Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

NOVO ZAGUEIRO DO GRÊMIO É EX-COLORADO

O Grêmio tem um novo xerife para a zaga, mas não se sabe como será a aceitação da torcida. Tudo porque o uruguaio Sorondo que jogou as últimas quatro temporadas com a camisa do rival, Internacional.

O jogador de 32 anos já prometeu total empenho no novo clube, mas será que a torcida não fica com um pé atrás pelo passado de Sorondo?

Mas para quem não sabe, o atleta é um sonho antigo da atual diretoria gremista. Paulo Pelaipe, ainda na época, diretor de futebol, tentou contratar o uruguaio em 2007 logo após Sorondo ter marcado um gol em cima do Grêmio, pelo Defensor-URU na Taça Libertadores da América. As negociações não avançaram e pior ainda, o zagueiro foi parar no Beira-Rio.

No Internacional, conquistou muitos títulos, mas nunca teve uma regularidade como titular. Sempre foi o reserva da dupla Índio e Bolívar e, em 2011, viu a ascensão do jovem Rodrigo Moledo. As seguidas contusões também atrapalharam na época em que vestia vermelho.

Sorondo já disse que está 100% fisicamente e não vê a hora de estrear pelo Grêmio. A ideia é que o uruguaio chegue para ser titular de Caio Júnior. Ainda mais depois da dispensa de Rafael Marques que acertou com o Sport. O atleta garante não ter nenhum tipo de mágoa por não ter tido contrato renovado com o Colorado e se diz feliz pelo acerto com os gremistas.

OS REFORÇOS DO BAHIA

O Bahia está se reforçando para a temporada 2012. O clube manteve-se na primeira divisão do Campeonato Brasileiro que era o grande objetivo e ainda conseguiu uma vaga para a disputa da Copa Sul-Americana, no segundo semestre.


Na última semana, a diretoria do tricolor anunciou as contratações do lateral-direito Coelho e do meia Jéferson, mas o que mais animou os torcedores foi a repatriação de Morais, campeão brasileiro pelo Corinthians.


Morais, 27 anos, foi um dos destaques do Bahia no acesso à elite do futebol brasileiro em 2010. A equipe nordestina ficou por sete anos disputando divisões inferiores e chegou até a jogar a Terceirona. O apoiador assinou por seis meses, mas o presidente do clube, Marcelo Guimarães já disse que não poupará esforços para ampliar o vínculo para três temporadas. Em julho, o meia não tem mais contrato com o clube do Parque São Jorge.


Mais um ex-vascaíno chega à Boa Terra. Jéferson foi alvo de uma disputa entre Bahia e Náutico, mas o tricolor levou a melhor e o atleta que se destacou na Série B, em 2009, com a camisa do Santo André, também fará parte do elenco do treinador Joel Santana. Para alguns (inclusive eu), Jéferson foi o craque da Série B há três anos, mas não teve tanta sorte no Rio de Janeiro. Ultimamente, estava atuando no futebol dos Estados Unidos.


Outro reforço acertado e também conhecido da torcida em geral é o lateral Coelho (oriundo das divisões de base do Corinthians), que fez muito sucesso com a camisa do Atlético-MG e chegou a jogar no futebol europeu. Coelho, à princípio, chega para ser o substituto imediato de Marcos que teve de voltar ao Cruzeiro.


O Bahia, maior campeão estadual com 43 conquistas, busca voltar aos bons tempos no regional, competição que não vence desde 2001. Na última temporada, nem chegou à decisão. Também no primeiro semestre, o clube busca uma boa particiação na Copa do Brasil, apontado por muitos como o caminho mais curto para a Taça Libertadores da América.


Gostei dos reforços anunciados. Morais já tem identificação com o clube e é ídolo da torcida. Jéferson é o estilo de jogador que vai bem quando não tem tanta responsabilidade, mas vale dizer que o Bahia está longe de ser um clube pequeno. Já Coelho é uma incógnita. Há muito tempo não apresenta um bom futebol, fato que fez com que o Atlético-MG o dispensasse em 2010, mas está na hora de voltar a jogar bola. A principal virtude do lateral são os cruzamentos certeiros e a bola parada.