Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

QUEM VAI LEVAR A BOLA DE OURO DA FIFA?

A Fifa e a revista francesa "France Football" anunciaram a lista com os 23 jogadores que vão disputar o prêmio de melhor jogador do mundo. A relação final contará com apenas três nomes, que serão revelados no dia 29 de novembro, em São Paulo. A escolha do melhor jogador da temporada será no dia 7 de janeiro, na Suiça.

Neymar é o único brasileiro na listagem divulgada. Daniel Alves, do Barcelona e Thiago Silva, do Paris Saint Germain, não apareceram na relação diferentemente de anos anteriores.

O argentino Lionel Messi, vencedor nas últimas três edições, pode se tornar o recordista absoluto do prêmio. Nunca ninguém venceu quatro vezes. Ainda mais em seguida. Os principais adversários do "hermano" são os de sempre: Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e a dupla do Barça: Andrés Iniesta e Xavi Hernandez. Acredito que poderemos ter alguma surpresa entre os finalistas como Radamel Falcao, do Atlético de Madri, Andrea Pirlo, da Juventus, Didier Drogba, do Shanghai Shenhua ou até mesmo o goleiro Iker Casillas, do Real Madri.

Não acredito que o brasileiro Neymar supere esses nomes citados acima. Em 2011, o craque santista ficou em décimo lugar. Talvez possa subir um pouco neste ano, mas acho que ainda não é um top-5 no futebol mundial.

Entre os técnicos, Pep Guardiola, mesmo tendo deixado o Barcelona, busca ser novamente o melhor treinador do mundo (assim como na edição passada). Mas acho que José Mourinho (Real Madrid), Roberto di Matteo (Chelsea) e Vicente del Bosque (Seleção da Espanha) serão os finalistas.

O país que mais cedeu atletas foi a Espanha com sete indicações. O clube que mais tem jogadores na relação é o Real Madrid com seis indicados ao prêmio de melhor do mundo. O poderoso Barcelona está com cinco.

Não sei se desta vez vai dar Messi. O Barcelona não ganhou campeonatos importantes. No Espanhol, deu Real Madrid e na Champions League, o Chelsea ficou com um título inédito. Acredito que Messi e CR7 estejam entre os finalistas e a terceira vaga é uma incógnita. Eu apostaria em Iniesta, melhor jogador da Eurocopa ganha pela Espanha na Polônia e na Ucrânia. E não me surpreenderia se Pirlo, comandante da Seleção da Itália e da Juventus (campeã italiana invicta) ficasse entre os três melhores.

Confira a lista dos 23 jogadores indicados:

Mario Balotelli (Itália / Manchester City)
Karim Benzema (França / Real Madrid)
Gianluigi Buffon (Itália / Juventus)
Sergio Agüero (Argentina/ Manchester City)
Sergio Busquets (Espanha / Barcelona)
Iker Casillas (Espanha / Real Madrid)
Didier Drogba (Costa do Marfim / Chelsea e Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao García (Colômbia / Atlético de Madri)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia / Milan e Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (Espanha / Barcelona)
Lionel Messi (Argentina / Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha / Bayern de Munique)
Neymar (Brasil / Santos)
Mesut Özil (Alemanha / Real Madrid)
Gerard Piqué (Espanha / Barcelona)
Andrea Pirlo (Itália / Juventus)
Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal / Real Madrid)
Wayne Rooney (Inglaterra / Manchester United)
Yaya Touré (Costa do Marfim / Manchester City)
Robin van Persie (Holanda / Arsenal e Manchester United)
Xabi Alonso (Espanha / Real Madrid)
Xavi Hernández (Espanha / Barcelona)


MANCHESTER VENCE LÍDER GRAÇAS A DESASTROSA ARBITRAGEM

O clássico entre Chelsea e Manchester United foi marcado por muitos erros do árbitro Mark Clattenburg que errou ao expulsar Fernando Torres e ainda validou erradamente um gol de "Chicharito" Hernández, que deu a vitória ao time de Sir Alex Ferguson que não vencia no Stamford Bridge há dez anos.

Com os três pontos conquistados, os Diabos Vermelhos diminuíram para um ponto a diferença para o Chelsea que perdera a invencibilidade na Premier League. O Manchester City, atual campeão, também está com 21 pontos, assim como o xará United.

No começo de jogo, o Manchester estava fulminante. Aos quatro minutos, Ashley Young rolou para Van Persie soltar uma bomba. A bola foi na trave e, na volta, bateu nas costas do brasileiro David Luiz e morreu no fundo das redes de Petr Cech.

Aos 12 minutos, Van Persie já aumentava a contagem ao bater de primeira. Está muito bem o holandês no novo clube.

O Chelsea estava assustado com a força ofensiva do adversário. A primeira chegada dos donos da casa teve uma ajudinha de um defensor do United. Obi Mikel cruzou e Evans tentou cortar, mas mandou para trás e a bola bateu no poste de De Gea.

O goleiro espanhol teve de salvar aos 41 minutos em bonita cabeçada de Fernando Torres, mas De Gea foi buscar e espalmou a bola.

De tanto insistir, o Chelsea conseguiu diminuir ainda no primeiro tempo. Aos 43, Juan Mata cobrou falta com perfeição e fez o primeiro do time dirigido por Roberto di Matteo, que ficou uma fera com o árbitro após o clássico.

Na volta para o segundo tempo, os "Blues" empataram logo em jogada brasileira. Oscar cruzou na área e Ramires marcou de cabeça aos sete minutos.

Quando parecia que o time londrino partiria para uma sensacional virada. O Manchester United ficou com um jogador a mais após a correta expulsão de Ivanovic. Tudo ficou ainda pior quando a arbitragem achou que Fernando Torres teria simulado uma falta. Como o espanhol já tinha cartão amarelo, acabou sendo expulso por Mark Clattenburg e não houve simulação do centroavante na jogada.

Com dois a mais em campo, bastaram cinco minutos para os visitantes passarem na frente novamente. Rafael cruzou e o mexicano Hernández, em posição de impedimento não assinalada pelo trio de arbitragem, marcou o gol da vitória. Na comemoração, "Chicharito" ainda provocou os torcedores do Chelsea que atiraram muitos objetos para dentro do gramado. Coisa bem rara no futebol europeu. 

Como sempre, o Campeonato Inglês está pegando fogo e estamos apenas na nona rodada. Com certeza, é a competição mais equilibrada e difícil de toda a Europa.


UM MISTO DE FESTA E TRISTEZA PARA O BOTAFOGO

O Botafogo fez o dever de casa e goleou o lanterna do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO por 4 a 0 no Engenhão. Com a vitória, os alvinegros chegaram aos 50 pontos, passaram o Vasco nos critérios de desempate e já estão em sexto lugar na tabela de classificação.

O ponto triste foi a lesão que o holandês Seedorf sentiu ainda no primeiro tempo após bater um escanteio. O camisa 10 já tinha aberto o placar a favor do Fogão.

Ao time goiano, só resta mesmo esperar pelo rebaixamento, o que já poderia ter sido oficializado, caso o Bahia tivesse ganho do Grêmio. O certo é que o Dragão já está credenciado para a Série B de 2013.

O primeiro gol alvinegro saiu aos 20 minutos em boa trama do setor ofensivo. Lucas cruzou, Lodeiro tocou de calcanhar e Bruno Mendes rolou para o holandês que chegou ao oitavo gol no Brasileirão, melhor marca individual em um campeonato. Isso tudo aos 36 anos.

Mas a alegria do camisa 10 duraria apenas 15 minutos. Após cobrar escanteio, o craque sentiu um forte incômodo na coxa direita e deixou o gramado chorando de decepção e com medo da lesão ser séria.

No último lance da primeira etapa, os donos da casa aumentaram. Andrezinho cobrou falta na área, na medida para cabeçada certeira do jovem zagueiro Dória, que marcou pela primeira vez como profissional.

No segundo tempo, bastaram apenas três minutos e o volante Gabriel (boa revelação) fez um golaço ao pegar a bola no campo de defesa, ir levando e só parar para receber os abraços dos companheiros que festejaram muito o belo gol marcado pela promessa.

O Botafogo era senhor do jogo. O Atlético-GO nem incomodava o goleiro Jefferson. Andrezinho tentou marcar por inúmeras vezes, mas não teve sorte.

Faltava o gol do novo xodó alvinegro e ele saiu aos 34 minutos. Bruno Mendes recebeu e bateu forte para marcar seu quinto gol em quatro jogos pelo clube carioca e fechar o marcador no Engenhão.

Tem torcedor alvinegro que ainda acredita na vaga para a Taça Libertadores da América. Acho que ninguém mais tira esse posto do São Paulo, que venceu mais uma na rodada e segue bem em busca do retorno à principal competição de clubes do nosso continente.

Outros Resultados: Corinthians 1 x 0 Vasco; Internacional 2 x 1 Palmeiras; Bahia 1 x 1 Grêmio; Sport 2 x 4 São Paulo e Figueirense 0 x 0 Portuguesa.