Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

VASCO JÁ PLANEJA 2010


O retorno a Série A é questão de tempo, talvez o Vasco garanta o acesso matematicamente já amanhã no Ceará contra o Fortaleza, mas a diretoria do clube já está pensando no ano que vem e alguns nomes já começam a ser sondados para jogar no Vasco na próxima temporada.

Tive informações de que o diretor-executivo de futebol, Rodrigo Caetano estaria contactando alguns jogadores para vestir a camisa cruzmaltina em 2010. Os primeiros seriam Rafael Carioca, ex-Grêmio e que está no Spartak de Moscou, Léo Gago, revelação do Campeonato Brasileiro jogando pelo Avaí e Márcio Careca do Barueri. Dois experientes atacantes foram oferecidos: Kleber Pereira que não deve continuar no Santos e Alex Dias que já declarou ao mundo inteiro que sonha em voltar ao Vasco. Dizem também que o clube planeja, com a ajuda de investidores, tentar repatriar o argentino Darío Conca do Fluminense.

Todos sabem que o Vasco precisa de reforços. Este time que está aí é para série B. Na primeira divisão a história é outra. Apenas Fernando Prass, Ramon, Nilton, Alex Teixeira (que deve ser vendido para fazer caixa) e Carlos Alberto têm condições de seguirem como titulares no ano que vem. Alguns podem compor o elenco como bons reservas, casos de Fagner, Gian, Titi, Fumagalli e Elton.

Dos nomes comentados, eu acho muito interessante a contratação de Léo Gago, que considero um dos melhores volantes do campeonato até o momento. Márcio Careca também é uma boa, mas já teve chance no Palmeiras e não rendeu. Será que ele é jogador de time pequeno? Conca seria uma ótima. O argentino é um excelente jogador, mas acho muito difícil ele sair do tricolor para o Vasco. O destino do hermano deve ser o Palmeiras. Kleber Pereira, apesar da idade (34 anos) é matador. Não vive um bom momento, mas sabe fazer gols. Já Alex Dias, eu acho que não tem a mínima chance de voltar. O pantaneiro está com 37 anos e a torcida não esqueceu a traição do atacante quando abandonou o Vasco para jogar no São Paulo que ele dizia ser seu time de coração. Alex Dias vai acabar a carreira rodando por times pequenos e não me surpreenderia se aparecesse jogando por Volta Redonda, Olaria, Cabrofriense...

E os vascaínos aqui do Futebol em Foco o que acharam das especulações para 2010? Gostaram?

VITÓRIA DO FLU DÁ ESPERANÇA A TORCIDA


Hoje o Fluminense jogou como time grande e venceu o Atlético-MG (como eu previa) no Maracanã por 2x1. A vontade e entrega da equipe conquistaram a torcida. Pode ser que seja o sinal de reação do Fluminense, mas a situação ainda é muito delicada. Mesmo vencendo o time não saiu da lanterna e está a cinco pontos do Botafogo que é 16º colocado.

O time de Cuca foi melhor durante todo o jogo e começou a partida pressionando, principalmente com a velocidade de Maicon pelas pontas. O gol dos donos da casa saiu aos 33 minutos, quando Maicon cruzou e o atleticano Jorge Luis pôs a mão na bola dentro da área. Como pode Jorge Luis ser titular em um time profissional? Ele já afundou o Vasco e agora prejudica o Galo. Será que Celso Roth (que trabalhou com o zagueiro no Vasco) não vê que ele é uma praga. Fred cobrou o pênalti com paradinha e fez o primeiro gol tricolor. Pouco depois, o zagueiro Gum quase ampliou de cabeça.

No segundo tempo, logo no primeiro minuto, o argentino Equi González tocou para o compatriota Conca que chutou cruzado para fazer mais um para o Fluminense. Mas os mineiros não sentiram o golpe e Diego Tardelli teve duas chances de marcar e na segunda não desperdiçou ao contar com falha do bom goleiro Rafael. Tardelli é o artilheiro isolado da competição com 17 gols. Depois do gol, o Atlético pouco produziu e ainda teve Jorge Luis expulso. Que me perdoe o torcedor Edgar, mas um time que tem Jorge Luis não merece nem chegar entre os 10 primeiros do campeonato. Ricardinho esteve mal em campo e Tardelli, apesar do gol, não estava tão inspirado, tanto que foi substituído.

O atacante Fred prende a marcação adversária, mas quem esteve muito bem, mais uma vez foi o lateral Mariano que vem crescendo a cada jogo. Acho que Ruy não volta nunca mais ao time titular. Depois do apito final, os jogadores e torcedores comemoraram como se tivessem evitado o risco de queda, mas já foi um começo. Nos último 13 jogos, o Tricolor perdeu apenas dois, talvez tenha sido o time que menos perdeu neste período. O problema é que a reação começou muito tarde. Continuo achando impossível o Fluminense se livrar do rebaixamento, mas a festa nas arquibancadas foi bonita e o torcedor tricolor merece uma noite de alegria. Os jogadores foram agradecer o apoio da torcida no fim do duelo. Quem deve estar comemorando o triunfo é o leitor esperançoso Marquinho lá de Nilópolis.

Na próxima rodada, o jogo será nada mais contra o time de melhor campanha no returno, o Cruzeiro no Mineirão. Essa partida dirá se o Flu ainda tem alguma chance de salvação. O Cruzeiro vem de cinco vitórias seguidas e o Fluminense não perde há seis jogos, desde que Fred voltou ao time, os cariocas não são derrotados. Será um grande jogo no domingo às 18h30.

No Palestra Itália, a noite foi de Obina. O baiano marcou três gols na vitória do líder Palmeiras sobre o Goiás. 4x0. Este foi o presente para o leitor Raphael de Oliveira, palmeirense e aniversariante do dia.

No primeiro tempo, o jogo foi bem equilibrado, com chances para os dois lados. Iarley quase marca um golaço de bicicleta. Diego Souza acertou a trave cobrando falta. Léo Lima e Ortigoza também passaram perto do gol.

Mas o melhor estava reservado para o segundo tempo. E logo aos cinco minutos, Obina recebeu lançamento de Souza pela esquerda e bateu forte de canhota para marcar o primeiro do Verdão (ou seria Azulão?). O zagueiro goiano Rafael Tolói cometeu pênalti em Ortigoza e Obina marcou mais um. O jogador não fazia gol há sete jogos. Pagou a conta né? O terceiro não foi de Obina, mas a jogada foi toda dele. O atacante deu um lindo toque de calcanhar que deixou Deyvid Sacconi na cara do gol. O meia apenas tocou para as redes. No fim, ainda tinha mais um do ex-jogador do Flamengo. Marcão tocou para Obina que colocou no canto direito do goleiro Harlei. Fim do show de Obina.

O Palmeiras voltou a vencer e convencer e está novamente no primeiro lugar com 57 pontos. No domingo terá o clássico contra o Corinthians. O Timão está a passeio no campeonato, mas eu não tenho dúvidas de que a rivalidade vai falar mais alto e os corintianos farão de tudo para atrapalhar a caminhada do Alviverde rumo ao pentacampeonato brasileiro.

Outro Resultado: Sport 1x1 Coritiba