogadores da história do futebol italiano está de volta a Azzurra. Roberto Baggio será o novo diretor técnico de futebol da seleção tetracampeã mundial.

Baggio disputou três Copas pela Itália. Em 1994, fez um excelente Mundial, mas perdeu o pênalti decisivo na final contra o Brasil. Além da Copa dos Estados Unidos, Baggio também participou das Copas de 1998 e 2002.

Roberto Baggio terá um cargo técnico na seleção. Ele será a ponte entre o treinador Cesare Prandelli e a Federação Italiana e também terá papel fundamental na renovação da seleção italiana, tida por muitos como ultrapassada. O ex-astro do Juventus está com 43 anos atualmente e será observador de novos jogadores que podem chegar a vestir a camisa ds Itália.

Apesar de ter perdido uma penalidade que custou o tetracampeonato mundial, Roberto Baggio é muito respeitado no país. Mesmo com a infelicidade ocorrida em 1994, não podemos questionar a qualidade do ex-atacante que foi o maior jogador italiano que eu vi atuar.

SAI O PRIMEIRO FINALISTA DA LIBERTADORES


O Chivas Guadalajara surpreendeu o Universidad de Chile e venceu por 2 a 0 em Santiago e é o primeiro finalista da Taça Libertadores da América.

Graças ao regulamento injusto da Conmebol, com um time mexicano na decisão, o representante da América do Sul no Mundial de Clubes será o vice-campeão, ou seja, teremos um time brasileiro no Mundial de dezembro (São Paulo e Internacional decidem a vaga na quinta-feira).

O primeiro jogo realizado no México terminou 1 a 1 e a torcida chilena estava muito confiante em mais uma proeza da La U, mas os mexicanos jogaram muito bem e conseguiram chegar a decisão inédita.

O Universidad de Chile atuou os jogos do mata-mata no acanhado Estádio Santa Laura, um verdadeiro caldeirão, mas na fase semifinal, os chilenos decidiram mandar a partida no Estádio Nacional de Santiago para atrair mais público. A torcida chilena deu uma aula de apoio e incentivo. Mesmo com a derrota consumada, os torcedores gritaram até o apito final do juiz e no fim ainda aplaudiram a equipe pela campanha no torneio.

Desde o inicio do jogo, o Chivas dava mostras que, mesmo jogando fora de casa, iria atacar muito. O goleiro Manuel Pinto salvou em lance com o atacante Omar Bravo, mas aos 22 minutos, o arqueiro chileno falhou feio em um chute de longe de Báez que fez 1 a 0.

O Universidad sentiu o golpe. A melhor chance foi com Montillo (que agora está livre para se apresentar ao Cruzeiro), mas Michel fez a defesa. A bola ainda bateu no travessão.

No segundo tempo com apenas 11 minutos, o zagueiro Magallón cabeceou para marcar o segundo do Chivas. A torcida não perdia a esperança, mas a La U se despedia da Libertadores com uma bela campanha, mas o finalista é o Chivas e os brasileiros herdaram a vaga no Mundial de Clubes, independente de serem campeões ou não.

Este regulamento da Conmebol é um absurdo. Se os mexicanos jogam a Libertadores, deveriam ter todo direito de, em caso de título, disputar o Mundial no fim do ano. Mas os mexicanos só podem chegar ao Mundial em torneios promovidos pela Concacaf.

Vale lembrar que o Chivas não disputou a primeira fase da Libertadores deste ano. Os mexicanos já tinham vaga garantida nas oitavas de final devido a gripe suína que assolou o país no ano passado e o Chivas que pegaria o São Paulo foi retirado da competição. Será que vamos ter São Paulo e Chivas, mas pela final do torneio? Eu aposto mais no Internacional. O time brasileiro que passar para a decisão, vai jogar a primeira partida fora de casa e pelo sexto ano consecutivo, o campeão da Libertadores será conhecido no Brasil.