Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

OBRIGADO, REI!

O futebol perde seu Rei. Ou o Rei nunca morre? Pelé não conseguiu vencer a batalha contra o câncer e faleceu aos 82 anos após um mês internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O mundo presta todas as justas homenagens ao Atleta do Século. O Maior jogador de futebol de todos os tempos nos deixa, mas fica um legado infinito.

Pelé foi tricampeão mundial com a Seleção Brasileira. Venceu as Copas de 1958 (com 17 anos de idade), 1962 e 1970. Pelo Santos, única camisa que defendeu no Brasil, conquistou diversos títulos paulistas, além do bi da Libertadores e bi Mundial (1962 e 1963). Foram 25 anos jogando pela equipe santista e mais de mil gols marcados. Ao todo na carreira foram 1283. Além do Peixe, atuou por cinco temporadas no New York Cosmos, dos Estados Unidos.

Se o futebol brasileiro é reverenciado em todo canto do planeta, deve-se muito a Pelé. Não há sinônimo mais apropriado ao país que Pelé. A camisa 10 hoje só é tão conhecida e desejada por muitos, graças a Pelé.

O velório acontecerá na sede do Santos, no gramado da Vila Belmiro e será aberto ao público na próxima segunda-feira. O enterro será na terça. Muitas personalidades do mundo inteiro já prestaram reverência ao Rei que parou uma guerra, que expulsou um juiz que lhe tinha dado cartão vermelho em um amistoso.

Pelé fez muito. Fez tudo. Não há lance que a gente veja hoje em dia que Pelé não tenha feito nos tempos de jogador. Os números dele são históricos mesmo com ele tendo parado de jogar há mais de 50 anos. Pelé é histórico. É único. Descanse em paz, Rei e obrigado por tudo que proporcionou aos amantes do futebol em cada canto do planeta.