Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O PERSONAGEM DA COPA


Chegamos ao fim da primeira fase da Copa do Mundo e é quase que unânime, independente de rivalidade, que o personagem do Mundial até aqui é o argentino Diego Armando Maradona.

Não digo pelos 100% de aproveitamento no comando da seleção argentina na primeira fase, até porque como treinador, Maradona tem muito a evoluir. Mas El Pibe é verdadeiramente um showman.

Como não se contagiar com a demonstração de carinho que Maradona dá a cada jogador, individualmente, antes e depois de todos os jogos. Maradona é motivador e um Deus para os jogadores e toda nação argentina.

Se lembrarmos daquele Maradona que chegou perto da morte por causa do excessivo uso de drogas, vamos ficar felizes em ver que hoje é uma pessoa recuperada e de bem com a vida. Todos aqui no Futebol em Foco sabem que gosto muito da Argentina, mas o que Maradona tem feito nesta Copa é impressionante até para quem odeia os Hermanos.

Sei que este post pode causar revolta nos meus amigos Guilherme e Daniel Boca que são totalmente anti-argentinos, mas eles também precisam reconhecer que Maradona é o cara da Copa.

Como técnico na beira do campo, é muito mais que um torcedor. Como ele sofre e vibra a cada jogada dos seus pupilos. Maradona matando a bola de chaleira no jogo contra a Coreia do Sul foi fantástico. Assim como a sua comemoração no gol de Palermo contra a Grécia. Como diz o jornalista André Rizek, eu também acho que Maradona merece triunfar e esta Copa já está servindo como um triunfo para um dos maiores jogadores da história deste esporte que todos nós somos apaixonados.

Ver Maradona feliz é muito bom. Independente se vai ganhar ou não a Copa, Dom Diego já está imortalizado como o maior personagem deste Mundial. Chega a ser engraçado ver o treinador de terno à beira do gramado.

Não sou louco de dizer que Maradona é bom técnico. Se a Argentina for campeã do mundo, o mérito é todo dos jogadores, mas Dieguito ficará ainda mais imortalizado na história do futebol mundial. Só não precisa cumprir a promessa que fez antes de partir para a África do Sul.

ESPANHA VENCE E PASSA EM PRIMEIRO. BRASIL PEGA O CHILE


Ainda não foi o futebol bonito que esperamos ver, mas a Espanha derrotou o Chile por 2 a 1 em Pretória e se classificou em primeiro lugar no Grupo H. Os nosso vizinhos sul-americanos serão os nossos rivais nas oitavas de final na próxima segunda-feira às 15h30. Já Espanha fará o clássico europeu contra Portugal. Todos os cinco sul-americanos passaram de fase.

Os espanhóis têm muito mais time que o Chile e olha que os chilenos são muito bem organizados, até por esse detalhe que o time de Marcelo Bielsa começou melhor no jogo. Valdivia com bons passes, comandava a seleção. O Brasil terá que colocar alguém colado no Mago. Valdivia pode nos causar problemas.

A Espanha abriu o placar numa falha grotesca do goleiro Bravo. Fernando Torres foi lançado e Bravo saiu que nem um louco do gol e deu a bola nos pés de Villa que acertou a pontaria e marcou um bonito gol aos 24 minutos.

O Chile sentiu o gol e a Espanha logo aproveitou para fazer mais um. Xavi tocou para Villa que rolou para Iniesta colocar com extrema categoria no canto de Bravo. Este foi o centésimo gol desta edição da Copa do Mundo. No lance, o volante Estrada acertou Sergio Ramos sem bola e como já tinha cartão amarelo, foi expulso pelo árbitro Marco Rodriguez.

No segundo tempo, Marcelo Bielsa voltou com duas alterações. Millar e Paredes. Siceramente não entendi porque Valdivia foi sacado, mas logo com dois minutos, Millar (que entrou no lugar do camisa 10) chutou de longe e contou com um desvio providencial em um zagueiro espanhol que enganou Casillas.

O único lance de emoção do segundo tempo foi o gol marcado pelos chilenos aos dois minutos. Depois como o resultado garantia as duas equipes, ninguém quis arriscar muito.

No final, todos ficaram satisfeitos. Os espanhóis porque ficaram em primeiro e assim, fugiram de um confronto contra o Brasil e o Chile que, mesmo com a derrota, garantiu vaga na próxima fase.

Não acho que seja fácil para seleção do Dunga bater os chilenos, mas das três possibilidades, acho que era o mais fácil pelo estilo de jogo do Brasil. Se pegasse a Espanha seria complicado e se fosse a retrança suiça seria um grande sofrimento. Apesar do Chile ter um time bem montado, acho que favorece aos brasileiros. Já cansamos de derrotar os chilenos, seja em amistoso, eliminatórias e até em mata-mata de Copa do Mundo como em 1998 na França.

Outro Resultado: Honduras 0 x 0 Suiça.

BRASIL E PORTUGAL FICAM NO 0 A 0 E SE CLASSIFICAM

Com as duas equipes praticamente garantidas nas oitavas de final, o jogo entre Brasil e Portugal em Durban valia a liderança do Grupo G. O empate sem gols acabou garantindo as duas seleções nas oitavas de final da Copa do Mundo. O Brasil, com sete pontos, passou em primeiro e Portugal ficou na segunda colocação.

O Brasil não contou com Kaká, suspenso, Elano, contundido e Robinho, poupado. Dunga escalou Julio Baptista, Daniel Alves e Nilmar.

Daniel Alves deu o primeiro chute aos seis minutos. A bola passou perto do gol de Eduardo. A seleção brasileira jogava mais pelo lado direito aproveitando a dupla Maicon – Daniel Alves.

Já Portugal, atuava com Cristiano Ronaldo isolado no ataque e quase não atacava. A principal opção ofensiva dos portugueses eram as subidas do lateral Fábio Coentrão. Tiago finalizou de fora da área e a bola foi por cima do gol de Julio Cesar.

Os jogadores brasileiros estavam nervoso, principalmente Felipe Melo, Gilberto Silva e Luis Fabiano. Por pouco, o Brasil não abriu o placar aos 30. Nilmar aproveitou uma bola que parecia perdida e acertou a trave de Eduardo.

O Brasil dava espaços na defesa. Julio Baptista não dava sequência as jogadas. O substituto de Kaká estava muito mal no jogo. Uma das melhores chances de gol saiu depois de cabeçada de Luis Fabiano. A bola tirou tinta da trave.

O jogo estava muito nervoso. O juiz mexicano Benito Archundia distribuiu sete cartões amarelos só na primeira etapa. Na volta para o intervalo, Dunga colocou Josué no lugar do esquentadinho Felipe Melo.

A etapa final foi muito ruim tecnicamente e as duas equipes estavam satisfeitas com o empate. Tivemos um jogo de compandres na etapa final. Portugal até foi mais perigoso que o Brasil e Julio Cesar teve de aparecer em um lance em que Raul Meirelles perdeu boa chance. No lance, o goleiro brasileiro sentiu um desconforto nas costas. Será reflexo da lombalgia que o goleiro sentiu antes do Mundial?

O Brasil não atacava. Nilmar que foi bem no primeiro tempo, sumiu na etapa final. Julio Baptista continuou muito mal, assim como Michel Bastos (mais uma vez). Tanto que Dunga colocou Ramires em campo. A seleção até melhorou, teve mais posse de bola, mas não foi capaz de ameaçar o goleiro Eduardo. Grafite também entrou e mal pehgou na bola.

O único chute a gol brasileiro no segundo tempo foi aos 44 minutos em um lance de sorte. Ramires chutou mal para o gol, mas a bola desviou em um defensor e ganhou altura e quase encobriu o arqueiro português.

O empate foi bom para as duas seleções. O adversário do Brasil, nós vamos conhecer daqui a pouco. Chile, Espanha ou Suiça? Com certeza, a Espanha é a mais pedreira, mas se a seleção não apresentar um futebolo melhor, fará jogo duro contra qualquer adversário até o fim da Copa.

Outro Resultado: Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim.

UMA GRATA REVELAÇÃO


A Copa do Mundo, por enquanto, tem domínio total dos sul-americanos que já emplacaram quatro classificados e ainda pode ter o Chile completando os 100% de aproveitamento do continente.

Mas este post é para falar de um jogador, que confesso que não conhecia e que vem me agradando muito neste Mundial da África do Sul.

Estou falando do meia Mesut Özil da Alemanha. Os alemães jogaram muito bem na estreia contra a fraca Austrália e depois tiveram atuações abaixo da média, mas mesmo assim, passaram em primeiro lugar no Grupo D e vão encarar um clássico diante da Inglaterra nas oitavas de final.

Apesar da seleção só ter ido bem no primeiro jogo, Özil foi o destaque do time nas três partidas. Na partida de ontem contra Gana foi dele o gol que garantiu a liderança na chave.

Özil tem apenas 21 anos e vem comandando com maestria o meio campo alemão. Sem poder contar com o capitão Michael Ballack, Özil assumiu a responsabilidade da armação e o time de Joachim Low nem tem sentido falta do apoiador que atua no Chelsea.

Özil joga no Werder Bremen e foi o substituto do brasileiro Diego que era ídolo por lá. Podem ter certeza que depois da Copa, os gigantes do futebol europeu devem tentar tirar Özil do Werder Bremen.

Não considero Özil o craque da Copa até o momento, mas certamente ele é a maior revelação do Mundial. É um atleta que distribui muito bem o jogo e não sente a responsabilidade de comandar uma seleção que é tricampeã mundial.

A comparação pode ser absurda no futuro, mas vendo Özil, me lembro muito do brasileiro Paulo Henrique Ganso. Acho os dois muito parecidos e acho que, se continuar assim, Özil tem tudo para ser um dos maiores jogadores da Alemanha no futuro e é muito bom uma seleção que custa ser renovada, apresentar bons talentos como o alemão de origem turca Mesut Özil.