Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de maio de 2012

TEM TUDO PARA DAR ERRADO

O presidente Gilvan de Pinho Tavares prometeu e cumpriu que o anúncio do novo técnico não passava desta terça-feira. Depois da negativa de Adilson Batista, no Atlético-GO, a direção acertou com Celso Roth que volta ao futebol mineiro após duas passagens, sem sucesso, pelo Atlético-MG (em 2003 e 2009).

O último clube de Roth foi o Grêmio. Como treinador já passou por Botafogo, Flamengo, Internacional, Palmeiras, Santos, Vasco e muitos outros. O gaúcho chega para substituir Vágner Mancini, demitido após a eliminação na Copa do Brasil. Segundo fontes, Celso Roth e Cruzeiro chegaram a um acordo salarial de 300 mil mensais.

A estreia do novo técnico acontecerá na primeira rodada do Campeonato Brasileiro quando a Raposa enfrentará o Atlético-GO de Adilson Batista, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Não preciso dizer o quanto não gostei da escolha celeste. Sempre fui um dos mais ferrenhos críticos do treinador. Como esquecer a vexatória eliminação do Internacional no Mundial de Clubes de 2010 diante do Mazembe, além de outras campanhas mal sucedidas como no Atlético-MG e no Palmeiras quando despontou na ponta do Campeonato Brasileiro, mas depois sucumbiu e nem vaga na Taça Libertadores da América obteve.

No Brasileiro do ano passado, os mineiros só se livraram do rebaixamento na última rodada. A atual temporada também não começou nada bem e parece que os torcedores sofrerão novamente no final do ano.

Acho que existiam muitas opções melhores no mercado. Levir Culpi, Hélio dos Anjos e até Renato Gaúcho poderiam ser nomes buscados. Sem falar no argentino Jorge Sampaioli (atualmente na Universidad de Chile) que também foi cogitado. 

ARGEL ASSUME VAGA DE BRANCO NO FIGUEIRA

Depois de ganhar os dois turnos no Campeonato Catarinense, mas perder na decisão para o Avaí, a diretoria do Figueirense resolveu trocar de treinador. Saiu Branco e assumirá Argel Fucks que estava no Joinville. O anúncio foi feito no site oficial do clube.

Branco ficou seis meses no Orlando Scarpelli e venceu 14 partidas, empatou seis e perdeu outras seis, inclusive os dois jogos decisivos do Estadual para o rival, Avaí. Esta teria sido a gota d'água para a troca na comissão técnica.

O novo comandante, Argel que no tempo de jogador batia até na sombra, começou como técnico no Mogi Mirim e conquistou o acesso para o Paulistão em 2008. No ano seguinte, mais uma boa campanha, desta vez no Guaratinguetá. Passou também pelo Criciúma, Caxias e Oeste. Até chegar ao Joinville.

A estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro será no próximo sábado, em casa, diante do Náutico. Apesar de ter uma promissora dupla de ataque formada por Aloísio e Julio Cesar, acho que, desta vez, a equipe catarinense brigará contra o rebaixamento, mas acho que são favoritos na primeira rodada. 

O ADEUS DO XERIFÃO DO MILAN

Ele começou na Lazio, mas agora o coração é rubro-negro. O zagueiro italiano Alessandro Nesta afirmou ao fim da temporada que não seguirá no Milan. O jogador de 36 anos declarou que não pode mais atuar em um campeonato de grande porte devido à idade elevada e não gostaria de prejudicar a equipe onde atuou por dez anos.

Segundo Nesta, o clube rossonero ofereceu um vínculo pr mais uma temporada, mas que foi negado por achar que não consegue mais atuar em alto nível. Aposentadoria? Ainda não. Nesta recebeu propostas de competições menos competitivas e, em breve, anunciará o novo clube. Dizem que o zagueiro pode se transferir para o futebol norte-americano ou uma liga do Oriente Médio.
Nesta disse estar decepcionado por não ter ganho nada no último ano de Milan. No Cálcio, o clube terminou na segunda posição e na Champions League, foi eliminado diante do Barcelona nas quartas de final.
Para Nesta, o clube não sentirá tanto a sua falta e ainda aproveitou para eleger o brasileiro e ex-companheiro de zaga, Thiago Silva como o novo líder da defesa do clube de Milão.
No Milan, Nesta venceu a Champions League de 2003 e 2007, além dos Italianos de 2004 e 2011. Também foi campeão mundial de clubes há cinco anos e fez parte da Seleção da Itália no tetracampeonato mundial em 2006.
Como esquecer a zaga formada por Nesta e Maldini no Milan e na Itália? Nesta sempre foi clássico e sinônimo de qualidade na retaguarda. Com certeza, um dos melhores zagueiros que vi jogar na Europa e como o próprio afirmou, Thiago Silva seguirá o mesmo caminho.