Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

MANCHESTER CITY É O CAMPEÃO INGLÊS DE 2012

Muita emoção na Premier League. O Manchester City dependia de uma simples vitória sobre o modesto Queens Park Rangers. Até aos 45 minutos do segundo tempo o QPR vencia a partida no Etihad Stadium por 2 a 1, mas a justiça se fez presente e o melhor time da competição virou o marcador com gols aos 46 e 48 minutos. Os dois times da cidade de Manchester terminaram a competição com 89 pontos.

Os ''Citizens'' comandados por Roberto Mancini acabaram com um tabu de 44 anos sem gritar é campeão. O Manchester United, que chegou na última rodada ainda com chances, venceu o Sunderland, fora de casa, por 1 a 0, mas com os gols de Dzeko e Agüero, não deu para os comandados de Sir Alex Ferguson comemorarem o bicampeonato.

No momento em que chegou a notícia de que o United vencia o Sunderland, Zabaleta abriu o placar para o Manchester City para alegria da torcida. Só que aos 44 minutos, o experiente francês Cissé deixou tudo igual. A virada do QPR veio com Mackie, de cabeça e os torcedores do City lamentavam a derrota parcial.

Durante o segundo tempo, o time da casa atacava de todas as formas, mas esbarrava no goleiro Kenny que parecia estar ''comprado'' pelo Manchester United.

Quando muitos acreditavam que o tabu chegaria a 45 anos, saíram os gols decisivos.  Aos 46 minutos, após cobrança de escanteio, o centroavante bósnio Dzeko deixou tudo igual ao marcar de cabeça. O empate ainda não servia para o City.

Aos 48 minutos, Balotelli tocou para Agüero e o argentino acertou um belo chute cruzado que valeu o tão esperado e emocionante título inglês.

Confesso que fiquei muito feliz com a conquista da equipe de Mancini. Foi um time montado para ser campeão e fazer história. Caíram precocemente na fase de grupos da Champions League, mas o título da Premier foi muito merecido.




FESTA DE BAHIA E SANTA CRUZ PELO NORDESTE

No Nordeste, Bahia e Santa Cruz são os campeões. O jogo mais emocionante, sem dúvidas, aconteceu no Estádio Pituaçu. Depois do empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o vencedor ficaria com o título, mas um elétrico 3 a 3, cheio de viradas, deu o caneco ao time dirigido por Paulo Roberto Falcão que, por sinal, foi expulso pelo árbitro Wilson Seneme.

O Bahia não vencia o Estadual desde 2001 e com certeza teve um sabor especial por ter sido em cima do maior rival.

Aos três minutos, o artilheiro Neto Baiano colocou o Leão em vantagem. Mas cinco minutos depois, o volante Fahel (ex-Botafogo) deixou tudo igual na decisão. Pouco depois, Neto Baiano mandou uma bola na trave de Marcelo Lomba. No Vitória, o goleiro Douglas falhou e o zagueiro Gabriel deixou o Tricolor em vantagem.

No segundo tempo, em nove minutos, o Vitória virou o jogo com gols de Neto Baiano, de pênalti e do atacante Dinei que entrara no intervalo.

O gol do título saiu aos 26 minutos. Douglas não segurou no primeiro arremate e Diones marcou para felicidade dos torcedores. No final, Marcelo Lomba, com belas defesas, garantiu o caneco que não vinha há 11 anos.

Em Pernambuco, a festa estava montada para o aniversário do Sport Recife. Era o dia em que o Leão completava 107 anos, mas o time de melhor campanha durante toda a competição, fracassou no final.

O Santa Cruz foi um convidado pra lá de intruso e botou água no chopp rubro-negro. Com a vitória do Coral por 3 a 2, o Santinha chegou ao 26ª conquista estadual. Os gols do triunfo foram dos experientes Branquinho, Dênis Marques (belo campeonato do centroavante) e Luciano Henrique. No Sport, Moacir e Edcarlos marcaram, mas não deu para os aniversariantes do dia.

O Santa Cruz é bicampeão pernambucano para festa da fanática torcida que sempre lota e colore o ''Mundão do Arruda''.

INTERNACIONAL É O CAMPEÃO GAÚCHO DE 2012

Muitos achavam que seria fácil, mas não foi assim. O Internacional teve de jogar muito para virar a partida contra o Caxias no Beira-Rio e sagrar-se bicampeão gaúcho.

No primeiro tempo, o Colorado foi amplamente dominado pelo time do interior. O meia Wrangler era quem mais dava trabalho. Muriel teve de trabalhar bem para evitar um gol do habilidoso meia logo no início.

Pelo Inter, Oscar também assustou o goleiro Paulo Sérgio. Mas quem saiu na frente foi o time da serra que estava bem melhor em campo. Após escanteio cobrado por Wrangler, Vanderlei desviou e Michel completou para as redes, abrindo o marcador. O que obrigava ao time da casa a virar o jogo para ficar com o bicampeonato. No final do primeiro tempo, se não fosse Muriel, Wrangler teria marcado mais uma vez.

No intervalo, o técnico Dorival Junior teve de recorrer aos medalhões D'Alessandro e Dagoberto que estavam no banco de reserva por estarem voltando de contusão e  time melhorou. Os torcedores vaiavam o argentino Dátolo que junto de Tinga foi um dos escolhidos para deixar o gramado do Beira-Rio.

Logo aos seis minutos, Oscar foi derrubado na área por Lacerda. Na cobrança de Nei, Paulo Sérgio fez a defesa. O goleiro do Caxias estava se consagrando até aquele momento.

Mas o empate veio aos 21. Leandro Damião dividiu com a zaga e a bola sobrou para o queridinho da torcida, Sandro Silva bater forte e marcar.

Apoiado pela torcida, o Colorado chegou a virada em cabeçada certeira do matador e ídolo Leandro Damião. Depois que passou na frente, o Inter teve chances até de ampliar, mas desperdiçou boas oportunidades. No final, Muriel salvou em mais um bom chute de Wrangler. Se o meia marcasse, o Caxias teria conquistado o Gauchão.

Por lá, venceu o melhor time do Estado, mas para quem achava que seria barbada, o Caxias surpreendeu e muito. Acredito que se o Inter não ficasse com o caneco, o técnico Dorival Junior poderia estar desempregado neste momento.

FLUMINENSE É O CAMPEÃO CARIOCA DE 2012

O Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0 e conquistou mais um título carioca em sua história. Este foi o 31º caneco tricolor. A última vez em que tinha vencido um Estadual foi há sete anos.

O Tricolor poderia perder até por dois gols devido a excelente vantagem conquistada na primeira partida (4 a 1 para o Flu). O técnico Abel Braga não pôde contar com o atacante Fred. Na vaga de companheiro de ataque de Rafael Sobis, entrou Rafael Moura que fez o gol do título no segundo tempo. Wellington nem segue de fora por lesão.

No Botafogo, os desfalques eram Lucas (expulso no primeiro jogo), Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho. Como volante, atuou Jadson que parece ser bom jogador. Marca bem e sabe dar bons passes.

Como era de se esperar, o Alvinegro começou partindo para cima. A torcida não acreditava em uma reviravolta e apenas o lado tricolor das arquibancadas ficou cheio. O público total foi de 25 mil pessoas. Muito pouco.

Logo no início, Loco Abreu perdeu na cara de Diego Cavalieri. Pouco depois, foi a vez de Jefferson salvar em finalização de Rafael Moura. Elkeson também assustou em duas cobranças de falta de bem longe. Em ambas, a bola passou muito perto.

No final do primeiro tempo, o meia Deco (craque da competição em minha opinião) sentiu dores no músculo posterior da coxa direita e teve de ser substituído por Wágner. Se o "portuga" não puder encarar o Boca Juniors na próxima quinta-feira pelas quartas de final da Taça  Libertadores será um desfalque e tanto, já que Fred já está vetado para o confronto.

Na etapa final, parecia que nem os jogadores alvinegros acreditavam. O desanimo era total. Oswaldo de Oliveira voltou com Herrera na vaga de Elkeson. Loco Abreu também foi sacado na metade do segundo tempo para a entrada do jovem Vitinho.

Aos sete minutos, Márcio Azevedo recebeu bom passe de Abreu e mandou na trave  direita de Cavalieri. Aos 17, Carlinhos apareceu bem pela esquerda e mandou para a área e por lá estava Rafael Moura que se chocou com a marcação, mas mesmo assim conseguiu desviar para as redes de Jefferson. Gol do He-Man!

Após aumentar ainda a mais a já confortável vantagem, bastava para a torcida tricolor gritar olé e soltar o grito de campeão.

O Botafogo jogou pela honra, mas todos sabiam que seria muito difícil ter uma virada alvinegra. No último domingo, já cravava que o Flu era o campeão carioca de 2012 e assim foi.

No Rio de Janeiro ganhou o melhor time e elenco. O Fluminense é o  mais forte mesmo, mas vale lembrar que só se classificou na última rodada da Taça Guanabara (graças ao Vasco que bateu o Boavista) e nem chegou nas semifinais da Taça Rio. Mas esse time quando tem de ir bem, prova que é o melhor do Estado.

Parabenizo aos amigos Bernardo "Vittek", Carlos Andrade, Gabriel Balod, Gustavo "Giló", Ivo Junior , João Paulo Garschagen, Marquinho de Nilópolis e Rodrigo Luiz.