Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de junho de 2014

COLÔMBIA GOLEIA JAPÃO E VAI PARA AS OITAVAS COM 100%

A Colômbia comprovou o favoritismo do Grupo C da Copa do Mundo e passou às oitavas de final em primeiro lugar e com 100% de aproveitamento. A última vítima foi o Japão que perdeu por 4 a 1 em Cuiabá. Na próxima fase, um duelo sul-americano contra o Uruguai no próximo sábado no Maracanã.  

Diante do Japão, os comandados de José Pekerman saíram na frente com Cuadrado em cobrança de pênalti. Os asiáticos chegaram ao empate no último lance do primeiro tempo. Okazaki marcou.

Pekerman poupava James Rodriguez e lançou o camisa 10 no intervalo. Em sua primeira jogada, assistência para Jackson Martínez que desempatou a partida.

O goleiro Ospina teve boa atuação e segurou alguns ataques dos japoneses. A dobradinha do segundo gol funcionou novamente e Jackson Martínez anotou mais um. No fim, ainda houve tempo para James Rodriguez, melhor da equipe na competição, fechar o placar com um belo gol. O experiente goleiro Mondragón, 43 anos, entrou em campo aos 39 minutos e tornou-se o jogador mais velho a jogar uma partida de Copa. 

A Colômbia fez uma primeira fase muito boa, mas digo desde já que o Uruguai é o favorito nas oitavas. Tem mais tradição. Ainda mais se tratando de Copa do Mundo realizada no Brasil.

OS DEUSES SÃO GREGOS

A Grécia surpreendeu a todos, bateu a Costa do Marfim por 2 a 1 em Pernambuco, ficou com a segunda vaga do Grupo C e está nas oitavas de final pela primeira vez na história. O próximo rival será a sensação da Copa do Mundo: A Costa Rica.

A classificação só saiu graças a um gol de pênalti marcado pelo atacante Samaras nos acréscimos.

A Grécia entrou em campo com apenas um ponto ganho e era a lanterna da chave. Tudo piorou após o técnico Fernando Santos perder dois jogadores por contusão. Um deles foi o goleiro Karnezis.

A Costa do Marfim dos consagrados Drogba, Gervinho e Yaya Touré jogava pelo empate. Os gregos chegaram a mandar uma bola na trave com Choleva e, merecidamente, saíram na frente com Samaris aos 41 do primeiro tempo.

No segundo tempo, os africanos precisavam ao menos do empate, mas era a Grécia quem mais ameaçava. Karagounis foi mais um que acertou a trave do goleiro Barry. 

Como quem não faz leva, os "Elefantes" empataram com Bony, que recebeu de Gervinho e deixou tudo igual. O resultado era favorável aos marfinenses, mas a Grécia foi melhor e conseguiu o histórico gol aos 46 minutos em pênalti sofrido e convertido por Samaras.

A festa grega não tem hora para terminar. Confesso que a equipe era minha aposta para a ser a última colocada da chave, mas tirando a Colômbia, ninguém apresentou um futebol digno de passar de fase neste grupo. Parabéns a Grécia que lutou e buscou uma vaga para lá de inesperada.

O FANTASMA ESTÁ VIVO

A Itália é a terceira campeã do mundo eliminada na fase de grupos da Copa. A derrota para o Uruguai por 1 a 0 foi o adeus da "Azzurra". Após a partida, o presidente da federação italiana Giancarlo Abete renunciou e o técnico Cesare Prandelli pediu demissão. Todos reclamaram muito da arbitragem do mexicano Marco Rodriguez. Os lances que mais geraram discussão foi a expulsão de Marchisio e a mordida ignorada de Luis Suárez em um adversário. No Campeonato Inglês, o atacante já tinha sido punido pelo gesto com dez partidas de suspensão. Na Holanda também.

O gol que deu a vaga a Celeste foi marcado pelo zagueiro Godín, sempre mortal na jogada aérea. Os sul-americanos chegaram aos seis pontos e passaram em segundo lugar, atrás da sensação Costa Rica, líder com sete após o empate sem gols com a Inglaterra.

Tanto Itália quanto Uruguai estavam preocupados com o sistema defensivo e jogaram com três zagueiros. A novidade de Prandelli foi a presença de Immobile ao lado de Balotelli no ataque. Talvez por isso, Óscar Tabarez tenha optado por três atrás.

O empate favorecia os italianos. O Uruguai precisava de um gol e marcou aos 35 minutos do segundo tempo com o capitão Godín pelo alto. Antes disso, Marchisio já tinha sido expulso e Suárez se enroscou com Chiellini e teria mordido o italiano. Na sequência, saiu o gol de que deu a vaga a Celeste e tirou os tetracampeões mundiais do Mundial. Assim como em 2010, a Itália não passa da fase de grupos.

Outro Resultado: Costa Rica 0 x 0 Inglaterra.