Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PRESIDENTE DA CBF DEMITE MANO MENEZES

Mano Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira. Em reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol, o presidente da CBF, José Maria Marin e o vice, Marco Polo del Nero tomaram a decisão.

Nem mesmo o segundo título no Superclássico das Américas, diante da Argentina, foi capaz de manter o treinador. O diretor Andrés Sanches foi contrário ao afastamento de Mano, mas foi voto vencido. Sanches foi quem comunicou a demissão ao treinador. Todos os integrantes da comissão técnica foram demitidos.

Mano Menezes comandou o Brasil em 33 oportunidades. Conquistou 21 vitórias, seis empates e mais seis derrotas. Em competições oficiais, a pífia campanha na Copa América de 2011 e a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres desagradaram à cúpula da CBF.

Mano Menezes foi derrotado por seleções do primeiro escalão, como Alemanha, Argentina e França. Só convencia contra adversários fraquíssimos como China, Gabão, Japão e Iraque.  

Em pouco mais de dois anos à frente da Seleção, o treinador convocou 102 jogadores. O artilheiro e principal nome na Era Mano foi o atacante Neymar com 17 gols em 27 partidas.

Mano assumiu após a Copa do Mundo de 2010 no lugar de Dunga. Do último Mundial, os únicos remanescentes foram Thiago Silva, que se tornou o capitão da equipe, Daniel Alves, Ramires e Kaká, que retornou há três partidas.

A tendência é que o nome do novo técnico só seja divulgado em janeiro. Os mais comentados são Luiz Felipe Scolari, desempregado desde que saiu do Palmeiras, Muricy Ramalho, do Santos e Tite, campeão da Taça Libertadores com o Corinthians. 

Confesso que não esperava pela queda de Mano Menezes, mas se a direção não estava satisfeita com o rendimento, agiu na hora certa. O novo treinador terá tempo antes da Copa do Mundo de 2014. No ano que vem, haverá a Copa das Confederações, evento teste para o Mundial que será disputado em solo brasileiro. Mas acho que a Seleção já teve piores fases desde que o treinador foi contratado. Logo agora que Mano parecia ter encontrado uma base, veio a mudança. Algo muito sério deve ter acontecido em Buenos Aires. Há quem fale em uma discussão entre o então técnico e o presidente da CBF. 

Se tivesse que dar um palpite sobre o novo treinador, apostaria em Felipão, campeão mundial em 2002. Muricy também é um nome forte, já que era a prioridade há dois anos, mas na época, o Fluminense não liberou. Escaldado, o treinador disse que só aceitaria um novo convite, caso fosse liberado pelo Santos. Acho que a CBF não gostou nada da recusa de Muricy. Achei estranho ninguém ter colocado em pauta o nome de Abel Braga, atual campeão brasileiro. Em minha opinião, Scolari seria a melhor pedida em todos os aspectos.

PELA REAÇÃO, O SPORT NÃO MERECE A DEGOLA

Vamos entrar na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O título e as vagas na Taça Libertadores da América de 2013 já estão definidos. A única emoção que ainda resta é saber qual será o quarto time rebaixado para a Série B. Atlético-GO, Figueirense e Palmeiras já estão matematicamente rebaixados. 

Atualmente, Sport, Portuguesa e Bahia lutam contra a degola. Coritiba, Náutico e Ponte Preta correm riscos mínimos. O time pernambucano é quem está na zona atualmente e há muito tempo já, mas a equipe dirigida por Sérgio Guedes reagiu e está em uma crescente na competição. O Sport está com 40 pontos ganhos. A Lusa tem 41 e o Bahia 43.

Na próxima rodada, o Leão terá um compromisso duro. Joga em casa contra o campeão, Fluminense. Os cariocas buscam bater alguns recordes. Na última rodada, o Sport faz o clássico de Pernambuco contra o Náutico no Estádio dos Aflitos. Deve ser um sonho para o Timbu ter a chance de mandar o rival para a Segundona.

Os destaques da reação pernambucana são o lateral direito Cicinho, que já disputou até Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, o meia Hugo, além dos atacantes Felipe Azevedo e Gilberto.

Pelas últimas rodadas, o Sport não devia ser rebaixado, mas a campanha final é resultado de 38 rodadas. Pena que a reação começou tarde, mas em minha opinião, o time não cai. Acho que vai sobrar para a Portuguesa. A torcida do Leão não merece passar novamente por este sofrimento. 

UM JOGADOR PROBLEMÁTICO

Após a eliminação na primeira fase na Champions League, o técnico Roberto Mancini tem outro problema no Manchester City: Mario Balotelli.

O atacante italiano não vem sendo relacionado pelo treinador para as últimas partidas e não deve seguir no clube em 2013. Apesar de dar muito trabalho fora dos campos, clubes não faltam para o jogador de 22 anos. Balotelli chegou à Inglaterra há dois anos.

Na Itália, Internazionale e Milan querem Balo. De acordo com o jornal "The Sun", o Paris Saint Germain também seria um concorrente. O técnico Carlo Ancelotti indicou o jogador ao clube francês. O atleta já atuou na Internazionale, onde conquistou por três vezes o Campeonato Italiano.

Balotelli foi um dos principais nomes no vice-campeonato da Itália na Eurocopa. Não é fora de série, mas também está longe de ser um perna de pau. O maior problema são os excessos fora de campo. Festas, cigarro e bebida são rotina para o atacante. Roberto Mancini já declarou que não consegue mais controlar o problemático jogador.