Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ADEUS AO ETERNO JUAN ROMÁN RIQUELME

Juan Román Riquelme anunciou a aposentadoria do futebol aos 36 anos. O craque argentino é considerado o maior ídolo da história do Boca Juniors. E olha que os "xeneizes" tiveram um tal de Diego Armando Maradona na equipe.

O último clube de Riquelme foi o Argentino Juniors. Curiosamente o mesmo que o revelou. Pelo Argentinos, Riquelme conseguiu o acesso para a primeira divisão argentina no final do ano passado.

Notícias davam conta de que o lendário camisa 10 estava próximo de um acerto com o Cerro Porteño-PAR para a disputa da próxima Taça Libertadores da América. Competição que conhece muito bem. Pelo Boca, conquistou o título em três oportunidades (2000, 2001 e 2007). Ainda venceu por seis vezes o Campeonato Argentino, o Mundial de Clubes em 2000 e a Recopa Sul-Americana de 2008.

Apesar de ter sido revelado pelo Argentino Juniors, a primeira partida como profissional foi com a camisa do Boca Juniors em 1996. Ficou por lá até 2002 quando foi vendido ao Barcelona, mas não teve um bom desempenho. Emprestado ao Villarreal, Riquelme fez parte, talvez, do melhor time da história que teve em El Madrigal. A equipe espanhola chegou às semifinais da Champions League em 2006 e foi eliminada nos pênaltis diante do Arsenal. Riquelme voltou à Bombonera em 2007 e ficou até 2014 quando resolveu voltar ao Argentino Juniors e devolver o time à elite do futebol argentino.

Pela Seleção, Riquelme disputou a Copa do Mundo de 2006 e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim em 2008. Também esteve na Copa América de 1997, além da Copa das Confederações de 2005. Na base, foi campeão sul-americano e mundial sub-20 em 1997. Ainda foi eleito o melhor jogador das Américas em 2000 e 2001.

Riquelme foi um dos últimos típicos camisas 10 do futebol mundial. No Boca Juniors, jogou muita bola. Muito mais do que pela Seleção. Foi um cracaço de bola e que vai deixar muitas saudades não só nos argentinos como aos amantes do futebol bonito e bem jogado.