Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SANTOS É BICAMPEÃO PAULISTA

O Santos, jogando na Vila Belmiro, bateu o Corinthians por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato paulista. Mesmo com o desfalque de Paulo Henrique Ganso que se lesionou na primeira partida, na semana passada, o Peixe foi bem superior e venceu com gols de Arouca e Neymar, craque do campeonato. O vencedor seria o campeão e um novo empate levaria a decisão para os pênaltis.

O trio de ataque corintiano formado por Jorge Henrique, Liedson e Dentinho esteve muito mal em campo. Os três pouco pegaram na bola. O Santos deu o primeiro chute a gol com o lateral-esquerdo Leo. No outro lado, Jonathan se contundiu na primeira metade do tempo inicial e teve de ser substituído por Pará. Só que antes disso, Arouca (novamente em boa fase) colocou o Santos em vantagem após cruzamento de Zé Eduardo pela esquerda. Este foi o primeiro gol do meio-campista com a camisa alvinegra. Arouca afirmou durante a semana que sonhara com o gol do título.

O Corinthians respondeu em seguida com Jorge Henrique com um chute por cima do gol de Rafael. Aos 33, Arouca quase marca mais um e seria um golaço. O volante chutou da meia lua e mandou na trave de Júlio César. Ainda no primeiro tempo, Neymar lançou para Alan Patrick que mandou por cima do gol.

No final do primeiro tempo, Neymar perdeu grande chance na cara de Júlio César. O atacante santista tentou enfeitar e o goleiro fechou bem o ângulo e fez a defesa. No segundo tempo, o Santos teve um gol bem anulado de Alan Patrick logo aos quatro minutos. Neymar voltou a aparecer ao passar por três adversários e rolar para Elano que mandou para fora. O goleiro Rafael fez boa defesa em arremate de Willian.

O Corinthians, sob os olhares de Ronaldo no camarote, precisava empatar para tentar forçar uma decisão por pênaltis, mas era o Santos quem levava mais perigo. Tanto que aos 38, Neymar recebeu na esquerda, passou por Chicão e chutou fraco, mas o goleiro Júlio César falhou feio. O atacante comemorou muito e até tirou a camisa.

A resposta corintiana foi rápida e com outra falha de arqueiro. O meia Morais cruzou para a área, a bola passou por todo mundo e entrou. Rafael não levava gol há seis jogos.

O Timão não pressionou e a torcida da casa pôde comemorar mais um bicampeonato. Este foi o 19º caneco do Peixe no Paulistão. Nos últimos seis anos, foram cinco finais e quatro títulos santistas. Parece que o futebol paulista está sendo dominado pelo Alvinegro Praiano.

E Muricy Ramalho, que saiu do Fluminense, volta a ser campeão. Este já é o décimo ano consecutivo que o treinador ganha, ao menos, um título. Trata-se de um técnico muito talentoso. Muricy é o melhor do Brasil e o Santos é o melhor time de São Paulo. Por isso essa combinação só poderia terminar em mais um troféu para ambos.

INTERNACIONAL É O CAMPEÃO GAÚCHO DE 2011

A decisão estadual mais emocionante do país veio de onde temos a maior rivalidade nacional. No Estádio Olímpico, o Internacional virou para cima do Grêmio e venceu por 3 a 2. O resultado levou o jogo para as penalidades máximas e o Colorado foi campeão dentro da casa do inimigo ao vencer por 5 a 4. O goleiro Renan foi o grande destaque ao defender três cobranças. O gol do título foi marcado pelo meia Zé Roberto que entrou decorrer da partida.

No jogo de ida, no estádio Beira-Rio, o Grêmio venceu por 3 a 2 e tinha revertido a vantagem Colorada. Mas a repetição do placar fez com que o campeão só fosse conhecido nos pênaltis.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Lúcio, livre, fez o primeiro do Tricolor. Renan evitou que Junior Viçosa aumentasse pouco depois. Aos 30, Zé Roberto que tinha acabado de entrar no lugar de Juan, encontrou o matador Leandro Damião que deixou tudo igual. No último minuto do primeiro tempo, Andrezinho, que mancava em campo, virou o jogo para o Inter em chute colocado de fora da área.

Na etapa complementar, já com a vantagem revertida, o argentino D’Alessandro fez o terceiro de pênalti. O resultado dava o caneco ao Inter, mas o atacante Borges (que tinha entrado há pouco tempo em campo), tão questionado ultimamente, marcou o segundo do Grêmio aos 35 minutos ao aproveitar falha de Renan.

Nos pênaltis, Victor pegou as cobranças de Leandro Damião e Kleber, mas Renan deixou tudo igual ao defender os chutes de Willian Magrão e Lúcio. Na cobrança alternada, Adílson bateu e Renan pegou mais uma e coube a Zé Roberto, melhor em campo, marcar o gol do título. Esta foi a 40º conquista colorada na história do Campeonato Gaúcho.

O Internacional tem mais time que o Grêmio e por isso reverteu mesmo jogando fora de casa. A queda na Taça Libertadores da América foi um acidente. Acho que o Internacional poderia chegar mais longe e, quem sabe brigar pelo bicampeonato da América. Parabéns ao técnico e ídolo do Internacional, Paulo Roberto Falcão pela conquista com o clube do coração.