Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

RESUMÃO DA SÉRIE B - 1º TURNO

Chegou ao fim o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B e o Futebol em Foco vai trazer um balanço da Segundona. Nesta terça-feira, teremos rodada completa e será a 20º do torneio.

O time que mais impressionou até o momento foi a Portuguesa, líder disparada com 38 pontos. Alguns chegaram a chamar a equipe do Canindé de "Barcelusa" em alusão ao Barcelona, mas o exagero foi gritante. O técnico Jorginho vem realizando um grande trabalho no time paulista e acho que desta vez, a Lusa sobe e sai do quase. Se fosse com o título melhor ainda. O destaque dos rubro-verdes é o meia atacante Edno que retornou ao Canindé e já marcou nove gols.

Em segundo lugar na tabela, aparece a Ponte Preta do bom técnico Gilson Kleina. A Macaca está com 34 pontos e vem se apoiando nos gols do artilheiro da competição, Ricardo Jesus que já marcou 12 vezes nas 19 rodadas disputadas, mas não vejo consolidação e regularidade no futebol dos campineiros. Em minha opinião, não sobe para a Série A.

O Náutico, fazia um campeonato ruim, mas deu uma subida impressionante. Waldemar Lemos assumiu o comando técnico e Kieza, ex-Fluminense passou a meter gol de tudo quanto é jeito. O ex-tricolor, em minha opinião, é o melhor jogador do campeonato até aqui. Aposto no Náutico na elite em 2012.

No primeiro turno quem fecha o G-4 com 30 pontos é o Americana (ex-Guaratinguetá) dos experientes Dodô, que está lesionado, e Fumagalli, ex-Vasco. Mas acho o time comandado por Sergio Guedes muito pequeno para sonhar com uma vaga no Brasileirão da Série A e a concorrência é muito grande.

Na boca do G-4 temos times "de mais camisa" como Sport (29 em 5º), Goiás (28 em 6º), Paraná (28 em 7º), Cricúma (28 em 8º) e Vitória (27 em 9º). Acho que a força da torcida pode levar Sport (melhor média de público da Série B) e Goiás para cima. Destaco também o elenco do Vitória como um dos melhores da Série B. Por último, chegaram os meias Lúcio Flávio, ex-Botafogo e Geraldo, ex-Ceará.

Na turma da degola, temos o Duque de Caxias que, em 19 jogos, venceu apenas um e está virtualmente na Série C com apenas nove pontos ganhos até o momento. A situação do Salgueiro, com 16 pontos, também é delicadíssima. Guarani(20) e São Caetano (21) completam o G-4 do mal. Ali por perto ainda estão, Vila Nova (23) e Bragantino(24).

Vou fazer um prognóstico para o futuro, mas precisamente para daqui a 19 rodadas quando termina a competição, no dia 26 de novembro. Em minha opinião sobem (não sei a ordem): Portuguesa, Sport, Náutico e Goiás com o Vitória brigando até o fim. Vamos ver se a minha bola de cristal anda boa. E a opinião de vocês, leitores?

O CRAQUE DA 19º RODADA DO BRASILEIRO

O craque da 19º e última rodada do primeiro turno do Campoenato Brasileiro foi o argentino Montillo que brilhou no clássico contra o Atlético-MG em Sete Lagoas. Com a vitória por 2 a 1, a Raposa ganhou quatro posições e chegou a 27 pontos, ocupando o sétimo lugar no campeonato.





Logo no início da partida, o camisa 10 marcou um lindo gol ao receber passe de Wellington Paulista, driblar Renan Ribeiro e quase que entrar com bola e tudo.







No segundo tempo, o Galo empatou, mas no final do jogo, Montillo apareceria novamente. O meia recebeu no meio campo, passou por dois adversários e chutou de longe no canto de Renan que falhou no lance, mas isso não tira o brilhantismo do cruzeirense que foi o principal jogador em campo e o craque da rodada. O atleta nunca tinha vencido um clássico contra o Atlético desde que chegou à Minas Gerais.







Montillo está na briga pela artilharia do Brasileirão (já anotou 10 gols e é o segundo na tabela de goleadores, atrás apenas de Borges do Santos e junto com Ronaldinho Gaúcho) e pelo prêmio de craque da competição. O cruzeirense foi o primeiro jogador a ser eleito pela terceira vez pelo Futebol em Foco como craque de uma rodada.







Pelo que está se desenhando, Montillo e Ronaldinho disputarão o posto de melhor jogador. Pelo menos, em minha opinião, assim foi no primeiro turno que terminou no último final de semana.