Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ZICO DEMITIDO DO OLYMPIAKOS


O técnico brasileiro Zico foi demitido essa manhã do Olympiakos devido ao mau desempenho no Campeonato Grego.

Zico assumiu a equipe em setembro do ano passado e classificou o time para as oitavas de final da Champions League, onde enfrentará o Bordeaux no mês que vem. Mas os últimos quatro jogos sem vitória foram essenciais para a queda do treinador. Junto com Zico, saíram os auxiliares Edu Coimbra e Moracy Santanna. O Olympiakos está na segunda posição do campeonato nacional, sete pontos atrás do líder e maior rival Panathinaikos.

Por que será que Zico não dá certo em nenhum clube por onde passa? E olha que ele só trabalhou em times que não sofrem tanta pressão por resultados. Zico nunca treinou nenhuma equipe de grande renome na Europa. Está certo que ele fez um bom trabalho no Fenerbahçe-TUR, quando chegou às quartas de final da Champions, mas é muito pouco para um treinador que queira ser melhor reconhecido.

Zico disse que está desiludido com o futebol e que vai tirar férias de, pelo menos, um ano da carreira de treinador. Será que o Galinho vai aguentar ficar tanto tempo fora dos gramados? Daqui a pouco vão começar a surgir especulações de que Zico vai assumir um cargo de dirigente no Flamengo.

Se por um lado o treinador foi bem em classificar o time grego para a segunda fase da Champions, por outro estava mal em ficar quatro jogos sem vencer no inexpressivo Campeonato Grego, mas acho que os dirigentes poderiam ter tido um pouco mais de paciência com o trabalho do brasileiro.

À PROCURA DE UM CAMISA 10


O Cruzeiro está trabalhando na surdina para anunciar um camisa 10 para a disputa da Taça Libertadores da América e o jogador pretendido atua no futebol do Oriente Médio.

Pude apurar que o time mineiro está de olho em Valdivia do Al Ain e em Roger que atua no Qatar SC.

O Cruzeiro já tem um bom time e quer se reforçar ainda mais para ver se nesse ano consegue conquistar o torneio sul-americano. Qualquer um destes dois jogadores encaixaria muito bem no time de Adilson Batista, mas eu gosto mais do Valdívia. O “El Mago” é craque de bola, e Roger (quando quer jogar) também é um excelente jogador.

O Cruzeiro já conta com Gilberto para a armação das jogadas e ainda tem o Gladiador Kleber no comando de ataque (se bem que o Palmeiras ainda não desistiu de contratá-lo). Só podia pensar em reforçar também o sistema defensivo, principalmente a zaga. Cláudio Caçapa e Leonardo Silva são dois jogadores pesados, talvez fosse bom ter um zagueiro técnico para atuar por ali.

A Raposa está montando um time para ser campeão da Libertadores. Os outros brasileiros que se cuidem, já que a tendência é que o título fique no nosso país. Não vejo nenhum time sul-americano com condições de tirar esse caneco do futebol brasileiro.

O VERDADEIRO MATADOR


O atacante Marcelo Ramos está disputando o Estadual do Rio de Janeiro pela primeira vez e, como sempre, vai brigar pela artilharia da competição. No sábado, na estreia pelo Madureira, o matador já guardou o dele.

Marcelo Ramos, 36 anos, é um dos maiores artilheiros que vi jogar. Não digo tecnicamente e sim como goleador. Marcelo Ramos é igual a Túlio, por onde quer que passa se torna artilheiro, mas acho que Marcelo tem mais qualidades que o ex-atacante do Botafogo.

Vamos falar de alguns prêmios individuais do centroavante. O início de carreira foi pelo Bahia, onde é o sexto maior goleador da história do clube. Depois viveu excelente fase no Cruzeiro, onde foi campeão da Taça Libertadores em 1997 e marcou 162 gols com a camisa celeste. Atuou na Europa, no PSV-HOL, e no Atlético Nacional - COL e foi campeão nacional nos dois países e ainda teve boas passagens por Santa Cruz, Atlético-PR e Ipatinga. O único lugar que Marcelo Ramos não deu certo foi no futebol paulista (São Paulo, Palmeiras e Corinthians).

Marcelo Ramos é um cigano da bola, mas é um autêntico matador e eu disse no ato da sua contratação pelo Madureira, em um post aqui no Futebol em Foco (18/11/09) que ele brigaria pela artilharia do Campeonato Carioca. A minha aposta para goleador do Carioca é o atacante Fred, mas Marcelo Ramos vai brigar pelo posto. Podem ter certeza.

O jogador já fez mais de 500 gols na carreira e tem uma presença de área impressionante. Tem muito time grande pelo Brasil que não tem um centroavante como Marcelo Ramos. E volto a destacar o time do Madureira. O Tricolor Suburbano vai dar trabalho e junto com o Macaé, é o time de menor investimento que tem o melhor plantel para o Campeonato Estadual. No comando técnico, o Madureira conta com Antônio Carlos Roy que já deu provas de ser um bom treinador.

A VOLTA DO CAMISA 9


O Vasco acertou na noite dessa segunda-feira o retorno do atacante Elton. O jogador que tem o passe preso ao São Caetano deve ser apresentado amanhã.

Desta vez, o Vasco precisou desembolsar 400 mil reais para ter o centroavante por mais duas temporadas. O São Caetano desejava negociar o jogador com o futebol europeu, mas as propostas não agradaram. No Brasil, o Santos de Dorival Junior chegou a fazer uma proposta, mas a prioridade era do cariocas.

O acerto de Elton com o Vasco não é nenhuma novidade, tanto que o clube, na apresentação da numeração oficial para 2010, deixou a camisa 9 guardada possivelmente para o retorno do artilheiro. Mas eu não sei se Elton será titular do Vasco, até porque Dodô é intocável e Rafael Coelho foi contratado para jogar e cá para nós, Rafael Coelho é muito mais jogador que Elton. Ambos foram artilheiros do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado com 17 gols marcados. Tomara que Elton esteja mais calmo e menos marrento e não peça para a torcida calar a boca na hora de comemorar os gols.

Elton deve começar a treinar até quarta-feira, mas a sua reestréia deve demorar um pouco, já que o jogador não participou de nenhuma pré-temporada. O atacante foi o artilheiro do Vasco em 2009 com 26 gols marcados.