Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MUDANÇAS NA LATERAL DIREITA DO FLUMINENSE

Estamos na época de várias negociações no futebol brasileiro e todo dia deveremos ter especulações no mercado da bola, mas o Fluminense já teve uma troca no time titular e de forma oficial.

O lateral-direito Mariano que estava no clube desde o início de 2009 está de saída para o Bordeaux-FRA, onde se juntará aos brasileiros Henrique, ex-Flamengo e Jussiê, ex-Cruzeiro, mas o clube das Laranjeiras já anunciou o substituto do camisa 2. Bruno Vieira que fez excelente Campeonato Brasileiro pelo Figueirense é o novo reforço.

Bruno está com 26 anos e deve ser apresentado na próxima semana, ainda antes do Natal. Mariano deixa o clube após 167 partidas e segundo o jogador de 25 anos, esta era a hora ideal para fazer carreira no futebol europeu. Mariano e Bruno dispuataram o prêmio de melhor lateral do Brasieirão 2011, mas para a CBF, Fagner do Vasco foi o melhor.

Na seleção do Futebol em Foco, escolhi o ex-Figueira e hoje tricolor para dono da posição. Antes de atuar em Santa Catarina, Bruno passou por Juventude e Guarani. O novo reforço assinará por quatro temporadas.

Acho que a troca pode ser benéfica para o Flu. Mariano não vive a fase que teve na temporada passada quando foi o melhor do Brasil. Já Bruno é uma aposta. Vamos ver como se comportará em um time grande. Além do Flu, Flamengo, Internacional e Palmeiras também estavam interessados no atleta. A negociação de Mariano com a Europa girou em torno de 3,5 milhões de euros, o que acho que foi uma boa quantia pelo lateral que já teve uma passagem pela Seleção.

JORGINHO PROCURA POR NOVO CLUBE

Após a excelente campanha no Campeonato Brasileiro, o técnico Jorginho resolveu pedir demissão do Figueirense, clube que terminou a competição na sétima posição com 58 pontos ganhos.

O Figueira teve chances de disputar a próxima Taça Libertadores da América até a última rodada. Inclusive, quando faltavam quatro jogos para o final do Brasileirão, o time de Santa Catarina ocupava o quarto lugar e dependia apenas de si, mas derrotas para Fluminense e Corinthians (em casa) e um empate com o Avaí acabaram com o sonho dos torcedores.

Jorginho quis sair para ir em busca de um desafio maior. Já ouvi rumores de que poderia pintar no Flamengo em 2012, mas a diretoria rubro-negra não parece estar disposta a demitir Vanderlei Luxemburgo.

Para o Futebol em Foco, Jorginho foi o melhor treinador do campeonato e entrou na seleção do torneio. No prêmio da CBF ficou em terceiro lugar, perdendo para Ricardo Gomes/Cristóvão Borges e Tite.

O time do Figueirense não tinha nenhum super craque, mas apresentou boas revelações, como os laterais Bruno e Juninho e o atacante Wellington Nem (eleito a revelação do campeonato), mas acho que o maior sucesso do time foi a falta de compromisso. É aquela história, é fácil jogar em time pequeno e por isso, seria bom Jorginho realmente treinar um clube de maior expressão para provar que é um bom técnico.

Em 2010, foi rebaixado com o Goiás, mas chegou a ser vice-campeão da Copa Sul-Americana (perdeu na decisão para o Independiente-ARG nos pênaltis). Jorginho foi auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira. Venceu a Copa América e das Confederações, mas foi aquele fiasco na África do Sul. Inclusive falam que o treinador pensou em largar a carreira após a Copa do Mundo de 2010.

O primeiro trabalho de Jorginho foi no América-RJ, clube que o formou na época de jogador. No Figueira, foram 47 partidas, com 21 vitórias, 14 empates e 12 derrotas.

Desejo sorte ao treinador que, um dia, já chamei de má pessoa, por causas de episódios acontecidos contra a imprensa durante o Mundial de 2010.